Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Zika: o que já se sabe e o que ainda falta saber sobre a doença

A escalada do vírus Zika nos noticiários e nas agendas dos governantes reflete a preocupação com a crescente epidemia. Mais de 30 países e territórios já registram casos autóctones da doença – a maioria deles no continente americano, incluindo o Brasil – e outros 17, como Alemanha, Espanha e Estados Unidos, notificaram casos de pessoas que contraíram a doença no exterior.

Mancha escura volta a aparecer em praias de Maceió/AL após tarde chuvosa

Após uma tarde chuvosa em Maceió nesta quinta-feira (18), uma grande mancha escura voltou a aparecer na orla da capital alagoana. Não é a primeira vez que o problema é visto nas praias urbanas, mas dessa vez, além da Jatiúca, ela surgiu também em um trecho da Pajuçara.

Bionergia e mobilidade urbana sustentável, artigo de Reinaldo Dias

A poluição do ar é um problema grave nas grandes cidades e que afeta a saúde e o bem-estar humano, causando milhares de mortes anualmente no Brasil. Relatório da Organização Mundial da Saúde – OMS divulgado no final do ano passado indica que no mundo todo as emissões de poluentes no ar provocam a morte de 7 milhões de pessoas por ano, além de contribuir para as mudanças climáticas.

Fósforo, a próxima guerra? Depois da água, claro! artigo de Fábio José Gomes

Nos últimos séculos, especialmente após a revolução industrial, os recursos naturais do planeta sofreram intensa exploração pelo homem. Isso se deve ao aumento explosivo da população humana e à mudança de seus hábitos. Hoje a população mundial passa de sete bilhões de indivíduos, com estimativa para 2100 de onze bilhões, de acordo com o artigo publicado na revista Science “World population stabilization unlikely this century”, sendo que essa população consome milhares de toneladas de alimentos e outros recursos diariamente.

Belo Monte aciona primeira turbina, em fase de teste

A primeira turbina da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA), foi ligada na quarta-feira (17), com capacidade de gerar 611,1 megawatts (MW). Este foi o primeiro teste dinâmico para observar e ajustar o funcionamento da primeira das 18 turbinas da casa de força principal da hidrelétrica.

Agrotóxicos na natureza e na saúde humana, artigo de Roberto Naime

A utilização de agrotóxicos levanta uma série de preocupações ambientais. Mais de 98% dos insecticidas pulverizados e 95% de herbicidas chegam a espécies/vítimas diferentes daquelas às quais inicialmente se destinam e pretendem, incluindo espécies não-alvo, como a água, o ar e o solo.

OMS defende teste com mosquito transgênico e bactéria contra o zika

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou apoio nesta terça-feira (16) a testes com mosquitos geneticamente modificados e com uma bactéria que infecta insetos como possíveis armas importantes para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela.

Tamar celebra crescimento de 86,7% de filhotes de tartarugas

O Tamar irá comemorar no sábado, 20 de fevereiro, a marca de 25 milhões de filhotes de tartarugas marinhas protegidos. Os números analisados pela instituição entre 2010 e 2015 indicam um crescimento de 86,7% no número de filhotes com relação aos cinco anos anteriores. “Nada será como antes, pois tem muito mais tartarugas no mar”, destacou Guy Marcovaldi, fundador e coordenador do projeto, ao blog .

Quase metade da população não tem acesso à rede de esgoto, diz governo

Balanço divulgado pelo Ministério das Cidades nesta terça-feira (14) aponta que 42,4% dos moradores de áreas urbanas do país não tinham acesso a rede de esgoto em 2014. Segundo o secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira, a falta de recursos deve impedir o país de cumprir a meta de 93% da população conectada à rede de coleta até 2033.

Aedes que não transmite vírus é a grande aposta da Fiocruz contra zika

Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) estão obtendo resultados promissores em um novo experimento contra o Aedes aegypti. Eles introduziram a bactéria Wolbachia (lê-se voubáquia) em ovos do mosquito para torná-lo incapaz de transmitir os vírus da dengue, da febre amarela, da chikungunya e da zika.

Cetesb multa mineradora em R$ 5 milhões por acidente no Rio Paraíba do Sul

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou a mineradora Rolando Comércio de Areia em R$ 5 milhões pelo lançamento de resíduos no Rio Paraíba do Sul, após o rompimento de uma lagoa de mineração de areia em 5 de fevereiro. O vazamento foi estancado no dia seguinte.

Abrolhos é santuário da Grazina

Uma rápida sucessão de keck, keck, keck ecoa pelos ares das cinco ilhas do Arquipélago de Abrolhos e também em Fernando de Noronha, nesta época do ano. Se for caso de namoro, a grazina (Phaethon aethereus Linnaeus, 1758) faz a corte no ar, emitindo kreeee, kreeee, kreeee agudos e prolongados para impressionar o parceiro. Esta ave brilhante, de bico vermelho, que está sempre voando sobre o mar, enfeita os céus dessas ilhas do litoral brasileiro para o acasalamento, postura e criação do filhote, entre os meses de outubro e maio.

O oceano e a sustentabilidade, artigo de Laís Vitória Cunha de Aguiar

É duro o tempo em que alguém, ao invés de encontrar conchas na praia, encontra lixo. Ainda me lembro da época em que meu tio mergulhava e nos trazia caramujos do mar. Hoje em dia não há mais. O pior de tudo é saber que esse não é somente um problema local, e sim mundial.

A água que nós bebemos, artigo de Montserrat Martins

Um juiz federal liberou a Samarco de fornecer 2 litros de água diária a cada morador de Colatina, ES, foz do Rio Doce, dizendo que o rio já estaria “potável” 3 meses após a contaminação mineral. Essa empresa, a Vale e a BHP (as controladoras da Samarco) aceitaram acordo de indenização de 20 bilhões (seu lucro anual beirava os 3 bilhões) para recuperar a bacia do Rio Doce num prazo de 10 anos. Quanto tempo leva, afinal, para se recuperar um rio contaminado por resíduos metálicos?

Corrida pela vacina do zika já tem 15 laboratórios envolvidos, diz OMS

A corrida para a criação de uma vacina contra o vírus da zika já tem envolvidos 15 laboratórios de instituições públicas e privadas, afirmou hoje a OMS (Organização Mundial da Saúde), que diz ver os esforços de pesquisa e desenvolvimento no combate à doença “caminhando muito rápido”.

Epidemia de Zika agiliza mecanismos de financiamento de pesquisa no país

Enquanto os cientistas brasileiros se preparavam para uma eventual epidemia de chikungunya e desenvolviam métodos para diagnosticar rapidamente a doença, considerada altamente debilitante, o vírus Zika – até então visto como benigno e causador de uma espécie de “dengue light” – foi se espalhando no país de forma quase despercebida.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros