Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Justiça Federal anula acordo entre Samarco, Vale, BHP e União e mantém ação

Atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região anulou a homologação judicial do acordo firmado entre União, os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e a empresa Samarco e suas acionistas, Vale e BHP Billiton, para a recuperação da bacia do Rio Doce após rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015.

Rios da Orla Norte da cidade de Porto Seguro: um caso para estudos e cuidados, artigo de Elissandro dos Santos Santana

No artigo “A situação ambiental dos rios da Orla Norte de Porto Seguro-Bahia” publicado no Portal Desacato e, também, submetido para análise na Revista Sustinere, da UERJ, com o título “DÉFICITS AMBIENTAIS HÍDRICOS NA ORLA NORTE DE PORTO SEGURO-BAHIA”, ainda em análise, eu fiz discussões acerca do problema ambiental no tocante à situação dos recursos hídricos do município de Porto Seguro, em especial, dos rios e riachos do perímetro da Orla Norte.

O “x” da questão não está na matemática

A instalação do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen) consolida o novo marco legal de acesso e com ele uma nova forma de encarar os recursos genéticos e o conhecimento tradicional, um modo utilitarista sem relação com a ideia de repartir benefícios derivados do uso da biodiversidade de forma justa e equitativa.

Lições mal aprendidas e quase esquecidas de uma primavera silenciosa: Lei 13.301/2016, artigo de Thiago Lustosa Jucá

No mundo pós-guerra, a ciência nuclear canalizava para si, não só grande parte dos recursos financeiros destinados às pesquisas científicas, como os debates da época, principalmente depois que a sociedade tomou conhecimento dos efeitos devastadores sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Governo desiste da UHE São Luiz do Tapajós; Greenpeace alerta para riscos de hidrelétricas

Depois do arquivamento do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós, no Pará, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o governo decidiu que não vai levar adiante o projeto, pelo menos por enquanto.

Geoquímica Urbana e Síndrome do Rio Urbano, artigo de Carlos Augusto de Medeiros Filho

Áreas urbanas incorporam características geoquímicas diferentes do ambiente natural (geogênico). As assinaturas geoquímicas de uma zona urbana são influenciadas por distúrbios ou modificações no seu relevo, como também por materiais alóctones incorporados durante a construção e degradação (erosão e intemperismo) das suas infraestruturas.

Projeto foca no uso de plantas para restauração de margens de rios afetados pela tragédia de Mariana

Atualmente cobertas de rejeito da mineração de ferro decorrente do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, as margens dos rios e a mata ciliar que as habitam são o foco da pesquisa em Ecofisiologia e Bioquímica Vegetal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A transposição do rio São Francisco, artigo de Aroldo Cangussu

Considerado um dos maiores projetos do governo Lula e estimado em quatro bilhões de reais, a transposição do Rio São Francisco para alimentar os rios secos do nordeste setentrional já custou mais de 12 bilhões e ainda falta muito para ser concluído. Tanto é que o atual governo interino ainda pretende gastar mais dez bilhões de reais na obra.

Padronização agrícola ameaça animais polinizadores, alerta pesquisa internacional

Pesquisa divulgada, nesta terça-feira (9), na revista científica PeerJ, periódico que aborda estudos nas áreas de Biologia e Ciências Médicas, aponta ameaças e oportunidades para abelhas e demais espécies polinizadoras em agricultura, nos próximos 30 anos.

Impactos das mudanças climáticas ameaçam segurança alimentar de América Latina e Caribe

Relatório produzido por Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) destacou que a mudança climática afetará o rendimento dos cultivos da agricultura, terá impacto nas economias locais e comprometerá a segurança alimentar no Nordeste do Brasil, em parte da região andina e na América Central.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros