Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Novas regras para o pré-sal e o desinvestimento em combustíveis fósseis, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O sonho do Eldorado do pré-sal foi por água abaixo. Ou melhor, continua debaixo d’água, pois é dificil extrair lucro das riquezas localizadas abaixo dos cinco mil metros de profundidade de rochas que, que por sua vez, estão debaixo de 2 mil metros de água do oceano Atlântico. Iludiu-se quem esperava rios de dinheiro do “ouro negro” abissal e dos royalties do pré-sal para a educação e a saúde.

Novas regras da ANEEL para geração doméstica de energia elétrica solar, por Hewerton Martins

Esse é o ano da energia solar no Brasil. Isso porque, a partir de hoje, dia 1º de março, entram em vigor as novas regras para a geração de energia elétrica distribuída; ou seja, cada casa, edifício comercial ou residencial, bem como comércio e indústria ganham incentivos adicionais para gerar energia elétrica.

Impactos ambientais da mineração, artigo de Roberto Naime

Do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação estudaram 105 territórios em 22 estados brasileiros que sofreram impactos da mineração e confirmaram que a extração de minerais é uma atividade “extremamente impactante nas regiões onde está instalada.

Ministra reitera apoio à agriculta familiar

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reiterou, nesta quarta-feira (9/3), seu compromisso com a agricultura familiar em reunião com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília. A pauta da reunião foi o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a mineradora Samarco, Vale e BHP Billiton, o governo federal e os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, no dia 2 de março.

Armazenamento de energia renovável é vital para cumprir objetivos climáticos

Alcançar e estender o armazenamento de energia renovável será fundamental para acelerar a transição energética e para que os países possam cumprir com os compromissos assumidos no acordo do clima de Paris para que a temperatura do planeta não aumente mais do que dois graus no final do século.

Amigas da água a caminho do sucesso

Para garantir a segurança hídrica, mulheres indianas criaram o grupo especial “conselho da água”. Elas recensearam a população para calcular as necessidades hídricas de cada família. Apesar do compromisso e esforço dessas mulheres a principal dificuldade ainda são as sucessivas secas.

Infectologista alerta para o uso de repelentes em crianças

A preocupação com o combate ao mosquito Aedes aegypti já é antiga, mas o recente surto de casos do vírus zika e suas possíveis consequências, como a microcefalia, aumentaram a atenção das pessoas com relação à prevenção da doença. Além das barreiras mecânicas, como roupas e telas, o uso de repelente tem sido um ponto forte levantado por médicos e especialistas. No entanto, a população deve ficar atenta com o produto correto, principalmente aqueles destinados às crianças.

Jardim Botânico do Rio lança projeto de reciclagem para mulheres de baixa renda

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) abriu as portas, pelo terceiro ano consecutivo, para a visitação gratuita de mulheres e anunciou o início do projeto Recicla Biju, dentro do programa de equidade de gênero da instituição, que visa a criação de uma cooperativa de mulheres.

MPF quer paralisação de Belo Monte por risco de colapso sanitário

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública pedindo a paralisação emergencial do barramento do rio Xingu, no estado do Pará, que estaria agravando a poluição do rio e lençol freático da cidade de Altamira, no sudoeste paraense, com esgoto doméstico, hospitalar e comercial. As informações foram divulgadas pelo MPF nesta terça-feira (8). O G1 entrou em contato com a Norte Energia e aguarda posicionamento.

Grande SP tem taxa recorde de multa por aumento no consumo de água

A Grande São Paulo registrou, em fevereiro, a maior taxa de multas para os clientes que aumentassem o consumo de água, segundo dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na noite desta segunda-feira (7). No mês passado, 15% dos consumidores foram multados por usarem mais água do que a média, antes da crise hídrica. A sobretaxa entrou em vigor há um ano. Desde então, o maior índice registrado foi de 14% (em dezembro e janeiro).

XVI Congresso Brasileiro da ABRAMPA, Florianópolis, de 13 a 15 de abril de 2016


Na sua 16ª edição, o Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente será realizado no período de 13 a 15 de abril de 2016 e se propõe a debater os temas do saneamento, resíduos sólidos, gestão de recursos hídricos, unidades de conservação, desastres ambientais e valoração de danos ambientais sob a perspectiva transversal do tema água e com o fomento à discussão da atuação regionalizada dos membros do Ministério Público Ambiental. Um tema fundamental a ser discutido e transversal será a responsabilidade das empresas e a probidade ambiental.

Taxa de transmissão da dengue por transfusão é de 37,5%, aponta estudo

Um estudo publicado este mês no The Journal of Infectious Diseases mostrou que, durante uma grande epidemia de dengue, em média, 0,51% das pessoas que compareceram a hemocentros para doar sangue estavam infectadas com o vírus causador da doença (DENV), embora não apresentassem sintomas durante o procedimento.

Zoológico do Rio reabre e mulheres entram de graça nesta terça-feira

Fechado desde 14 de janeiro, o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro será reaberto parcialmente à visitação nesta terça-feira (8), a partir das 9h. Em ação promocional pelo Dia Internacional da Mulher, todas as mulheres que visitarem o local terão entrada gratuita e poderão levar seus filhos.

Sabesp reduz em 18% população atendida pelo Sistema Alto Tietê

Com o retorno das chuvas e o crescimento do volume armazenado em vários sistemas que abastecem a região metropolitana de São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) diminuiu em 18% o número de pessoas abastecidas pelo Sistema Alto Tietê: de 5 milhões para 4,1 milhões. De acordo com a Sabesp, as regiões da Mooca, Vila Maria, Penha e Cangaíba, na capital, voltaram a ser atendidas pelo Sistema Cantareira.

Diferença entre dengue, Zika e chikungunya é sutil, diz especialista

As três viroses que mais assustam o Brasil no momento – dengue, Zika e chikungunya – são doenças infecciosas agudas transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. As semelhanças não param por aí: todas elas podem provocar febre, dor e manchas pelo corpo. “A diferença é sutil e o diagnóstico precisa ser clínico e epidemiológico, levando em conta a situação de infecções naquela localidade”, explicou a infectologista e epidemiologista Helena Brígida.

Cientistas buscam ferramentas para bloquear a infecção da malária

Um grupo de cientistas está investigando a interação entre o parasita Plasmodium vivax, causador da maior parte dos casos de malária no Brasil, e os mosquitos anofelinos, hospedeiros da doença, em busca de meios para impedir a transmissão da infecção a humanos. “Nosso objetivo é tentar entender como o parasita que causa a malária interage com o mosquito para, no futuro, criar ferramentas que possam bloquear essa transmissão”, explicou o responsável da pesquisa Henrique Silveira.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros