Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Vazamento de óleo no Rio Teles Pires afeta comunidades indígenas

Um vazamento de óleo de origem ainda não identificada atingiu o Rio Teles Pires, na divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará. A constatação do poluente na água ocorreu no último fim de semana, em uma região próxima ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de São Manoel.

Histórico e evolução da legislação ambiental no Brasil, parte 3/3 (final), artigo de Antonio Silvio Hendges

Nos artigos anteriores foi resgatado o histórico e a evolução da legislação ambiental no Brasil durante os períodos Colonial – 1500 a 1822; Imperial – 1822-1889; República Velha – 1889-1930 e Era Vargas à Constituição de 1988 – 1930 a 1988. Neste artigo, o mesmo tema é abordado considerando-se o período posterior a esta Constituição e que segue até a atualidade, conhecido como Nova República.

Vigilância Aos Agrotóxicos, Parte 3/3 (Final), Artigo De Roberto Naime

PIGNATI et. al. (2014), registra que esta estratégia de se analisar a produção agropecuária, o uso de agrotóxicos e seus efeitos na saúde-ambiente, contribuirá para a produção de informações que subsidiarão estratégicas de precaução de impactos e de prevenção nas ações de vigilância em saúde.

O Trilema Do Século XXI, Artigo De José Eustáquio Diniz Alves

Karl Marx dizia que “Cada sociedade só se coloca os problemas que pode resolver”. Na concepção do materialismo histórico, o desenvolvimento das forças produtivas avançava até um ponto em que entrava em contradição com as relações de produção e, nesse momento, abria-se um período revolucionário, que, se resolvido adequadamente, viabilizava a continuidade do progresso civilizacional.

Em cemitérios, livros de até 80 anos guardam memórias da cidade em letra cursiva

Mesmo na era da internet, todos os registros nos maiores cemitérios de Campo Grande continuam com registros feitos a mão. Em livros antigos, alguns com mais de 80 anos, tudo é muito bem organizado por data. São inúmeras histórias, protegidas de almas penadas e panes eletrônicas. 

Vigilância aos agrotóxicos, parte 2/3, artigo de Roberto Naime

PIGNATI et. al. (2014) detalha que o consumo de agrotóxicos por hectare de lavoura de soja tem variado de 7,5 a 16,8 litros, sendo que na lavoura de milho variou de 3,0 a 9,6 litros por hectare e para o cultivo de cana-de-açúcar varia de 3,7 a 7,6 litros por hectare e na cultura de algodão, o consumo variou de 17,5 a 44,9 litros por hectare.
quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Cemitério particular poderá ter três sistemas de sepultamento

Depois que representantes da Prefeitura de Uberaba participaram de uma reunião com os vereadores para tratar de equívocos na legislação em vigor do Código de Posturas referente aos cemitérios particulares, a Câmara Municipal de Uberaba informou que foi protocolado, projeto de lei do Executivo que altera a Lei Complementar nº 380/2008, bem como outras disposições sobre o Código de Posturas de Uberaba, com o objetivo de atender à exigência do Tribunal de Contas, que é adequar o estudo de viabilidade econômica do Cemitério Parque ou Vertical Particular que será construído em Uberaba. A proposição de lei, que poderá entrar em votação ainda nesse mês, contou com a contribuição de todas as secretarias da prefeitura.

Cidade mineira tem cemitérios diferentes para católicos e evangélicos

Os locais para sepultar os mortos em Fernandes Tourinho, município de apenas 3 mil habitantes no Vale do Rio Doce, não são uma extravagância típica do Odorico Paraguaçu, de Dias Gomes. Por trás da construção dos cemitérios está divergência religiosa ocorrida no início do século passado

Transportes devem estar no centro de políticas de baixo carbono no Brasil

Setor de Transportes é um dos principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil e no mundo, em grande parte por conta da queima de combustíveis fósseis, e cumprirá papel fundamental para o alcance de nossas metas mitigatórias.

COP 22: Cada vez mais quente, ainda restam dúvidas?

Ainda não é oficial, mas segundo anúncio da Organização Meteorológica Mundial* especialmente para a COP 22, tudo leva a crer que este ano vai superar o recorde anterior que foi de… 2015. Se no ano passado todos os registros históricos foram ultrapassados, agora temos novos índices ainda mais sufocantes.

Vigilância aos agrotóxicos, parte 1/3, artigo de Roberto Naime

PIGNATI et. al. (2014) narra que como estratégia da vigilância em saúde do trabalhador, população e ambiente, analisaram as quantidades, os tipos e a toxicidade de agrotóxicos usados por hectare nas lavouras mato-grossenses para servir de apoio às vigilâncias dos municípios brasileiros.

A concentração de CO2 ultrapassou definitivamente as 400 ppm, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A concentração de gases de efeito estufa (GEE) ultrapassou o limiar de 400 partes por milhão e atingiu um perigoso ponto de não retorno. Nos 800 mil anos antes da revolução industrial a concentração de CO2 na atmosfera ficou abaixo de 280 partes por milhão (ppm).

BH regulamenta "IPTU dos mortos", e famílias têm 120 dias para ajustar-se

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), assinou o decreto que acaba com os jazigos perpétuos nos quatro cemitérios municipais da capital mineira e estabelece o "IPTU dos mortos", como ficou conhecida a Taxa de Manutenção dos Cemitérios Municipais. A medida foi publicada no Diário Oficial do município deste sábado (6).

Histórico e evolução da legislação ambiental no Brasil, parte 1/3, artigo de Antonio Silvio Hendges

O Brasil desde o seu descobrimento foi reconhecido como um território com recursos naturais importantes, sendo inicialmente sua exploração vinculada aos interesses dos portugueses e após a independência, principalmente aos modelos de desenvolvimento e produção agrárias e extrativistas, com uma industrialização significativa nos últimos 70 anos. Atualmente no Brasil, ainda estão 20% das espécies do planeta.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros