Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Metas brasileiras para o clima

Nesta sexta-feira, a sociedade civil apresentará a meta de emissões de gases de efeito estufa – responsáveis pelas mudanças climáticas – para o Brasil. A menos de seis meses da próxima conferência internacional sobre o tema, a COP21, o governo brasileiro tem o compromisso de apresentar uma meta de quanto emitirá depois de 2020.

Esgoto tratado aumenta produtividade na agricultura de água

Em tempos de escassez de água, pesquisas que resultam em métodos de economia desse recurso são fundamentais. É o caso da pesquisa feita pelo Núcleo de Pesquisa em Geoquímica e Geofísica da Litosfera (Nupegel) da USP, em Lins e Piracicaba, sobre irrigação de solos agrícolas utilizando os resíduos do tratamento de esgoto.

Nova estratégia da vacina brasileira anti-HIV será testada em macacos

Após os resultados animadores obtidos nos primeiros testes em macacos, realizados no ano passado, a vacina brasileira contra o HIV, que está sendo desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), do Incor e do Instituto Butantan, passará por uma nova fase de experimentos de imunização usando o mesmo tipo de animal.
quinta-feira, 25 de junho de 2015

Negócio da água ameaça agricultura familiar no Chile

Santiago, Chile, 25 de maio de 2015 (Terramérica).- Os direitos de água no Chile, privatizados durante a ditadura militar de 1981, mantém em xeque a agricultura familiar e camponesa, que luta pela reconversão, ao menos parcial, desse recurso ao controle público.

Especialista da ONU pede responsabilização de empresas por exploração indevida de recursos naturais

“As empresas têm um papel desproporcional nos processos de tomada de decisão sobre a exploração dos recursos naturais. Mas elas não estão sujeitos a cumprir juridicamente as obrigações de direitos humanos”, disse relator especial ao Conselho de Direitos Humanos.

O Papa, o aquecimento global e a encíclica ecológica, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A encíclica ecológica do papa Francisco – cujo título “Laudato Si’” (“Louvado sejas”) faz referência ao Cântico das Criaturas, poema em que São Francisco de Assis chama o Sol, a Lua, a Água e a Terra de irmãos e irmãs – diz que o combate ao aquecimento global e à degradação do meio ambiente é um imperativo moral para todos os católicos.

Energia solar expandirá US$ 3,7 tri até 2040 e superará combustível fóssil

As energias renováveis atrairão quase dois terços dos investimentos em novas usinas de energia nos próximos 25 anos, superando as contribuições feitas em combustíveis fósseis, em um momento em que a queda dos custos está transformando a energia solar na primeira alternativa dos consumidores e dos países mais pobres.

Seminário debate situação energética no Paraná

O debate o “Paraná frente a situação energética do país”, que se realiza até o dia 24 de junho em Curitiba, com apoio de diversas entidades, como a Copel e a Itaipu, discute as informações da possível falta de energia elétrica e seu aumento por custos alternativos de produção. Questões que preocupam todos os segmentos da sociedade brasileira.

Para avançar na descoberta de fármacos, Brasil precisa fortalecer química medicinal

O Brasil tem um grande potencial no que se refere à descoberta de novos medicamentos contra doenças negligenciadas. Existem, no entanto, barreiras importantes a serem superadas, entre elas a falta de profissionais e de infraestrutura experimental na área de química medicinal.
terça-feira, 23 de junho de 2015

Centenas de peixes aparecem mortos no Açude Castanhão, no Ceará

Milhares de peixes morreram no último fim de semana, no Açude Castanhão, em Jaguaribara, a 254 km de Fortaleza. De acordo com um piscultor da cidade, Anderson Oliveira, os peixes morreram depois que as comportas do açude foram abertas.

Pequenos agricultores elogiam plano safra, mas cobram reforma agrária

Representantes de entidades de trabalhadores rurais e movimentos sociais ligados ao campo, que participaram na segunda-feira (22) do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 elogiaram o anúncio de R$ 28,9 bilhões para o setor, mas cobraram mudanças para facilitar o acesso ao crédito e uma política clara de reforma agrária do governo da presidenta Dilma Rousseff.

Tribunal de Justiça do RS rejeita Lei Municipal para alteração das Áreas de Preservação Permanente – APPs

Os vereadores do município de Soledade no Rio Grande do Sul, na sessão do dia 18 de agosto de 2014 aprovaram por 11 X 01 a inclusão no Plano Diretor de um capítulo que fixa as Áreas de Preservação Permanentes – APP no perímetro urbano nos cursos de água de menos 10 metros em 15 metros.

Em 16 anos, desmatamento da Amazônia Legal foi quase o tamanho de SP

O desmatamento da Amazônia Legal, no período de 1997 a 2013, chegou a 248 mil quilômetros quadrados, quase o tamanho do estado de São Paulo, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), divulgada na sexta-feira (19).

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros