Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Processos do desastre da barragem da Samarco, em Mariana, serão enviados à Justiça Federal

Por determinação do desembargador Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), os processos relativos ao desastre de Mariana serão enviados à Justiça Federal. O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG) acredita que a decisão trará graves prejuízos às pessoas atingidas pelo rompimento das barragens.

Oceano mais quente, muito mais degradado

Há poucos dias, o World Ocean Assessment divulgou (21/1) texto do estudo que já fora aprovado pela ONU em dezembro último, preparado em 55 capítulos por 600 cientistas da área para orientar decisões que terão de ser tomadas no mundo, de modo a enfrentar graves problemas na degradação dos oceanos – com os altos custos ambientais, sociais e econômicos daí decorrentes. Isso exigirá a integração das propostas para todos os setores de atividades humanas que afetam os oceanos.

Campanha Não Fracking Brasil alerta para mais um leilão da ANP

A sociedade brasileira precisa estar atenta e se posicionar. Novamente, a ameaça do fraturamento hidráulico, tecnologia altamente poluente para extração de gás de xisto do subsolo conhecida como fracking, paira sobre nossas reservas de água, florestas e solo fértil e colocando a vida de todos em risco.

Pesquisadores criam método que permite detectar Zika em sangue de transfusão

Um método para detectar a presença do vírus Zika no sangue usado em transfusões foi desenvolvido no âmbito de um projeto apoiado pela FAPESP e coordenado por José Eduardo Levi, chefe do Departamento de Biologia Molecular da Fundação Pró-Sangue/Hemocentro de São Paulo – instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

O Brasil orgânico do século XXI, artigo de Ming Liu

Não é novidade que hoje, no mundo e no Brasil, a demanda por produtos orgânicos está em alta. Este crescimento reflete maior conscientização do consumidor na busca por produtos cada vez mais saudáveis e menos industrializados, que no processo de produção minimize o impacto ambiental, que garanta ser seguro, bom para a saúde e que possa ser adotado em programas de prevenção para a saúde. Queremos o futuro num planeta vivo, orgânico e saudável para se viver.

Câmara recebe laudo que mostra que água do Rio Doce está imprópria para consumo

A Frente Parlamentar do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados recebeu ontem (3) um laudo técnico que mostra que a água do Rio Doce e de seus afluentes está imprópria para consumo humano e de animais. O material foi elaborado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com universidades e outras organizações da sociedade civil.

Perigos dos agrotóxicos, artigo de Roberto Naime

Lourenço Canuto, da Agência Brasil, registra reunião de especialistas para debater o uso inadequado de agrotóxicos nas lavouras, que alertaram para a importância de substituir os defensivos agrícolas por produtos de menor toxicidade e também para o perigo do uso de agrotóxicos contrabandeados.

Vacina contra a dengue pode ser adaptada para o Zika, afirma diretor do Butantan

A tecnologia desenvolvida na formulação da vacina brasileira contra a dengue – que contou com apoio da FAPESP e já entrou na fase final de ensaio clínico – pode ser adaptada para criar um imunizante contra o vírus Zika, afirmou o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, em entrevista concedida à Agência FAPESP.

ICMBio cria Reserva Particular do Patrimônio Natural no Paraná

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) criou na terça-feira (2) a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pedra sobre Pedra, em Campo Magro, no Paraná, com área total de 6,47 hectares. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O que celebrar no Dia Mundial das Áreas Úmidas?

Hoje, 2 de fevereiro, é o Dia Mundial das Áreas Úmidas e o Pantanal é considerada a maior delas. Com 170.500,92 mil km² de extensão e uma biodiversidade ainda não completamente mapeada – foram registradas pelo menos 4.700 espécies -, ele ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estendendo-se pela Bolívia e Paraguai.

O planeta é o que você come!

Jargão comum em nossa sociedade quando pensamos em práticas alimentares nos diz que “você é o que você come”, mas a realidade talvez seja ainda mais complexa e interdependente, mostrando que  “o planeta é o que você come”. Sim, o que comemos não é apenas uma reflexão individual, mas coletiva.

Altamira, uma cidade fatiada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte

“A região já está sofrendo os impactos da instalação do empreendimento sem que tenham havido ações necessárias para mitigá-los. Existe uma situação de gravidade e urgência que começa a se configurar”, alerta a advogada do Projeto Xingu do Instituto Socioambiental.

Ibama investiga origem de mancha suspeita na Bacia de Campos/RJ

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acionou a Marinha e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), participantes do Grupo de Acompanhamento e Avaliação do Plano Nacional de Contingência (PNC), para verificar a origem de uma mancha suspeita com aproximadamente 22 quilômetros quadrados (km²) na Bacia de Campos, no norte fluminense.

Índios Yanomami sofrem com seca e queimadas no interior de Roraima

Sem chuva há mais de um mês, a maior reserva de índios do país, a Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima, sofre com os efeitos da mais intensa estiagem dos últimos 20 anos no estado. “Queimadas estão acontecendo na floresta e os rios menores já secaram”, relata Dário Kopenawa, coordenador de políticas públicas da Hutukara Associação Yanomami.

Cientistas avaliam vida marinha em Abrolhos

Mais uma etapa da expedição científica coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi concluída no sábado passado (30/01). A bordo do navio “Soloncy Moura”, a expedição saiu de Vitória (ES), no dia 26, passou pela foz do rio Doce e esteve no Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA), unidade de conservação federal administrada pelo ICMBio.

Sistema de bioretenção de água de chuva pode ajudar a combater enchentes

Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP), estão estudando um sistema de drenagem de água de chuva alternativo aos utilizados hoje no Brasil, que pode contribuir para minimizar o problema de enchentes em cidades.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros