Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 20 de março de 2017

Expedição busca cemitério indígena na Serra da Calçada

Pesquisadores e voluntários fazem, na quarta-feira 2 de novembro de 2011, uma expedição em busca de um possível cemitério indígena na Serra da Calçada, a 20 quilômetros de Belo Horizonte, na divisa dos municípios de Nova Lima e Brumadinho, na Região Metropolitana. 


O tesouro secular corre o risco de desaparecer devido ao descaso e à atividade mineradora na região. O sítio arqueológico foi descoberto por caminhantes, mas ainda não foi mapeado, informou Simone Bottrel, coordenadora da Associação para a Recuperação e Conservação Ambiental (Arca AmaSerra), entidade que organiza a expedição.

Segundo os relatos, em uma área próxima ao condomínio Retiro das Pedras, em Brumadinho, foram encontrados túmulos recobertos com pedras. Simone explica que as pessoas que passaram pelo local não tinham GPS, o que impossibilitou qualquer marcação da área.

A Serra da Calçada está localizada na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Entre os mais de 3.800 hectares da área, as vegetações predominantes são campos rupestres e cerrado. O maciço faz parte da Serra do Espinhaço, que é Reserva da Biosfera, título concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). “O patrimônio natural da Serra da Calçada é muito rico. Não podemos fechar os olhos para ele”, acrescenta Simone. 

Atualmente, o terreno pertence à Vale. Segundo nota da assessoria de imprensa da mineradora, “estudos existentes já publicados sobre a região não apontam indícios sobre ocorrência indígena na Serra da Calçada”.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/minas/expedic-o-busca-cemiterio-indigena-na-serra-da-calcada-1.363335

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros