Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 20 de março de 2015

Balanço hídrico e outorga, artigo de Roberto Naime

Indubitavelmente o mecanismo de outorga de recursos hídricos tanto acondicionados em aquíferos subterrâneos, freáticos ou continentais, e em cursos de água e outros mananciais superficiais, é um dos mecanismos mais eficazes e eficientes de controle e execução de gestão pública de recursos hídricos.

Brasil poderia poupar 10% de sua energia trocando lâmpadas por modelos LED

Com o aumento da tarifa de eletricidade residencial em todo país, ficando em média 25% mais cara, os consumidores buscam alternativas para economizar na conta de luz. Além das medidas de uso consciente dos chuveiros e eletrodomésticos, a troca das lâmpadas fluorescentes pelos modelos de LED reduzem o consumo e os gastos com energia em até 85%.

Programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água a partir desta segunda (16/03)

No dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. Criada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro – a data visa a discutir globalmente e chamar atenção para os problemas relacionados aos recursos hídricos disponíveis no planeta.

95% das geleiras do mundo estão se retraindo ou diminuindo – em extensão e profundidade!

Mudanças Glaciais
Data: Quarta - 18 de março | Início: 22h43 | Término: 00h
National Geographic Channel
Documentário / Diversos
Nome Original: Chasing Ice
Cor: Colorido
Classificação: Programa livre
James Balog, fotógrafo da National Geographic, já foi cético sobre as mudanças climáticas. Mas isso mudou, e agora ele mostra as inegáveis provas das mudanças em nosso planeta.
quinta-feira, 19 de março de 2015

O perigo do sal: ‘A maioria de nós nem sequer sabe o quanto de sódio consome’

OPAS/OMS convoca a indústria produtora de alimentos a reduzir o sal em seus produtos, especialmente entre os produtos consumidos por crianças, bem como pôr fim à publicidade infantil de produtos com sódio em excesso. “O sabor salgado é uma preferência adquirida”, destaca especialista, lembrando a responsabilidade de pais e demais responsáveis.

Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima

Análise do grau de poluição de 111 rios brasileiros, divulgada nesta quarta-feira (18) pela organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, revela que 23,3% das águas é ruim ou péssima. De acordo com a legislação brasileira, as águas nessa situação não podem sequer receber tratamento para consumo humano ou ser usadas para irrigação de lavouras.

Conferência da ONU sobre desastres termina com acordo-base

Representantes de mais de 180 países conseguiram, após árduas negociações, assinar nesta quarta-feira em Sendai (noroeste do Japão) um plano de prevenção de desastres da ONU para os próximos 15 anos, que procura impulsionar a cooperação internacional para diminuir a ameaça que representa a mudança climática.

Estudo desvenda como exercícios protegem o pâncreas de diabético

Um estudo conduzido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que uma substância secretada pelos músculos em resposta ao exercício físico – a interleucina 6 (IL-6) – aumenta a sobrevivência das células pancreáticas produtoras de insulina em um modelo de diabetes do tipo 1.

Oito bilhões de turistas em áreas protegidas

O turismo ecológico – quando empreendido em escala moderada e seguindo regras que preservem os ecossistemas visitados – é um excelente instrumento de conservação, por gerar renda para comunidades que, na ausência de outras opções, estariam obrigadas a caçar, derrubar florestas e expandir áreas cultivadas.
quarta-feira, 18 de março de 2015

Usina nuclear abandonada vira parque temático na Alemanha

Visitar um lugar novo pode ser a receita ideal para quem quer se divertir, ainda mais quando o destino conta com diversas opções de passeios para fazer. Por exemplo, quem viaja para os Estados Unidos, pode tentar ir aos parques temáticos pouco visitados por turistas em Orlando, no estado da Flórida. Já aqueles que preferem um programa bem excêntrico podem conhecer algum dos parques mais estranhos do mundo.

Os antigos segredos de uma geleira que "sangra" estão finalmente sendo revelados

Em contraste com toda a imensidão branca da Antártida, as Cachoeiras de Sangue são dramaticamente vermelhas. A cor vem da antiga água do mar que é rica em ferro, e está presa sob o gelo há 2 milhões de anos. Agora, pela primeira vez, os cientistas têm sido capazes de colher uma amostra do que está guardado nas profundezas do gelo.

Deserto verde e Defaunação, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O Brasil já destruiu 93% da Mata Atlântica, mais de 50% do Cerrado e mais de 20% da Amazônia. A degradação não poupou outros biomas, tais como a Mata de Cocais, os Mangues, a Caatinga, a Mata de Araucária, os Pampas e o Pantanal. Assim, o Brasil que não pensa em restaurar a sua rica biodiversidade original, tem muita terra, roubada das florestas, à disposição da agricultura, do reflorestamento e da pecuária.

O dendê em sistemas agroflorestais enriquece o solo e armazena mais carbono

Sistemas agroflorestais (SAFs) integrados com dendezeiros possuem alta capacidade de armazenar carbono e aumentar a quantidade de nutrientes no solo. Esses foram os primeiros resultados de um estudo conduzido pela Embrapa, em parceria com universidades e iniciativa privada, publicado na Revista Agroforestry Systems.

Pesquisa da USP faz lixo presente nos esgotos virar concreto em São Carlos/SP

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos (SP) descobriram uma maneira de aproveitar parte do lixo despejado no esgoto. Para reutilizar a areia coletada do local, por exemplo, foram experimentadas diversas misturas para fazer concreto. Nesse caso, a economia na compra de uma tonelada de areia pode chegar a R$ 500 por mês.

Vacina contra dengue pode sair em 2016; veja como estão as pesquisas

Os números da dengue no Brasil têm deixado as autoridades em alerta: a doença já infectou 224,1 mil pessoas só este ano, 162% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Uma vacina seria um importante instrumento para prevenir surtos e epidemias, porém até agora não existe um produto aprovado para esse propósito.

Cantareira segue em alta e nível vai a 15,3%; todos os sistemas sobem

O Sistema Cantareira, que abastece 5,6 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo, subiu pela 11ª vez seguida e chegou a 15,3% nesta terça-feira (17), segundo boletim divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A alta é de 0,3 pontos percentuais em relação ao dia anterior.

Ministério Público pede a suspensão de ‘Aedes transgênico’ em Piracicaba/SP

O Ministério Público (MP) pediu para que seja suspensa a liberação do mosquito Aedes Aegypti geneticamente modificado, que não pica e nem transmite a dengue, e instaurou um inquérito que apura detalhes sobre o projeto piloto contratado pela Prefeitura de Piracicaba (SP). A cidade seria a primeira do estado de São Paulo a usar o método no combate à doença. A Secretaria de Saúde informou que vai respeitar as recomendações.
terça-feira, 17 de março de 2015

"Alimentos ultraprocessados são ruins para as pessoas e para o ambiente"

Para quem deseja uma boa alimentação, não há saída que não envolva a preparação culinária, defende o professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) Carlos Augusto Monteiro, coordenador técnico do novo Guia alimentar para a população brasileira.

Não há evidência científica para uso da homeopatia, conclui extensa revisão

Não há evidência científica de que a homeopatia seja eficaz contra qualquer problema de saúde. De acordo com uma extensa revisão de estudos promovida pelo Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da Austrália, a homeopatia não deve ser usada para tratar problemas de saúde crônicos ou graves.
segunda-feira, 16 de março de 2015

De como é difícil e angustiante lutar contra usinas nucleares no Brasil – Um pequeno testemunho, por Chico Whitaker

“Que Deus nos guarde disso, mas é muito maior entre nós a probabilidade de ‘catástrofes’, piores do que as de Chernobyl e de Fukushima”, escreve Chico Whitaker, membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, no artigo em que defende a extinção do programa nuclear brasileiro.

Por onde um rio limpo passar tudo viverá, artigo de Donato Velloso

Os problemas e desafios derivados da degradação ambiental, em especial a vergonhosa questão de reduzidas políticas públicas voltadas para o cuidado ambiental, habitação e saneamento, apontam alternativas para o futuro e nos trazem elementos que permitam o incremento do diálogo, facilidade na comunicação e intensa mobilização participativa das comunidades locais, com condutas ambientais mais cuidadosas, incorporando novos valores sustentáveis necessários para a relação harmoniosa do homem com a natureza.

Primeiro-ministro pede tempo para ver efeitos da luta contra a poluição

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, reconheceu neste domingo em entrevista coletiva que será preciso tempo para ver os efeitos da “guerra contra a poluição” que ele mesmo declarou ano passado, mas que ainda não conseguiu eliminar a neblina de grandes cidades como Pequim.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros