Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Resíduos sólidos: os desafios de uma gestão sustentável

“Não basta a gestão dos resíduos sólidos ser integrada. Ela precisa ser sustentável, envolvendo o conceito de integração entre as etapas do fluxo dos resíduos e ainda os aspectos ambientais, sociais, políticos, econômicos”, diz o biólogo.

Barragem de mineradora se rompe e inunda distrito de Mariana, no interior de Minas

Uma barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu na tarde de ontem (5), no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração.

Alunos da UnB usam nanotecnologia para monitorar poluição do ar

Na Universidade de Brasília (UnB), três estudantes de engenharia de energia desenvolvem um projeto que usa nanotecnologia para medir o grau de poluição do ar. Priscila Gonçalves e os irmãos Eduardo e Luiza Araújo trabalharam no desenvolvimento de nanossensores como projeto de conclusão de curso.

Mudança climática ampliou eventos climáticos extremos em 2014

As atividades humanas que contribuem para o aquecimento global, tais como as emissões de gases de efeito estufa amplificados um grande número de eventos climáticos extremos em 2014 – concluiu um relatório apresentado nesta quinta-feira (5) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA).

União e Estados agirão juntos pelo clima

O governo federal e os Estados atuarão de forma conjunta para frear o aquecimento global. A equipe do Ministério do Meio Ambiente (MMA) reuniu-se, nesta quinta-feira (5), com representantes de secretarias ambientais de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Pará e Acre para discutir questões ligadas às mudanças climáticas e medidas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

UE está otimista em firmar acordo climático na COP21, mas há obstáculos

O comissário de Ação pelo Clima e Energia da União Europeia (UE), Miguel Arias Cañete, afirmou nesta quinta-feira (5) que está otimista com o rumo das negociações prévias à Cúpula sobre a Mudança Climática (COP21), que será realizada em dezembro na França, apesar de destacar que o “caminho não está isento de obstáculos”.

‘Mudança climática não tem passaporte e não conhece fronteiras nacionais’

Secretário-geral fez declaração em evento de alto nível sobre o tema nesta quarta-feira; Ban afirmou que um acordo significativo sobre a questão deve ser “universal e justo”; Conferência das Nações Unidas sobre o clima, conhecida como COP21, começa em 30 novembro, em Paris.

Estudo do INPE quantifica o papel do desmatamento e da degradação florestal nas emissões de CO2

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apresenta cenários de uso da terra e emissões de gases do efeito estufa atualizados para a Amazônia Brasileira. Combinando elementos qualitativos e quantitativos, o estudo acaba de ser publicado por pesquisadores do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST/INPE). Clique aqui para versão on-line do artigo.

Florianópolis bate pela 2ª vez recorde de “cidade que mais recicla óleo”

Sabe aquele óleo de cozinha velho? Ele pode ser descartado em um dos 250 pontos de coleta de Florianópolis (SC) e evitar danos ao meio ambiente. Nos últimos 17 anos, mais de três milhões de litros de óleo deixaram de ir para o ralo ou para o lixo por causa de um programa de reciclagem de óleo, o ReÓleo, da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis).

UE anuncia apoio à política brasileira de combate ao desmatamento da Amazônia

A União Europeia (UE) manterá seu apoio aos esforços brasileiros para combater o desmatamento na Amazônia, inclusive como parte de um fundo de 500 milhões de euros criado para financiar projetos de preservação florestal em diversos países, disseram na terça-feira (3) no Rio de Janeiro fontes comunitárias.
quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Canal nicaraguense traz ameaça ambiental

Os profundos temores da comunidade científica nacional e internacional, sobre os danos à natureza pela construção de um canal interoceânico na Nicarágua, ressurgiram com força ao ser divulgado um estudo que revela graves ameaças ambientais que a gigantesca obra representa.

Processo evolutivo do mosquito da dengue é rápido, constata estudo

No que se refere à capacidade de adaptação ao ambiente hostil das grandes cidades, talvez nenhuma espécie de mosquito tenha conseguido tanto sucesso quanto o Aedes aegypti – aquele com o corpo coberto de listras brancas que, para azar dos humanos, é capaz de transmitir doenças como dengue, febre amarela, febre chikungunya e zika.

Fundo Clima ajuda a recuperar o Cantareira

Medidas de reflorestamento, produção florestal e pesquisa científica serão novas aliadas no combate à crise hídrica de São Paulo. Projeto apoiado pelo Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), promoverá a reposição de 50 mil mudas e a recuperação de 25 hectares na região do Sistema Canteira, entre outras ações. Ao todo, R$ 500 mil serão investidos.

ONU considera propostas de redução de emissão de gases poluentes ‘insuficientes’

A ONU considerou na sexta-feira (30) que as reduções de emissão de gases poluentes que os países se comprometeram voluntariamente a cumprir são “insuficientes” para evitar a alta da temperatura global a valores inferiores a dois graus Celsius.

Pesquisadora explica como indígenas ajudam a preservar sementes do país

Viva Maria se ocupou de um tema que é crucial para a soberania do povo brasileiro e também para a reafirmação dos territórios indígenas. Falo das sementes, que ontem foram alvo de uma roda de conversa com mediação da pesquisadora Terezinha Dias, da Embrapa Recursos Genéticos – Cenargem.

Saiba porque a 215 é a PEC do Mal, artigo de Montserrat Martins

Você, que não suporta política, o que tem a ver com a PEC 215? Que diferença faz se o Congresso assume o poder de regulamentar as terras indígenas? Você, que não tem nada a ver com isso, vai sofrer mais desequilíbrio climático, secas ou inundações, calor ou frio em excesso, sabe porque? O Congresso está dominado por ruralistas que cobiçam essas mesmas terras, que também são reservas naturais. Menos áreas protegidas, mais desmatamento, mais desequilíbrio climático para todos nós.

Peixes são encontrados mortos em rio no município de Areia Branca/SE

Os criadores de peixe do Rio Jacarecica, no município de Areia Branca, distante 36 quilômetros de Aracaju, perderam praticamente toda a criação. Segundo os piscicultores, a suspeita é que a falta de oxigenação na água provocou a mortandade, eles acreditam que mais de uma tonelada de peixe morreu.

No AC, jovens criam dispositivo que usa luz solar para carregar celular

Nada de tomadas. Foi usando papelão, uma placa solar e um circuito USB que 15 jovens do 2º ano do ensino médio de uma escola em Rio Branco criaram um carregador de celular movido à luz do sol. O projeto foi desenvolvido durante o programa Miniempresa, realizado pela organização não governamental (ONG) Junior Achievement Pernambuco no Acre.

Cientistas desenvolvem bateria de lítio-ar mais eficiente

Um novo tipo de produto químico pode fornecer energia para as baterias de lítio-ar – que há muito tempo sofre obstáculos tecnológicos – o que pode contribuir para a criação de um produto capaz de fazer frente à gasolina nos carros, disseram investigadores nesta quinta-feira (29).

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros