Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Um círculo virtuoso: a integração de catadores na gestão de resíduos sólidos

Catadores de lixo são os principais atores na recuperação de resíduos para a indústria de reciclagem. Entre suas demandas está o reconhecimento dos serviços que prestam, o acesso aos resíduos e o direito de concorrer a contratos de gestão. O Banco Mundial tem desenvolvido programas para reconhecer e apoiar os catadores como integrantes do setor de resíduos sólidos.

Agrotóxicos-transgênicos: um rolo compressor está sendo passado sobre o direito do consumidor, artigo de Sucena Shkrada Resk

Enquanto o cenário político brasileiro enfrenta uma de suas maiores crises na história democrática no país, nos bastidores, a orquestração no Congresso de grupos políticos, que representam predominantemente interesses de mercado, consegue aprovar projetos que prejudicam o direito do consumidor de acesso ao conhecimento e poder de escolha, além de facilitar a maquiagem verde de produtos que consumimos nas gôndolas, potencialmente prejudiciais à nossa saúde.  Esse retrocesso de conquistas está passando despercebido por grande parte da população.

Fungos contra baratas: uma alternativa ao uso de inseticidas químicos

As baratas têm tamanha capacidade de adaptação a condições adversas que costuma-se dizer que elas seriam as únicas sobreviventes de uma hecatombe nuclear. Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal descobriram, no entanto, um algoz à altura: o fungo Aspergillus westerdijkiae, com potencial para infectar o inseto ainda em sua fase embrionária, nas ootecas, as estruturas que abrigam seus ovos.

‘Profunda preocupação’, diz Anvisa sobre liberação da fosfoetanolamina

A liberação do uso da fosfoetanolamina sintética para pacientes com câncer, publicada nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial da União, provocou manifestações diversas. Nos grupos de pacientes com câncer do Facebook, a decisão foi comemorada e vista como uma vitória. Já entre especialistas e órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a medida provocou preocupação.

Brasil poderia produzir um terço de energia de Itaipu a partir do lixo

O Brasil tem potencial de produzir 37 milhões de megawatts de energia por meio do biometano, um gás que pode ser obtido a partir da degradação de materiais orgânicos presentes no lixo. Isso equivale a pouco mais de um terço da energia gerada por ano na usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná. Isso é o que indica um estudo feito pela Abiogás (Associação Brasileira de Biogás e Biometano).
quinta-feira, 14 de abril de 2016

Boas práticas em gestão hídrica

O evento Água Boa em São Paulo, ocorrido na capital paulista, no último dia 12 de abril, no Lounge do Pavilhão da Bienal (Parque do Ibirapuera) celebrou um acordo de cooperação para difusão das boas práticas em gestão participativa de bacias hidrográficas entre a Itaipu Binacional, a Prefeitura de São Paulo e dos municípios que compõem a bacia do Alto Tietê (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano).

Derretimento faz Polo Norte se aproximar do leste europeu

As mudanças climáticas são uma das principais preocupações do mundo moderno. Começou com o aumento da temperatura que causou o derretimento das calotas polares. A consequência mais conhecida disso é a elevação do nível do mar e a possibilidade de ondas gigantes engolirem cidades litorâneas. Agora, segundo um estudo publicado pela Science Advances, o derretimento das geleiras podem aproximar o Pólo Norte do leste europeu. As informações são do site I F*** Love Science .

Estudo dos EUA conclui que vírus da zika causa mesmo microcefalia

Um estudo produzido pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), principal instituição de pesquisa de saúde do governo americano, e publicado no “New England Journal of Medicine” nesta quarta-feira (13), conclui que o vírus da zika de fato causa microcefalia e outras anomalias cerebrais graves.

Brasil aposta no reflorestamento

As políticas ambientais brasileiras dos próximos anos terão as ações de reflorestamento como prioridade. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) reiteraram nesta quarta-feira (13/04), em Brasília, os esforços para manter as ações de restauração florestal e sustentabilidade na região. Ao todo, oito países com territórios dentro do bioma fazem parte da OTCA.

Minicérebros ajudam a entender relação entre o Zika e a microcefalia

Cientistas brasileiros têm usado os chamados organoides cerebrais ou minicérebros – estruturas tridimensionais milimétricas criadas em laboratório a partir de células-tronco pluripotentes induzidas (IPS, na sigla em inglês) – para entender a relação entre a infecção pelo vírus Zika e o desenvolvimento de microcefalia.

Aquecimento poderá reduzir em 44% a grande circulação das águas do Atlântico


Devido às mudanças climáticas, a gigantesca circulação de águas, que leva calor do Atlântico Sul para o Atlântico Norte, poderá diminuir quase pela metade ainda neste século. Se isso ocorrer, as consequências serão dramáticas, tanto em escala global quanto, principalmente, nas porções litorâneas dos três continentes banhados pelo Atlântico: América, Europa e África.

Aterro sanitário no Ceará começa a produzir biogás gerado pelo lixo

Com características semelhantes ao gás natural, o biometano vai começar a ser produzido no Ceará a partir do Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (Asmoc), localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. O projeto, batizado de Gás Natural Renovável Fortaleza (GNR Fortaleza), é uma parceria do governo do estado e da prefeitura de Fortaleza com empresas privadas.

Pesquisadora da USP cria sorvete antioxidante e com poucas calorias

Uma pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) com intolerância à lactose desenvolveu um sorvete sem leite, com poucas calorias e antioxidante, ou seja, capaz de ajudar a retardar o envelhecimento. O produto, desenvolvido no campus de Pirassununga (SP), tem o sabor do fruto da juçara e também pode auxiliar a preservar esse tipo de planta, ameaçada por conta da extração do palmito.

Homologação da Terra Indígena Cachoeira Seca pode ajudar a frear desmatamento no oeste do Pará

A homologação da Terra Indígena Cachoeira Seca pode ajudar a frear o desmatamento no norte da região conhecida como Terra do Meio, no oeste do Pará. É o que espera o secretário executivo do Instituto Socioambiental (ISA), André Villas-Bôas.

Prefeitura de Jacobina, na Bahia, descumpre recomendações do MP para revitalizar o Parque da Macaqueira

O Ministério Público estadual encaminhou no dia 25 de janeiro deste ano, recomendação à Prefeitura Municipal de Jacobina para que ela adotasse medidas com o objetivo de revitalizar o Parque da Macaqueira, localizado no município.

Resíduos Sólidos – isso tem jeito, artigo de Alarico Antônio Cristino Jácomo

1) Introdução

Os resíduos sólidos tem se mostrado um problema ambiental com conseqüências nunca imagináveis, motivo pelo qual há anos, precisamente vinte anos, tramitava no congresso nacional a proposta de uma Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Especialistas descobrem extrato de soja biotransformado que destrói células de tumores de mama

A medicina ainda é contraditória quanto à prescrição de componentes da soja em terapias de reposição hormonal para mulheres na menopausa. Mas, perseguindo os efeitos dessas substâncias há mais de duas décadas, em estudo inédito no mundo, especialista da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP descobre que um extrato de soja biotransformado é capaz de destruir células de tumores de mama.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros