Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Apoio dos países ricos a projetos de carvão provoca bilhões de dólares em danos

O apoio dos países ricos a usinas de energia movidas a carvão no exterior está resultando em dezenas de bilhões de dólares a cada ano em impactos na saúde local e em poluentes relacionados às alterações climáticas, de acordo com a nova análise divulgada pelo WWF e pelo Oil Change International.

Chuva de lixo espacial é algo mais frequente do que se pensa

Mais de 600 mil objetos de menos de dez centímetros e cerca de 20 mil de maior tamanho que orbitam no espaço são restos de satélites e foguetes e colocam em risco as missões espaciais e que a cada semana caem sobre a Terra, embora em 99,9% dos casos se desintegrem ao entrar na atmosfera.
quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Mudanças climáticas e suas consequências já causam milhares de mortes

Doenças relacionadas à presença de partículas na atmosfera provocaram a morte 7 milhões de pessoas em 2012. Aumento dos preços dos combustíveis poderia reduzir emissões de carbono, cortar pela metade mortes causadas por poluição e gerar 3 trilhões de dólares por ano, mais da metade dos gastos de saúde do planeta.

Embrapa faz análise do solo na região afetada pelo rompimento de barragens

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais pediu à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a recuperação dos solos agricultáveis da região de Mariana, onde a barragem de Fundão, de responsabilidade da empresa Samarco – controlada pela Vale e a BHP Billiton no distrito de Bento Rodrigues -, se rompeu no último dia 5.

ONU estuda revisão de segurança em eventos da Cúpula do Clima de Paris

A secretária-geral da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC), Christiana Figueres, afirmou nesta quarta-feira que a segurança de alguns eventos da Cúpula do Clima de Paris estão sendo revisadas pelos recentes atentados ocorridos na capital francesa.

Estudo internacional avalia causas da crise hídrica no Sudeste do Brasil

O aumento da população e do consumo de água são apontados como os principais fatores associados à crise hídrica no Sudeste do Brasil, segundo estudo realizado por uma rede internacional de cientistas, da qual participa o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Cientistas da Unesp desenvolvem material que pode substituir o vidro

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara desenvolveram um material que pode substituir o vidro em produtos como televisores e celulares. Sustentável e flexível, a película é feita a partir de uma bactéria alimentada com glicose e, segundo os cientistas, é mais barata do que as opções de mercado.

A perenidade do rio São Francisco cada vez mais ameaçada, entrevista com Roberto Malvezzi (Gogó)

A cada dia aumentam as evidências de que a sangria do rio São Francisco progride a passos largos. As estatísticas oficiais divulgadas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) apontam que Sobradinho acumula apenas 3% de sua capacidade, o menor volume da sua história.

Rio Doce terá processo de decantação para evitar rejeitos na sua foz

A mineradora Samarco vai lançar floculantes de origem vegetal no Rio Doce, para decantar os rejeitos de mineração e evitar que eles cheguem à sua foz, depois do rompimento de barragens na cidade de Mariana (MG). A medida foi acordada pela empresa com o governo federal, após análise de técnicos, que chegaram à conclusão que a medida não trará impactos ambientais.

Ministros participam de reunião preparatória de comitê sobre tragédia em Mariana

Cinco ministros participaram na noite de segunda-feira (16) de reunião preparatória do comitê de gestão e avaliação de respostas ao desastre ocorrido após o rompimento das barragens de rejeitos do Fundão e de Santarém, na região de Mariana, em Minas Gerais, e os impactos na bacia do Rio Doce.
segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guandu, ES, divulga análise da água do rio Doce

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guandu divulgou o resultado da análise, feita pelo laboratório Tommasi, da água coletada em três pontos diferentes ao longo do rio Doce, na última terça-feira (10).

Petróleo, o grande vilão na mudança climática, artigo de Rogério Aparecido Machado

Especialistas afirmam que temos pouco tempo para mudar hábitos e tentarmos reverter o quadro da mudança climática. Em 2013, a Academia Nacional de Ciências publicou um estudo que explica o porquê muitas cidades ficarão isoladas em algum grau de submersão devido ao aumento no nível do mar. Em contrapartida, também temos estimativa de que até 2020 todos os cantos do planeta já terão sofrido com essas transformações.

Mais vida e saúde com alimentos orgânicos

Couve, cenoura, banana, brócolis, pimentão, mato, laranja, vagem, salsinha, berinjela, mato, couve-flor, manga, cebolinha, cebola, abobrinha, nirá, mexerica, mato, batata, hortelã, melão, jiló, menta, alho-poró, mato, ervilha torta e galinhas para “postura” (só para colocar ovos).

Universidade peruana cria técnica que usa plantas para gerar eletricidade

As plantas tornaram-se uma alternativa limpa e renovável para enfrentar a falta de energia elétrica na parte da floresta amazônica no Peru graças a uma invenção que aproveita seu potencial para iluminar as casas de uma das regiões mais pobres do país.

Itanhaém/SP fará sistema para captação de água da chuva em prédios públicos

A cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, anunciou nesta semana que deve começar até o fim do mês de novembro, as obras para o reaproveitamento de água da chuva que serão usados no Centro de Pesquisas do Rio Estuário da cidade. Mais de R$ 246 mil serão investidos no projeto.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros