Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Os impactos do Acordo de Paris para o Brasil

No próximo dia 4 de março (sexta-feira), o Museu do Amanhã, em parceria com o Observatório do Clima – rede de entidades da sociedade civil que discute mudanças climáticas –, apresentam “O Acordo de Paris”, primeiro evento de avaliação sobre o Acordo do Clima, documento celebrado por 195 países do mundo em Paris em dezembro de 2015, durante a COP21, com passos comuns a serem dados rumo a uma economia de baixo carbono. O evento destaca o significado do acordo especialmente para o Brasil.

Zika abre oportunidade para saneamento

Três décadas de epidemias de dengue não serviram para despertar no Brasil a urgência em melhorar e ampliar seu saneamento básico, ao contrário do que parece ocorrer agora, com a proliferação do vírus zika e de recém-nascidos com microcefalia.O vetor é o mesmo para os dois vírus, o mosquito Aedes ageypti, que já havia assustado os brasileiros com a febre amarela, sendo considerado erradicado no país nos anos 1950.

Álcool na gravidez, substâncias químicas ou desnutrição também podem provocar microcefalia, diz OMS

Lembrete foi dado pela porta-voz da OMS em Genebra, destacando que a suspeita de ligação entre o vírus zika, a microcefalia e outras desordens neurológicas – declarada emergência pública internacional – está sendo investigada, com foco nos casos do Brasil

Mortalidade elevada do boto-cinza na baías de Sepetiba e da Ilha Grande pode levar a sua extinção em menos de 10 anos

O Ministério Público Federal (MPF) em Angra dos Reis (RJ) vem atuando, por meio de sucessivas recomendações, para que os órgãos públicos ambientais e de fiscalização tomem providências para paralisar a mortalidade de boto-cinza na baías de Sepetiba e da Ilha Grande.

A Rotulagem Ambiental e o Consumidor, por Isabel de Araujo Sbragia e Renata Menezes Rocha

A rotulagem ambiental é uma importante ferramenta de comunicação entre fabricantes, autoridades públicas e consumidores. No entanto, atualmente, há um grande número de selos e rótulos no mercado. No meio de tanta informação, como o consumidor pode entender o que está sendo comunicado por um selo ambiental?

Em dez anos, R$ 32 milhões em pesquisas para o SUS

Dez anos de existência, cinco editais lançados, mais de 300 projetos de auxílio à pesquisa e bolsas selecionados e R$ 32 milhões investidos no fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Esses são alguns números do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) no Estado de São Paulo.

Crise hídrica piora segurança alimentar

O Zimbábue sempre apostou na irrigação com água subterrânea em épocas de escassez de chuvas, mas o Ministério de Ambiente, Água e Clima informou que secaram milhares de poços em todo o país, o que agrava a situação da agricultura já carente de fundos e dependente das precipitações.

ES: Projeto de Lei proíbe pulverização aérea de agrotóxico no Estado

Tramita na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 31/2015, de autoria de Padre Honório (PT), que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos nas lavouras do Espírito Santo. A medida visa proteger a saúde da população capixaba e também o meio ambiente.

Resultado de pesquisa FAPESP, vacina do Butantan contra a dengue entra em teste final

Teve início ontem, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), a última etapa de ensaios clínicos da vacina tetravalente contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, com apoio da FAPESP.

Uso excessivo de antibióticos na agropecuária ameaça saúde e segurança alimentar, alerta FAO

Utilização excessiva de drogas na produção de alimentos tem provocado o aumento da resistência de micróbios, trazendo novos riscos à saúde das pessoas e dos animais. Fortalecimento de agentes infecciosos também ameaça produtividade dos meios rurais. Segundo a FAO, sete a cada dez doenças humanas recém-descobertas são de origem animal.

Projeto da Câmara prorroga fim dos lixões para 2024 e prevê apoio técnico e financeiro da União

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 14/15, que amplia prazos e obriga a União a oferecer apoio técnico e financeiro a estados e municípios na elaboração e execução dos respectivos planos de saneamento básico e de resíduos sólidos. Pelo texto, os estados ficam obrigados a também oferecer o mesmo tipo de apoio a municípios, incluindo os agrupados em consórcios.

SP ganha 1° telhado verde com plantas da Mata Atlântica

Desenvolver métodos que permitam a biodiversidade nativa retornar para as cidades é o principal objetivo do grupo que, depois de mais de cinco anos de pesquisas, criou um método inovador para com o máximo de funções ambientais, capaz de reproduzir a dinâmica da floresta tropical e permitir uma verdadeira Mata Atlântica na cobertura de prédios.

Antártida está em temperatura similar ao início de sua formação, diz estudo

A temperatura subiu tanto na Antártida que já alcançou níveis similares aos de quando se formou, há mais de 20 milhões de anos, segundo dois estudos publicados nesta segunda-feira pela revista americana “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)”.

Não há tranquilidade quando se fala em água

“A percepção generalizada da crise da água acabou”, disse Marussia Whately ao abrir na quarta-feira (17/2) a 1ª Reunião da Aliança pela Água em 2016. E essa é uma péssima notícia, pois tudo o que São Paulo não precisa é que as pessoas se esqueçam que estamos muito longe (mas longe mesmo!) de ter uma situação tranquila em relação à provisão de água.

Civilização em crise, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira

À semelhança dos mais sérios problemas ambientais, a crise de civilização (confluência de todas as outras crises) parece ser fruto do descompasso e da perda de noção do lugar que ocupamos junto à natureza, desde que herdamos do século XVI os ensinamentos de Francis Bacon, que enxergava a natureza como uma “prostituta de todos”, seguido por René Descartes, o qual preconizava que “o homem deveria dominar, apossar e ser soberano do mundo físico”.

Campanha em Roraima incentiva descarte correto do óleo de cozinha

Responsável por gerar a impermeabilização do solo, o óleo de cozinha e o lubricante de carros devem ser descartados de forma correta para não causar prejuízos ao meio ambiente. Pensando nisso, a Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer) lançou a campanha ‘Caer de Olho no Óleo’, que busca alertar sobre o descarte correto desses produtos. A ação disponibiliza pontos de coleta nos bairros de Boa Vista e tem como meta arrecadar, por mês, 6 mil litros de óleo.

Brasil e Alemanha debaterão Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Brasília

Quem tiver interesse em discutir o que o Brasil precisa fazer para alcançar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pode participar, na próxima quarta-feira (24), de uma conferência sobre o tema organizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Instituto Alemão de Desenvolvimento (DIE).

Bolsa Verde conserva biodiversidade

O programa Bolsa Verde está cumprindo seu papel de conservação. Segundo resultado de monitoramento ambiental realizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG), entre 2012 e 2015, apenas 0,77% da área total inserida no programa sofreu supressão de vegetação nativa. O estudo monitorou 35 milhões de hectares, o que corresponde a 4% do território nacional, nas cinco regiões do Brasil e em 22 estados.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros