Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 6 de março de 2015

Racionamento de água, incompetência e o Arco Metropolitano, artigo de Heitor Scalambrini Costa

O Brasil detém, sozinho, 16% do total das reservas de água doce do planeta. Possui em seu território o maior rio e o segundo maior aquífero subterrâneo do mundo. Além de apresentar índices recordes de chuva.

SP contestará ação sobre volume útil preservado no Cantareira, diz Alckmin

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que o estado entrará com recurso para tentar anular a decisão da Justiça Federal em Piracicaba (SP) que estabelece redução da retirada de água do Sistema Cantareira e preservação de 10% do volume útil até o período de estiagem, com início previsto para 30 de abril.

Desmatamento da Amazônia contribui para crise hídrica, alerta especialista

Especialista em políticas públicas ambientais do Instituto Socioambiental, Mauricio Guetta questionou há pouco os participantes da comissão geral que discute a atual crise hídrica brasileira, no Plenário da Câmara: “Como é possível um País que detém uma das maiores reservas de água doce do mundo estar passando por tamanha escassez desse recurso?”.
quinta-feira, 5 de março de 2015

OMS quer redução do consumo de ‘açúcar livre’ para menos de 10%

Agência da ONU afirmou que se consumo cair para menos de 5%, aproximadamente 25 gramas por dia, população terá benefícios; açúcar livre são monossacarídeos, como glicose e frutose, e dissacarídeos, como sacarose ou açúcar granulado.

Governo peruano supervisiona vazamento de 200 barris de petróleo na Amazônia

O Organismo de Avaliação e Fiscalização Ambiental (OEFA) do Peru enviou uma equipe para determinar a dimensão do dano ambiental causado pelo vazamento de 200 barris de petróleo na floresta da região amazônica de Loreto e impedir que o produto chegue à água, afirmou na terça-feira (3) o ministro do Ambiente peruano, Manuel Pulgar-Vidal, em declarações à agência estatal “Andina”.

Nível do Cantareira fica estável e dois mananciais de São Paulo têm queda

O nível do Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, manteve-se na quarta-feira (4), pelo terceiro dia consecutivo, em 11,7% de sua capacidade de operação. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), as captações de chuva acumulam neste mês de março 2,1 milímetros (mm) – abaixo do volume registrado em igual período do mês passado (44 mm). A média histórica para este mês é 178 mm.

O pré-sal, a crise na cadeia produtiva da Petrobras e a estagflação brasileira, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

“Brazil’s oil giant Petrobras,
whose investments in deep-sea oil in the South Atlantic have made it
the most indebted company in the world, is reportedly close to going bust.
Leaton reports that many of its new offshore fields have
a break-even price of $120 a barrel”.
Fred Pearce (13/01/2015)

Alertas de desmatamento crescem 90,5% na Amazônia Legal

Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal registraram aumento de 90,5% entre agosto de 2014 e janeiro de 2015, comparado ao período de agosto de 2013 a janeiro de 2014. A área afetada subiu de 1.162,7 quilômetros quadrados (km²) para 2.215,5 km². Os dados são do Sistema de Detecção de Mapeamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Vazão da Barragem Santa Cecília será reduzida gradualmente

A vice-presidenta do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul (Ceivap), Vera Lúcia Teixeira, disse que a redução da vazão da Barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí, no Rio, será gradual e deve começar após uma reunião marcada para esta quarta-feira (4) no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Abelhas invadem áreas verdes dos aeroportos

Um jato taxiava em uma pista próxima; o rugido de seus motores se misturava ao zumbir contínuo de milhares de asas. Cobrindo a cabeça com um chapéu de apicultor, Alexandre Beaudoin levantou a armação de uma de suas cinco colmeias, cada uma com 70 mil abelhas. As abelhas não deram atenção à invasão – elas haviam sido sedadas com fumaça anteriormente – e continuaram a trabalhar.

Brasil e Reino Unido destacam potencial brasileiro para pesquisa em gás natural

Com o crescimento da demanda por energia e as expectativas projetadas pela exploração do pré-sal e de bacias terrestres, a indústria do gás natural pode crescer consideravelmente nos próximos anos. Oportunidades de pesquisa surgidas desse cenário foram discutidas por cientistas e empresários do setor no “Scoping Workshop for Brazil-UK Sustainable Gas Future”, realizado na FAPESP no dia 25 de fevereiro.

Mel brasileiro sob ameaça de contaminação transgênica

Idec e demais organizações da sociedade civil alertam, em manifesto, sobre risco de cultivo de eucalipto transgênico no país. Espécie é capaz de contaminar desde a produção de mel até plantações de alimentos. Proposta será votada em 5 de março e pode afetar mercado e consumidores que serão expostos a um produto potencialmente inseguro

Pesquisadores defendem linhas de financiamento para energia solar fotovoltaica

Pesquisadores brasileiros em energia solar defendem a criação, pelo governo, de linhas de crédito especial para a aquisição de equipamentos e a instalação de energia solar fotovoltaica (que transforma energia solar em energia elétrica) em residências. O tema foi discutido durante a 1ª Escola Internacional de Energia Solar, que ocorreu na última semana na Universidade de Brasília (UnB).

Agência Nacional de Águas (ANA) reduz limite de água liberada em barragens do Rio Paraíba do Sul

A Agência Nacional de Águas (ANA) reduziu, até 30 de junho, o limite mínimo da vazão afluente na Barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, de 190 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 110 m³/s. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e entrou em vigor ontem (2).

Desmatamento na Amazônia já afeta o clima. Entrevista com Antonio Donato Nobre, INPE

Embora não se possa provar que a seca na região Sudeste do país já seja uma consequência das mudanças climáticas causadas pelo desmatamento na Amazônia, sabemos que ele afeta o fornecimento de vapor para a atmosfera e prejudica o transporte deste para regiões a jusante dos rios aéreos.

Manifestantes protestam contra danos ambientais em obras das Olimpíadas

Um grupo de ambientalistas fez, no sábado (28), um protesto contra danos ambientais causados por obras das Olimpíadas de 2016. O ato aconteceu em frente ao hotel onde estava reunido o Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copacabana. No local, acontecia uma entrevista coletiva com o presidente do COI, Thomas Bach.

Rebanhos e queima de biomassa contribuem para emissão de metano na Amazônia

O manejo de rebanhos é responsável por uma média de 19% das emissões de gás metano (CH4), o segundo principal gás causador de efeito estufa, e a queima de biomassa contribui com 8% a 10% da emissão na região da Amazônia brasileira. A estimativa é da bióloga Luana Basso, em pesquisa para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), entidade associada à USP.

Indígenas recebem orientação sobre descarte correto de lixo em Roraima

Doze comunidades indígenas da zona Rural de Boa Vista vão receber orientações sobre o descarte correto do lixo. Durante a ação de servidores da prefeitura, os locais visitados serão limpos e os entulhos serão recolhidos. As regiões da Serra do Truaru, da Moça, Morcego e Baixo São Marcos, no interior do estado, também vão ser contempladas com os serviços de limpeza.

ONGs inscrevem projetos inovadores de combate à dengue

As ONGs Americas Health Foundation e Break Dengue estão com inscrições abertas para projetos inovadores e de baixo custo de combate à dengue. Os participantes concorrerão a um prêmio de U$ 10 mil. A iniciativa objetiva encontrar planos que possam ser aplicados no Brasil e em outros países latino-americanos.

Em apenas 5 anos, energia solar deve ser mais barata do que combustíveis fósseis

Em poucos anos a energia solar deve ser mais barata do que os combustíveis fósseis. A afirmação é dos analistas norte-americanos Brian Lee e Thomas Daniels. Eles não especificaram uma data para isso, mas a estimativa é de que a previsão se concretize entre 2020 e 2033.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros