Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Integrar criação de peixes com hortaliças economiza 90% de água e elimina químicos

A criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças, chamada de aquaponia, pode economizar até 90% de água em relação à agricultura convencional e ainda eliminar completamente a liberação de efluentes no meio ambiente, pois trata-se de um sistema fechado, diferentemente das criações convencionais.

Feijão-caupi tolerante à seca exige a metade da água usada nas plantas convencionais

Este ano, no centenário da seca de 1915, que matou milhares de pessoas e animais, arrasou plantações e cidades inteiras no sertão do Nordeste brasileiro, a Embrapa avança no desenvolvendo das primeiras cultivares de feijão-caupi tolerantes à estiagem.

Uso de agrotóxicos subiu 162% em 12 anos, mostra pesquisa

O setor agrícola brasileiro comprou, no ano de 2012, 823.226 toneladas de agrotóxicos – muitos deles, proibidos em outros países. De 2000 a 2012, o aumento em toneladas compradas foi 162,32%. Os dados estão no Dossiê Abrasco – Um Alerta sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde, lançado na terça-feira (28) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em evento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

As lições da Seca do Milênio

Acostumados a conviver com a alternância entre períodos de seca e de inundações, os australianos foram surpreendidos no fim do século 20 pela chamada Seca do Milênio, uma estiagem sem precedentes que atingiu todo o país entre os anos de 1997 e 2009 e afetou fortemente a cidade de Melbourne, capital do estado de Victoria.

Avanço em saneamento é insuficiente para atingir meta, diz Instituto Trata Brasil

Se permanecer o atual ritmo, o Brasil não deve cumprir, no tempo previsto, as metas de universalização do saneamento básico, previstas pelo governo federal para serem concluídas até 2033, de acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico – revelou o Ranking do Saneamento Básico, divulgado ontem (28) pelo Instituto Trata Brasil.

Especialista em gestão da água ressalta que adoção de medidas e uso racional podem reverter o estresse hídrico

No Brasil, ainda hoje tem-se uma cultura de uso não racional de água, estimulada pela percepção de que se trata de um recurso abundante que “nunca vai faltar”, disse a diretora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, professora Marina Ilha.

Epidemia de dengue: gestão do lixo faz a diferença, artigo de Francisco Oliveira

A dengue se tornou uma epidemia no país e fora dele. A questão é tão grave que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos emitiu alerta aos americanos para o risco de contrair dengue e malária em viagens ao Brasil.

Minas Gerais bate recorde de desmatamento e condomínios avançam sobre últimos remanescentes de Mata Atlântica

Mesmo restrita a 8,5% de sua cobertura vegetal original, a Mata Atlântica continua perdendo remanescentes florestais e somente entre 2012 e 1013 foram quase 24 mil hectares desmatados, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da SOS Mata Atlântica e do INPE.

Após ‘aval’ do MP, Limeira retoma estudos para usar ‘Aedes do Bem’

Após o Ministério Público (MP) ter proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à Prefeitura de Piracicaba (SP) para liberar o Aedes Aegypti transgênico, que não pica e não transmite a dengue, a Prefeitura de Limeira (SP) decidiu retomar os estudos para a implantação do projeto, segundo o secretário de Saúde.

Consumo de água em plantações e jardins cai 50% com novos sensores

Sensores desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), prometem ajudar agricultores a economizar água. Simples e eficientes, os aparelhos estão evitando perdas de até 50% nas plantações e jardins em que foram testados e devem chegar ao mercado em maio.
segunda-feira, 27 de abril de 2015

Água mineral natural engarrafada e seus impactos ambientais, por Henrique Cortez

A indústria da água engarrafada é uma das atividades que mais crescem no mundo, mesmo diante de uma grande crise financeira global. O competente marketing da indústria fixou no inconsciente das pessoas o mito de que a água engarrafada é mais segura e saudável.

Precário serviço de fornecimento de energia elétrica; Uma afronta aos pernambucanos, artigo de Heitor Scalambrini Costa

É uma afronta aos pernambucanos, que sofrem com o precário serviço de fornecimento de energia elétrica, os benefícios tarifários concedidos à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acaba de anunciar novo reajuste ordinário – a contar a partir de 29 de abril próximo. Para os consumidores residenciais, o reajuste foi de 11,19%, e, para as indústrias, de 10,91%.

Vazão no São Francisco será ampliada para diluir mancha no rio, diz comitê

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco informou nesta sexta-feira (24) que a vazão do rio será aumentada neste fim de semana para tentar diluir a mancha escura que surgiu desde o dia 10 e já ocupa 34 de extensão entre os Estados de Alagoas e Sergipe.

Campinas/SP chega a 26,3 mil casos de dengue, aponta vigilância estadual

O número de casos de dengue em Campinas (SP) chegou a 26.330, segundo informações do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual. Na semana passada, a prefeitura não divulgou dados atualizados sobre a epidemia. O mais recente balanço da Secretaria Municipal de Saúde apontava 22.544 registros da doença até 13 de abril.

Cantagalo/RJ espera vacinar 60 mil bovinos contra febre aftosa em maio

Com o maior rebanho bovino da Região Serrana do Rio, a cidade de Cantagalo espera vacinar cerca de 60 mil cabeças de gado na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que já começa no próximo dia 1º de maio. Nesta fase, que vai até o dia 31 do mesmo mês, todos os animais têm que receber a vacina, independentemente da idade.

Com bolhas de sabão e ponteira a laser, cientistas criam ’sol artificial’

Com água, detergente para lavar louça e uma ponteira a laser, daquelas usadas em palestras, o casal de físicos Adriana e Alberto Tufaile criou um modelo experimental e forneceu uma nova explicação para um fenômeno natural que fascina a humanidade há pelo menos 2,3 mil anos, desde os tempos de Aristóteles: o aparecimento de um conjunto de efeitos luminosos em torno do Sol denominado tecnicamente parélio.

Invenção transforma água do mar em potável com energia solar

Uma parceria entre membros do MIT e de uma empresa indiana chamada Jain Irrigation Systems criou um método para transformar água salgada em potável. Por conta da invenção, eles foram os vencedores de um desafio da USAID, um órgão do governo americano que lida com populações que passam necessidades.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros