Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Crise energética anunciada

“Hoje o Brasil é altamente dependente da energia hidrelétrica, mas nos próximos anos os reservatórios de água estarão vulneráveis aos novos regimes hidrológicos e isso vai gerar um impacto sobre o potencial hidráulico”, adverte Sergio Margulis, ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência – SAE.

A água revela o despreparo do Brasil para enfrentar os impactos do clima

A água é o elemento da natureza que melhor expressa os impactos do clima, quer seja por secas estremas ou grandes enchentes, e evidencia como estamos sendo, todos, diretamente afetados. Viva em uma grande metrópole ou no campo, os impactos do desmatamento e da poluição nos atingem diariamente e podem ser sentidos nas coisas mais corriqueiras do cotidiano, desde a falta d’água ao preço dos alimentos ou de contas como de água e luz.

CTNBio aprova comercialização de eucalipto transgênico

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou na quinta-feira (9) a liberação comercial do eucalipto transgênico. A liberação foi solicitada pela FuturaGene Brasil Tecnologia Ltda, empresa de biotecnologia da Suzano Papel e Celulose. De acordo com nota divulgada pelo órgão, foram 18 votos a favor e 3 contra. A espécie liberada é a Eucalyptus spp L., contendo um gene da planta Arabidopsis thaliana.

Para professor da USP, liberação do eucalipto transgênico é um erro

A liberação comercial do eucalipto transgênico no Brasil é um erro, segundo avaliação de um dos integrantes da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e professor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Kageyama. A CTNBio decidiu na quinta-feira (9) pela comercialização do produto por 18 votos a favor e 3 contra, e Kageyama foi um dos votos vencidos.

Brasil lança plano de combate a poluentes cancerígenos

O governo brasileiro concluiu o texto final do Plano Nacional de Implementação da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes. O documento traz medidas de controle relacionadas ao uso, à produção, importação, exportação e à disposição final de substâncias poluidoras, conhecidas como Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs).

Acidez dos oceanos causou a pior extinção em massa da Terra

Cientistas disseram nesta quinta-feira que grandes quantidades de dióxido de carbono expelidas por erupções vulcânicas colossais na Sibéria podem ter tornado os oceanos do mundo perigosamente ácidos 252 milhões de anos atrás, o que ajudou a desencadear uma calamidade ambiental global que matou a maioria das criaturas terrestres e marinhas.

Bactérias combatem bactérias para conservar alimentos

Aumentar o valor nutricional e melhorar a segurança de produtos alimentícios a partir da utilização de compostos produzidos por microrganismos presentes nos próprios alimentos são objetivos de um grupo de pesquisadores no Estado de São Paulo. Para avançar nos resultados de seus estudos, eles contam com a colaboração de colegas argentinos.

Videocast: Desta água não beberei

Como anda a qualidade dos rios e córregos que cortam o Brasil? Que tipos de contaminação ocorrem nas cidades? E no campo? O poder público está cumprindo seu papel de proteção dos nossos recursos hídricos? Quem são as pessoas que se dedicam à causa da preservação das águas no nosso País?
quinta-feira, 9 de abril de 2015

Obama alerta EUA sobre mudança do clima ligando fenômeno a risco vital

O aquecimento global não afeta apenas o clima, mas também ameaça a saúde dos norte-americanos, disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao anunciar medidas que várias empresas e o governo adotarão para entender o problema e agir para contê-lo.

Instituto Nacional de Câncer – Inca condena uso de agrotóxicos e recomenda redução para prevenir câncer

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) se posicionou ontem (8) contra o modo como os agrotóxicos são usados no Brasil, recomendando sua redução em um documento de cinco páginas, no qual ressaltou os riscos dessas substâncias para a saúde e de contribuírem para a incidência de câncer.

Senado aprova texto base da lei da biodiversidade

Foi aprovado pelo Plenário do Senado o texto base do novo marco legal da biodiversidade, fruto de entendimento promovido pelo relator, senador Jorge Viana (PT-AC), que obteve consenso em torno da maior parte da proposta. Três pontos ainda divergentes serão analisados separadamente na próxima semana.

Estudo da USP desvenda mecanismo de inibição da divisão bacteriana

Em um artigo divulgado segunda-feira (06/4) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) descreveram em detalhes o mecanismo pelo qual uma proteína chamada MciZ inibe o processo de divisão bacteriana.
terça-feira, 7 de abril de 2015

Plantio de eucalipto aumenta chuva em regiões altas das Serras do Mar e Mantiqueira

A substituição da vegetação natural das encostas das Serras do Mar e da Mantiqueira pelo plantio de eucalipto aumenta o volume de chuva sobre as áreas mais altas e, consequentemente, os riscos de deslizamentos de terra nessas regiões serranas durante a estação chuvosa – entre dezembro e fevereiro.

Cetesb: incêndio em tanques de combustível não aumentou poluição em Santos

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) do estado de São Paulo informou, no fim da tarde de segunda-feira (6), que suas estações de monitoramento da qualidade do ar em Santos não detectaram aumento significativo na concentração de poluentes no município em razão do incêndio que atinge tanques de combustíveis da empresa Ultracargo, no Terminal da Alemoa, na Baixada Santista.

Mudança do clima tem que ser levada a sério, diz governador da Califórnia/EUA

O governador da Califórnia, que na quarta-feira (1) anunciou medidas de urgência para economizar água devido a uma seca histórica, defendeu neste domingo (5) sua decisão argumentando que as mudanças climáticas não são uma brincadeira para seu estado.

Supermercados começam a cobrar por sacolinhas em São Paulo

Os supermercados e outros estabelecimentos da cidade de São Paulo estão adotando, desde segunda-feira (5), novas regras para as sacolinhas de plástico utilizadas pelos consumidores para levar as compras para casa. O consumidor poderá ter de pagar, em média, 10 centavos por unidade.

Certas espécies de plantas atraem polinizadores eficientes, aumentando biodiversidade em florestas restauradas

Em um estudo inédito realizado no nordeste do estado de São Paulo, especificamente nas cidades de Ribeirão Preto, Jaboticabal, Monte Alto e Sertãozinho, durante mais de quatro anos, a bióloga Fabiana Palmeira Fragoso coletou dados sobre a presença de insetos polinizadores, como abelhas, moscas e borboletas, nos ambientes em processo de restauração florestal.

OMS confirma relação do herbicida glifosato com o câncer em humanos e animais

A Agência Internacional para Investigação sobre Câncer (IARC, sigla em inglês), instituição especializada da Organização Mundial de Saúde(OMS), confirmou em recente estudo a relação direta do agrotóxico glifosato como agente potencial de câncer em humanos e animais.

Prefeitura inaugura maior unidade de conservação de Curitiba

Em comemoração ao seu aniversário de 322 anos, no sábado, 28/3, Curitiba inaugurou o Refúgio de Vida Silvestre do Bugio, agora, a sua maior unidade de conservação de proteção integral, com 800 hectares, divididos também com os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande.

Testes em animais são reduzidos com novos ensaios in vitro e simulações

Impulsionada pela opinião pública e pelo desenvolvimento científico e tecnológico da toxicologia, que estuda os efeitos de substâncias químicas sobre os organismos, a busca por métodos alternativos aos testes de laboratório em animais já apresenta resultados: simulações de interações moleculares em computador e novas tecnologias para ensaios in vitro minimizam o uso de cobaias e apontam para um futuro livre de testes in vivo.

Nova vacina produz anticorpos que podem neutralizar o ebola, diz estudo

A vacina experimental VSV-ZEBOV contra o ebola, com a qual foram realizados testes clínicos de fase 1 em paralelo na Suíça, Gabão, Quênia e Alemanha, produz anticorpos capazes de neutralizar o vírus, anunciaram os Hospitais Universitários de Genebra (HUG).

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros