Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Japão cria barreira ‘desdobrável’ para conter tsunamis

Pesquisadores japoneses desenvolveram uma barreira litorânea desdobrável que se eleva automaticamente através da força das ondas, capaz de diminuir o impacto de grandes tsunamis sem a necessidade da construção de novas estruturas fixas que estragam as paisagens naturais do país.

China está prestes a superar EUA como principal causador do aquecimento global

A China está prestes a superar os Estados Unidos como a principal causa do aquecimento global provocado pelo homem desde 1990, ano de referência para a ação sobre mudanças climáticas liderada pela ONU, informou nesta segunda-feira, 13 de abril, a agência Reuters.

O pior quinquênio (2011-15) da economia brasileira em 115 anos? artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O Brasil está passando por um período de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). A variação do PIB brasileiro de 2014 foi de apenas 0,1%. Isto quer dizer que houve queda da renda per capita de 0,7%. Mas a realidade do “Pibinho” pode ser muito pior em 2015, pois há previsões de queda que variam de 1% a 2% durante o corrente ano.
quinta-feira, 16 de abril de 2015

Nepal mostra o caminho para a conservação da biodiversidade

Ao entardecer, quando os raios do sol banham a exuberante paisagem, o Parque Nacional de Chitwan, localizado 200 quilômetros ao sul de Katmandu, capital do Nepal, e considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um lugar de absoluta tranquilidade.

Estudo revela que bactérias ‘do bem’ ajudam a conservar os alimentos

Aumentar o valor nutricional e melhorar a segurança de produtos alimentícios a partir da utilização de compostos produzidos por microrganismos presentes nos próprios alimentos são objetivos de um grupo de pesquisadores no Estado de São Paulo. Para avançar nos resultados de seus estudos, eles contam com a colaboração de colegas argentinos.

Excesso de peso atinge 52,5% dos brasileiros, segundo pesquisa Vigitel

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15) revela que o índice de brasileiros acima do peso segue em crescimento no país – mais da metade de população está nesta categoria (52,5%) e destes, 17,9% são obesos, fatia que se manteve estável nos últimos anos.

Embrapa seleciona 8 variedades de grama mais econômicas e seguras

Uma pesquisa da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), em parceria com a Unicamp, o Instituto Agronômico de Campinas e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), identificou espécies nativas de grama que podem representar mais economia e segurança.

Casos notificados de dengue passam dos 42 mil em Sorocaba/SP

A Secretaria de Sorocaba (SP) divulgou nesta quarta-feira (15) os novos números da dengue na cidade. Desde o início do ano, foram notificados 42.271 casos da doença e 15 mortes também foram confirmadas pelo instituto Adolfo Lutz. Um novo centro de monitoramento com capacidade para 200 atendimentos por dia foi inaugurado na zona norte.

Startup desenvolve equipamentos portáteis para tratamento de dor

Durante a Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014, um dispositivo semelhante a uma joelheira, usado na perna direita pelo atacante da seleção brasileira Neymar para tratar uma lesão que sofreu em uma partida contra o Chile, despertou curiosidade sobre a função do dispositivo.

Estão aí de volta as águas escondidas

Como foi destacado em editorial há poucos dias (Estado, 7/4), precisamos prestar atenção às notícias que têm chegado da Califórnia (EUA): cientistas advertem que com a seca persistente por lá há quatro anos as reservas de água são suficientes para apenas um ano (Los Angeles Times, 18/3); a Universidade da Califórnia insiste em que é preciso estabelecer racionamento imediato do consumo em todas as áreas porque a seca é a mais grave em muitos séculos – e o racionamento precisa começar na agricultura, que usa 80% da água. Também a ONU relembra a carência de água em grande parte do mundo e a necessidade de gestão competente.

Seca é o principal motivo da queda de 1% do PIB do Brasil, diz FMI

Pelo quinto ano consecutivo, os países emergentes devem reduzir sua previsão de crescimento. De acordo com o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado nesta terça-feira (14), o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco deve crescer apenas 4,3% em 2015.
terça-feira, 14 de abril de 2015

Província de Ontário, no Canadá, cria bolsa de gases de efeito estufa

Ontário, a província mais populosa do Canadá e motor da economia canadense, vai limitar suas emissões de gases de efeito estufa através da criação de um mercado de direitos de poluição – anunciou nesta segunda-feira (13) a primeira-ministra Kathleen Wynne.

China superará EUA como principal causador do aquecimento global atual

A China está prestes a superar os Estados Unidos como a principal causa do aquecimento global provocado pelo homem desde 1990, ano de referência para a ação sobre mudanças climáticas liderada pela ONU, em uma guinada histórica que pode aumentar a pressão sobre Pequim para adotar medidas.

Cuidado de paciente de UTI em ventilação mecânica deve mudar

Um estudo brasileiro publicado no The New England Journal of Medicine deverá mudar em todo o mundo o tratamento de portadores da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), que causa insuficiência respiratória e requer o uso de ventiladores mecânicos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
segunda-feira, 13 de abril de 2015

Obesidade pode ter efeito protetor contra o Alzheimer, diz estudo

A obesidade faz aumentar ou protege contra o risco de Alzheimer? Um estudo publicado nesta sexta-feira (10), na contramão de trabalhos precedentes, indica que pessoas magras têm mais risco de desenvolver demência em comparação às de peso normal ou obesas.

Drone é capaz de plantar até 1 bilhão de árvores por ano

Uma startup britânica resolveu apostar na tecnologia dos drones para plantar um bilhão de árvores por ano, uma solução que estaria à altura da devastação “industrial” das florestas, pois pode frear o desmatamento e recuperar tudo o que foi destruído – um dos grandes desafios dos nossos tempos.

Empresas iniciam trabalhos para retirar material poluente de incêndio em Santos

As empresas Suatrans Cotec e Ambipar começaram no sábado (11) os preparativos para retirada do material poluente que ficou represado no lago localizado ao lado do terminal de granel líquido da Ultracargo, na Alemoa, onde ocorreu o incêndio que durou nove dias, segundo informação da prefeitura de Santos.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros