Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Combater o desmatamento não é suficiente

Esforços internacionais visando à conservação de espécies das florestas tropicais não irão ter sucesso se não for levado em consideração o controle da exploração madeireira ilegal, de incêndios florestais e da fragmentação de áreas florestais remanescentes. Esta é a conclusão de um estudo inovador, que acaba de ser publicado na Nature, uma das mais importantes revistas científicas internacionais.

Metas nacionais declaradas na COP-21 não garantem elevação de apenas 2Cº

Roberto Schaeffer, professor da Coppe/UFRJ, participou do estudo, publicado pela Nature, que mostra que as metas nacionais submetidas em Paris não são suficiente para garantir uma elevação da temperatura média da Terra em menos de 2 graus centígrados.

Justiça concede liminar e obriga o Ibama a fiscalizar atividades agrícolas no Oeste da Bahia

A Justiça Federal, em decisão liminar, acatou, dia (22/06/2016), o pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) e determinou que o Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não envie os processos de embargos dos empreendimentos que realizam atividades agrossilvipastoris – agricultura, pecuária, aquicultura e silvicultura – sob sua responsabilidade, no Oeste da Bahia, para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema).

Entidades criticam lei que prevê pulverização aérea de inseticida contra o Aedes

A lei que autoriza o uso de aviões para pulverizar substâncias químicas contra o mosquito Aedes aegypti, sancionada esta semana pelo presidente interino, Michel Temer, foi duramente criticada por organizações de saúde e combate a agrotóxicos.

Antropoceno, Parte 3/3, artigo de Roberto Naime

A questão do tecnógeno ou antropoceno é mais bem compreendido quando se parte das premissas da moderna biologia, de Lynn Margulis e James E. Lovelock, criadores da hipótese Gaia, que a partir dos conceitos de entropia e processos, imaginam a vida como fluxos dinâmicos de matéria e energia, não mensuráveis por equações matemáticas simples.
quarta-feira, 29 de junho de 2016

A banalização da vida animal na era das selfies, por Elissandro dos Santos Santana, Denys Henrique Rodrigues Câmara, Heron Duarte de Almeida e Rosana dos Santos Santana

Em tempos de efervescência midiática nas redes sociais, os seres “humanos” da (in)comunicação e da indiferença vivem sob a égide do exibicionismo da sociedade da decepção em eras do vazio.

Cemitérios e enterros sustentáveis, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A humanidade já provocou grandes alterações nos ecossistemas do Planeta. Desmatou florestas para explorar as madeiras de lei, fazer carvão e ampliar as atividades da agricultura e da pecuária. Represou rios, drenou pântanos, alterou a paisagem natural.

Variabilidade genética do parasita dificulta controle da malária, indica estudo

O genoma completo de 182 amostras do parasita Plasmodium vivax – principal espécie causadora de malária no continente americano – foi sequenciado por pesquisadores do consórcio International Centers of Excellence for Malaria Research (ICEMR) – vinculado aos National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos.

Como atrair jovens para a agricultura

O problema da falta de interesse dos jovens pela agricultura é cada vez mais preocupante. Porém, na Ásia Pacífico,inúmeros especialistas coincidiram em que, se os jovens pudessem sentir a emoção de cuidar de plantas para produzir alimentos e tivessem suas aplicações e seus programas informatizados, seria mais atraente e mais fácil garantir a segurança alimentar.

Por que ainda estamos discutindo a PEC 65/2012? artigo de Isabelle Meunieri

Recentemente, ambientalistas, gestores, juristas, técnicos, comunidade acadêmica e sociedade em geral foram surpreendidos com a “aprovação”, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 65/2012, de autoria do senador por Goiás, Acir Gurgacz, relatada pelo senador Blairo Maggi.

Estudo projeta impacto das mudanças climáticas em Santos

Um estudo de âmbito internacional em andamento, conduzido por pesquisadores da Unicamp e de outras instituições e centros de pesquisa, traz uma série de dados inéditos sobre o impacto das mudanças climáticas na zona costeira do município de Santos, no litoral sul de São Paulo.

Linha de crédito incentiva empresas do Semiárido a gerar energia a partir de fontes renováveis (solar, eólica ou biomassa)

Empresas, indústrias, cooperativas, produtores rurais e demais agentes produtivos do Semiárido interessados em gerar a própria energia que consomem tem uma linha de crédito específica para isso. O Banco do Nordeste lançou o FNE SOL para financiar projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis (solar, eólica ou biomassa).

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros