Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Seca mata 25 mil toneladas de peixes em cidade do interior do Amazonas

A seca que tem sido registrada neste ano no Amazonas já causou a mortandade de milhares de toneladas de peixes. A cidade amazonense de Manaquiri, a 60 km de Manaus, é considerada uma das áreas mais críticas. Mais de 25 mil toneladas de peixes foram encontradas mortas somente em uma faixa de 100 km de extensão entre a boca do Paraná do Manaquiri, que é um afluente do rio Solimões, até a comunidade de Araçatuba.

ONGs lançam plataforma para mapear mudanças no uso do solo no país

Uma rede de organizações não governamentais – o Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima – lançou na quinta-feira (26), em São Paulo, a plataforma MapBiomas, que vai produzir mapas anuais da cobertura e uso do solo no Brasil, por imagens de satélite. A plataforma vai permitir a elaboração de mapas sob demanda e, ainda, a exportação de dados.

Lançado o Portal da Biodiversidade

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançaram nesta quinta-feira (26), em Brasília, o Portal da Biodiversidade, plataforma virtual cuja missão é possibilitar o acesso público a um rico universo científico que já conta com mais de um milhão e meio de registros de espécies.

Lideranças indígenas e povos tradicionais criticam tramitação da PEC 215

Lideranças indígenas, representantes do poder Legislativo, de entidades que atuam em defesa dos direitos dos povos tradicionais e membros do Ministério Público Federal (MPF) criticaram na quinta-feira (26) a aprovação, no fim de outubro, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, na comissão especial destinada a analisar o tema na Câmara dos Deputados.

Fogo na Chapada Diamantina afeta revitalização da bacia do Rio Paraguaçu

O Rio Paraguaçu, o maior rio do território baiano, está sendo prejudicado pelos incêndios na Chapada Diamantina, que ocorrem há pelo menos um mês. O fogo já consumiu a vegetação de várias nascentes e afeta um projeto de revitalização da bacia do Paraguaçu, coordenado pela Conservação Internacional (CI-Brasil).

Papa diz que será catastrófico se COP21 se limitar a interesses particulares

O papa Francisco alertou nesta quinta-feira que seria “catastrófico” se na 21ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) prevalecessem os interesses particulares contra o bem comum e informações fossem manipuladas para proteger projetos.
quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O Código de Mineração, a tragédia da Samarco e os geólogos brasileiros, artigo de Álvaro Rodrigues dos Santos

A revelação dos esquemas de corrupção na Petrobrás com participação ostensiva de funcionários de carreira, o conturbado e sinuoso desencaminhamento da discussão sobre o novo Código de Mineração, o desastroso rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, a revelação pública do estado de insolvência do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral e outros organismos públicos de regulação e fiscalização, a multiplicação de acidentes e instalação de áreas de risco envolvendo o meio físico geológico, são alguns dos fatos que compõem um quadro crítico que está a demandar a reflexão e o posicionamento dos geólogos brasileiros.

No Senado, avança projeto que acelera liberação de licenças ambientais para ‘obras estratégicas’

A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional aprovou nesta quarta-feira (25) projeto que acelera a liberação de licenças ambientais para grandes empreendimentos de infraestrutura, com a criação de um procedimento especial para obras “estratégicas e de interesse nacional”. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 654/2015 integra a Agenda Brasil — pauta listada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, com o objetivo de incentivar a retomada do crescimento econômico.

Licenciamento ambiental mais frágil

Foi uma surpresa. Aproveitando o tenso clima político provocado pela prisão do líder do governo no Senado nesta quarta-feira, a Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional aprovou o projeto de lei (654/2015), do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que torna ainda mais frágil o licenciamento ambiental de grandes obras no país.

“O futuro do planeta está nas cidades”

Conhecida por transformar a mobilidade de diversas cidades do mundo, a urbanista americana Janette Sadik-Khan foi a última conferencista do Fronteiras do Pensamento Porto Alegre 2015. Na noite de segunda-feira, 23 de novembro, Sadik-Khan empolgou o público ao enfatizar, inúmeras vezes, o quão simples pode ser uma mudança no espaço urbano – simples, rápido e barato, três características sempre presentes em seus planejamentos.
quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O solo que desaparece debaixo dos nossos pés

É muito inquietante estudo publicado há poucas semanas (10/10) pela conceituada revista New Scientist segundo o qual um terço dos solos superficiais do planeta está “ameaçado de extinção”. Em dezembro próximo será publicado pela ONU, neste Ano Internacional dos Solos, um relatório sobre essa situação dramática.

Energia solar no campus universitário

A falta de eletricidade causa estragos na vida cotidiana da população da Tanzânia. E, quando se é um estudante que precisa se preparar para uma prova no dia seguinte, sem luz os problemas se agravam e as consequências são nefastas. Mas os escuros tempos estão para ser coisa do passado para muitos universitários.

As contradições da Funai no licenciamento ambiental da hidrelétrica de Belo Monte (PA)

Contradições, falta de um posicionamento claro e contundente por parte da Funai quanto a importantes ações de mitigação de impactos socioambientais da usina de Belo Monte (PA), colocam os povos indígenas da região em uma situação de absoluta vulnerabilidade e incertezas. Leia o Editorial do ISA sobre assunto

Pesquisadores avaliarão impactos ambientais da lama da barragem da Samarco no oceano

O navio de pesquisas Vital de Oliveira, comprado este ano pela Marinha, chegou ontem (24) à tarde em Vitória (ES) para reforçar as equipes que estão verificando os impactos da lama de rejeitos de mineração na fauna e na flora das áreas oceânicas atingidas no último domingo (22).

Comunidade europeia e os lobbies do xisto, artigo de Roberto Naime

Notícia divulgada no site Carta Maior, manifesta que a Europa está sendo influenciada por ações de grupos de interesse favoráveis à extração de gás proveniente de xisto. Inicialmente uma informação. Xisto é a denominação científica de um tipo de rocha metamórfica. No caso se trata da extração de gás produzido por um tipo de rocha sedimentar denominada folhelho betuminoso.

São Paulo deve ganhar programas de gestão de demanda e uso racional da água

A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo está estudando a implementação de programas de gestão da demanda e uso racional de água na região metropolitana como os existentes em países com experiência em enfrentar secas severas e ameaças à segurança hídrica, a exemplo da Austrália.

Ibama prevê que Belo Monte comece a gerar energia em março de 2016

O diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Thomaz Miazaki de Toledo, disse na terça-feira (24) que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, deve começar a gerar energia em março de 2016 na casa de força principal. Segundo Toledo, o enchimento do primeiro reservatório ocorrerá nos próximos 50 dias.

Peruano processa gigante alemã de energia por derretimento de geleiras

Um agricultor peruano apresentou um recurso na justiça alemã contra a gigante da energia da Alemanha RWE, acusando-a de ser parcialmente responsável pelo degelo dos glaciares nos Andes e de colocar em risco sua cidade, anunciou nesta terça-feira (24) a ONG Germanwatch.

Senado aprova MP que aumenta tarifa de luz em caso de estiagem

Na véspera do leilão de 29 usinas hidrelétricas, o plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (24), por 44 votos a favor e 20 contra, a medida provisória que permite que as concessionárias de energia repassem para o consumidor final os custos de despesas extraordinárias provocadas pela estiagem na geração de energia hidrelétrica. A proposta do Executivo pretende compensar as hidrelétricas por eventuais perdas financeiras.
terça-feira, 24 de novembro de 2015

COP21: Demandas indígenas foram excluídas de 119 planos nacionais para a Cúpula do Clima, alerta ONU

PNUD e Fórum Internacional de Povos Indígenas promovem encontros entre líderes indígenas e representantes de governos para garantir que suas demandas sejam incluídas no novo acordo climático.

Sociedade Botânica do Brasil emite nota pública sobre o desastre na Bacia do Rio Doce

Para a SBB, “as autoridades e os técnicos responsáveis, sejam federais, estaduais ou municipais, se mostraram atônitos, tímidos, talvez pela incapacidade para agir em situações de tamanha envergadura. Ministérios e secretarias de meio ambiente e de minas e energia se intimidaram com a gravidade do desastre”

Slow Food: ‘Não reconhecer a importância da relação entre alimento e clima é uma falha grave’

Dentro de poucos dias, os governos do mundo inteiro se reunirão em Paris para falar sobre mudanças climáticas. Depois de mais de 20 anos de debates, negociações e fóruns fracassados, a conferência de Paris (COP 21) tentará concluir, pela primeira vez, um acordo vinculante e universal.

Catástrofes naturais, cada vez mais frequentes, mataram 600 mil pessoas em 20 anos

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou ontem (23) que as catástrofes naturais, cada vez mais frequentes, mataram cerca de 600 mil pessoas em 20 anos. A organização destacou a importância de a Conferência do Clima (COP 21), que começa no dia 30 em Paris, chegar a um acordo.

Emissões da agropecuária podem ser 25% superiores ao que indica a metodologia oficial

As emissões de gases de efeito estufa na agropecuária, os gases que contribuem para o aquecimento global, ficaram praticamente estáveis em 2014, com aumento de 1% em 2014, quando comparado ao ano anterior e representam 27% do total das emissões brasileiras.

Lama de barragem adentra mais de 10 km no mar do ES, diz instituto

A lama da barragem da Samarco, cujos donos donos são a Vale a anglo-australiana BHP Billiton, já adentrou mais de 10 quilômetros no mar do Espírito Santo, de acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). Nesta segunda-feira (23), a prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo, orientou a população para que não entre em contato com a água.

Ministra reconhece que lama vai causar morte de muitas espécies no mar

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse na segunda-feira (23) que o esforço do governo é mitigar o impacto ambiental, mas reconheceu que muitas espécies de fauna vão morrer por causa da lama com rejeitos de minério que vazou do rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), no dia 5 deste mês, já atingiu o mar neste domingo (22) e se espalhou por uma extensão de cerca de 10 quilômetros no litoral do Espírito Santo.

Mudança climática ameaça mais de 500 milhões de crianças, segundo Unicef

Mais de 500 milhões de crianças vivem em áreas com risco extremo de inundações e cerca de 160 milhões vivem em zonas afetadas por fortes períodos de seca por consequência dos efeitos da mudança climática, segundo informou nesta segunda-feira o Unicef.

Proteção do ozônio tem R$ 134 milhões

O Brasil garantiu novos recursos para a proteção da camada de ozônio. Foi aprovado repasse de R$ 134 milhões (US$ 35,9 milhões) pelo Fundo Multilateral para Implementação do Protocolo de Montreal, acordo internacional para eliminar as substâncias que degradam a concentração de ozônio responsável por filtrar a incidência dos raios ultravioletas na Terra. A previsão é que as ações financiadas por esse montante comecem no próximo ano.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros