Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Biolarvicida obtido do bagaço da cana mata larvas de Aedes aegypti

Pesquisadores da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP) desenvolveram um biolarvicida a partir do bagaço da cana-de-açúcar capaz de eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti – transmissor dos vírus da dengue, Zika e chikungunya – ao dificultar a respiração e destruir a cutícula (exoesqueleto) que as revestem.

Valor movimentado por crimes ambientais sobe 26% em 2015, para até US$258 bi, diz PNUMA

Os crimes ambientais movimentaram uma estimativa de 92 bilhões a 258 bilhões de dólares em 2015, alta de 26% em relação à estimativa de 70 bilhões a 213 bilhões de dólares de 2014, de acordo com relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Interpol.

Projeto ‘Rural Sustentável’ financiará interessados em propriedades rurais sustentáveis na Amazônia

Produtores e técnicos rurais de 70 municípios da Amazônia e da Mata Atlântica que tenham interesse em reduzir as emissões de carbono e aumentar a sustentabilidade de suas propriedades podem se inscrever no projeto Rural Sustentável até o dia 19 de agosto deste ano.

Ambientalistas pedem urgência na ratificação do Acordo de Paris pelo Congresso

 A Frente Parlamentar Ambientalista e organizações não-governamentais como WWF e SOS Mata Atlântica pediram em reunião com líderes da Câmara que o Congresso examine em caráter de urgência a ratificação do Acordo de Paris, que estabelece diretrizes para conter a emissão de gases de efeito estufa.

ONU: Preservar oceanos é fundamental para a manutenção da vida em todo o planeta

Nesta quarta-feira (8), as Nações Unidas celebraram o Dia Mundial dos Oceanos e chamaram atenção para os perigos enfrentados pela vida marinha. Cerca de 20 milhões de toneladas de plástico são despejadas anualmente nos mares, ameaçando animais aquáticos e também humanos que se alimentam de frutos do mar.

Samarco tem 10 dias para solucionar vazamento de rejeitos em Mariana

O Comitê Interfederativo criado para supervisionar o cumprimento do acordo firmado pela Samarco para recuperar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), deu 10 dias para que a empresa detalhe como vai conter os rejeitos de minério que continuam escoando em grande volume pela bacia do Rio Doce.

Refletir sobre o significado da Conferencia de Estocolmo e do Dia Mundial do Meio Ambiente, artigo de Reinaldo Dias

Data comemorada em todo mundo como o Dia Mundial do Meio Ambiente, o 5 de junho foi escolhido em 1972 para marcar o início da primeira grande Conferencia da ONU sobre o Meio Ambiente, que ocorreu nesse ano em Estocolmo, Suécia. Considerado um marco no debate ambiental global, o evento criou o Programa nas Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) principal órgão da governança global em matéria ambiental.

Governança e políticas públicas no Antropoceno, artigo de Roberto Naime

CECHIN et. al. (2015) assinala que a humanidade transita por uma época de crescentes inquietações relacionadas aos riscos ambientais. Essa perturbação resulta, em boa parte, da percepção sobre as mudanças antropogênicas na vida e no clima terrestre. Tais sentimentos são tão significativos que convergem para um consenso de que estamos entrando numa nova era, chamada Antropoceno.
quarta-feira, 8 de junho de 2016

Despoluição do Rio do Braz

Cansada de esperar por uma resolução que efetivamente despolua o rio do Brás, a microempresária Sandra Petersen, 59 anos, uma das fundadoras do grupo SOS Canasvieiras, resolveu criar um abaixo-assinado on-line para cobrar do poder público medidas que evitem que o esgoto seja jogado diretamente no rio.

A maior das crises da indústria petrolífera, artigo de Heitor Scalambrini Costa

Grandes companhias petrolíferas tem diante de si uma enorme crise em razão de uma conjuntura que combina a queda do preço do petróleo com excesso de oferta, o arrefecimento da economia chinesa – sendo a China o maior consumidor de petróleo – e o retorno do petróleo iraniano ao mercado. Além da pressão dos acionistas para que o setor se adapte a realidade da vulnerabilidade dos negócios em face das mudança climáticas.

Sete passos essenciais para o Brasil entrar na economia de baixo carbono

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura elaborou sete objetivos para promover a economia de baixo carbono e dar início à implementação dos compromissos brasileiros assumidos no Acordo de Paris contra o avanço das mudanças climáticas. São ações de advocacy que os grupos de trabalho do movimento defenderão em curto prazo.

Escravidão e morte de um Gorila inocente, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A humanidade ocupou e dominou todos os cantos do Planeta. Há 10.000 anos os seres humanos e seus animais domesticados representavam menos de um décimo de um por cento da biomassa dos vertebrados da terra. Agora, eles são 97%, segundo Ron Patterson. Não existe mais áreas anecúmenas suficientes para a vida selvagem.

Fraturamento hidráulico (FRACKING) ameaça reservas subterrâneas de água do Brasil

Sem água não há produção de alimentos, trabalho e saúde, não há vida. Fundamental para a sobrevivência de todas as espécies, a preservação das reservas subterrâneas de água é a garantia de que a vida como conhecemos hoje será possível no futuro.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros