Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Local com importância histórica e artística para BH pode ser opção de lazer

Ele é testemunha da história de Belo Horizonte antes mesmo da cidade se constituir como tal. Na medida de seu valor para a memória da cidade, recentemente passou a receber visitas, compartilhar “causos” e ganhou o reconhecimento de personagem importante.

“Nós não somos uma empresa de transporte de falecidos”

No dia em que se lembram os entes queridos que partiram, o SAPO 24 foi falar com aqueles que se encarregam de fazer a última homenagem e acompanhar as famílias no momento mais difícil. São agentes funerários e reconhecem que a sociedade tem dificuldade em olhar para eles como “pessoas normais”. A profissão está a mudar e a percepção social também, mas estas coisas levam tempo.
quinta-feira, 9 de março de 2017

Funeral virtual?

É impressionante como o mundo mudou nas últimas décadas. O avanço da tecnologia, os novos meios de comunicação, o ritmo de vida acelerado e a transformação dos hábitos sociais deixaram muitos de nós inseguros quanto ao futuro. E por mais que a tecnologia tenha mudado a forma como vemos o mundo, ela também trouxe vários benefícios, entre eles a possibilidade de encurtar distâncias.

Exercícios podem aliviar a dor da perda

Dor no peito, falta de ar, palpitações e sensações de náusea: a tristeza pela perda de um ente querido pode se manifestar através do seu corpo. As dores do luto são sensações reais e podem ser passageiras ou persistentes. Mas, as pessoas não costumam falar sobre as suas dores porque pensam ser imaginárias. A maioria das pessoas sofre em silêncio temendo estar adoecendo de tristeza. E isso pode ser verdade.

Como explicar a morte para as crianças?

A morte é a única certeza que temos na vida. E se esse mistério é tão difícil de ser compreendido pelos adultos, que dirá pelas crianças. Como explicar algo tão dolorido e que nem mesmo nós, os adultos, entendemos? A tendência dos pais é proteger os filhos de qualquer sofrimento, por isso, muitas vezes a criança é “poupada” da triste notícia.

A importância do turismo em cemitérios

No Brasil, muita gente ainda tem preconceito e medo de visitar cemitérios. Consequentemente, muitos estão abandonados e a área em volta deles são desvalorizadas.  Não é à toa que notícias como roubos e depredação de túmulos são frequentes. Além isso, muitas pessoas aproveitam os cemitérios vazios para usar drogas e até fazer sexo.

Desastres ‘de pequena escala’ matam mais do que grandes catástrofes na América Latina

Em novo relatório, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) alerta para os desastres naturais ‘de pequena escala’. Eles causam menos mortes e destruição individualmente, mas sua frequência os torna mais destrutivos que as grandes catástrofes. Na América Latina, de 1990 a 2014, 22,4 mil pessoas foram mortas por esse tipo de tragédia e 115 milhões de indivíduos foram afetados.

Ecologia Profunda, artigo de Roberto Naime

A ecologia profunda é uma concepção filosófica proposta no início da década de 70 do século passado pelo pensador e filósofo norueguês Arne Naess. Sua evolução é atribuída a uma reação dos indivíduos à visão hegemônica, então dominante sobre a maximização de utilização dos recursos naturais.
quarta-feira, 8 de março de 2017

Comissão de Vereadores defende cemitério privado em Mogi

LUCAS MELONI

Em 2005, o então prefeito de Biritiba Mirim Roberto Pereira da Silva (apelidado de Jacaré – PTB) tomou uma decisão polêmica que repercutiu por todo o Brasil: estava proibido morrer no perímetro da terceira menor cidade (em população) do Alto Tietê.

Zagonel faz indicação por novo cemitério

Pedido para a próxima sessão.

Na próxima semana, dia seis o vereador Closmar Zagonel do PMDB, vai encaminhar uma indicação ao executivo municipal, para seja construída uma nova área de terra para cemitério em nosso município. Atualmente, as famílias gastam em torno de R$ 10 mil para adquirir um espaço, no cemitério parque que é privado, o município fez uma permuta o ano de 2000, recebeu a área de 42 mil metros quadrados, além de outro terreno, de 3,8 mil metros quadrados, na Linha Salete, em troca de 187 gavetas.

Pesquisadores avaliam revisão de meta para frear aquecimento global

Cientistas de onze países se reúnem no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), nesta segunda-feira (6), para dar início a um estudo para avaliar a possibilidades de reduzir em 0,5 °C a meta limite de aumento da temperatura global prevista no Acordo de Paris. O pacto contra as alterações climáticas, firmado em 2015, tem como objetivo impedir que a elevação da temperatura do planeta nos próximos anos ultrapasse 2 ºC.
terça-feira, 7 de março de 2017

Contaminação ambiental por cemitérios, artigo de Roberto Naime

Um dos maiores especialistas do país, na contaminação gerada pela percolação de necrochorume nos terrenos, é o geólogo Leziro Marques da Silva que atua na área há algumas décadas. Alicerçado em observações realizadas por este agente ambiental, se estima que cerca de 75% dos cemitérios do país tenham problemas com vazamentos de necrochorume, que é o líquido resultante da decomposição dos corpos, e que contamina preferencialmente aquíferos freáticos e eventualmente reservas subterrâneas.

Moita- Ossários indevidamente removidos do Cemitério Municipal

CDS questiona autarquia

Nuno Magalhães quer saber se já estão apurados os responsáveis pela remoção indevida de quatro ossários no Cemitério Municipal da Moita, em Pinhal do Forno, e que ações disciplinares, ou outras, vão ser tomadas em conformidade com esse apuramento.

Geleiras polares diminuem cada vez mais

Os que ainda negam as consequências da mudança climática devem saber que prosseguem as altas temperaturas em todo o mundo, que as zonas da Antártida e do Ártico exibem uma extensão de gelo menor do que nunca, e que o calor representa um risco elevado para a Ásia e outras regiões. Além disso, quase metade das florestas do planeta desapareceram, as fontes de água subterrânea se esgotam rapidamente e a biodiversidade está profundamente deteriorada.

A bendita maldição do petróleo na Guiana

A descoberta de petróleo na Guiana poderá ser um dilema para o país, porque a Comunidade do Caribe (Caricom) e outros pequenos Estados insulares pressionam para limitar a emissão de gases-estufa e, dessa forma, manter sob controle o aumento da temperatura global, conforme estabelece o Acordo de Paris. A empresa petroleira Exxon Mobil anunciou, em janeiro deste ano, a perfuração de um poço de exploração em águas profundas, que poderia confirmar que o fundo marinho da Guiana contém uma das mais ricas jazidas de petróleo e gás natural descobertos em décadas.

Operação conjunta apreende 800 kg de agrotóxicos contrabandeados e embarga 180 hectares em Bagé/RS

Operação conjunta do Ibama com a Polícia Federal (PF) e a Secretaria Estadual de Agricultura/RS na região de Campanha, fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, resultou na apreensão de 800 kg de agrotóxicos contrabandeados e no embargo de 180 hectares de lavouras de soja até o momento. Doze produtores rurais receberam autos de infração que totalizam R$ 730 mil. A Operação Ceres fiscaliza o uso de agrotóxicos sem registro no país.

Com 30 milhões de pessoas ou trilha sonora própria: os maiores funerais do mundo

Morto aos 90 anos, o líder cubano, Fidel Castro, reuniu admiradores que fizeram de seu funeral um dos maiores do mundo. Já confirmaram presença na cerimônia diversos líderes políticos latino-americanos como o mandatário da Venezuela, Nicolás Maduro, e o presidente da Bolívia, Evo Morales, além dos ex-presidentes do Brasil, Lula e Dilma. 

Pesquisa da Embrapa identifica microalgas, cultivadas em resíduos líquidos, que geram biocombustíveis

Pesquisa de biocombustíveis realizada em Brasília pela Embrapa Agroenergia identificou espécies de microalgas que podem ser cultivadas em resíduos líquidos de processamento em agroindústrias, gerando matéria-prima renovável. Além dos combustíveis, podem ser gerados, entre outros produtos, rações e cosméticos. Os estudos duraram três anos e também identificaram espécies na biodiversidade brasileira.

Proteção da biodiversidade é uma questão de direitos humanos, aponta relator da ONU

O mundo caminha rumo à sexta onda de extinção global de espécies, ameaçadas cada vez mais pela destruição de habitats naturais, pela caça ilegal e pelas mudanças climáticas. O alerta é do especialista independente da ONU, John Knox, que lembrou nesta semana que (1) que os direitos a alimentação, saúde, água e vida dependem da biodiversidade.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros