Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Rio tem projeto de usina que torna potável água do mar para 1 milhão de pessoas

A instalação de uma usina dessalinizadora para transformar água salgada em potável e que atenderia a 1 milhão de pessoas no estado do Rio de Janeiro está em estudos pelo governo estadual para reforçar o abastecimento na região metropolitana, informou ontem (12) o governador Luiz Fernando Pezão.

Arborização urbana: ‘Mais importante do que plantar, é preservar o que existe’. Entrevista com Maria do Carmo Sanchotene

“Não se pode primeiro fazer um plano de arborização e quando ele estiver pronto, implantá-lo. Não tem como trabalhar dessa maneira. O plano de arborização tem de ‘correr junto’ com os demais serviços urbanos”, diz a bióloga.

Cantareira registra 70% do volume de chuva esperado para fevereiro

Antes da metade do mês de fevereiro, o volume de chuva captado pelos seis reservatórios do Sistema Cantareira, o principal manancial de abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, já acumula 121,1 milímetros (mm), o que representa 70,7% da média histórica para o mês (199,1 mm). Pela sexta vez seguida, o nível de armazenamento subiu: passou de 6,1% para 6,4% de terça (10) para quarta-feira (11).

Apple construirá usina de energia solar ao custo de US$ 850 milhões

A Apple formalizará uma parceria com a empresa First Solar para construir uma usina de energia solar de US$ 850 milhões, afirmou Tim Cook, presidente-executivo da empresa, na terça-feira (10) durante o congresso anual de tecnologia do banco Goldman Sachs, segundo o site “Venture Beat”.

Ministra da Agricultura descarta desabastecimento ou inflação de alimentos por falta de chuvas

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, descartou na quarta-feira (11) risco de desabastecimento ou inflação de alimentos por causa da falta de água que afeta o país. Explicou que além das perspectivas de chuvas para os próximos dias, as perdas de produção nos estados mais afetados pela estiagem serão compensadas pela produção em regiões irrigadas.

Queda no consumo de energia no carnaval pode beneficiar reservatórios

Caso se confirme a expectativa de queda da demanda por energia durante o carnaval, é possível que as festas acabem colaborando para a recuperação de alguns reservatórios. A expectativa é do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Segundo ele, espera-se, para fevereiro, chuvas dentro da média histórica, o que deve colaborar para a melhoria da situação da crise hídrica, especialmente na Região Sudeste.

GINK: Pessoas com inclinação verde e sem filhos, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O acrônimo GINK (Green Inclinations No Kids) é um termo utilizado pela escritora norte-americana Lisa Hymas para descrever as pessoas com inclinação verde (ecológica) e sem filhos. Também se usa GINC (Green Inclinations No Children). O termo é uma analogia ao acrônimo, já muito utilizado, DINK (Double Income No Kids) ou DINC (Double Income No Children; em português: Duplo Ingresso Nenhuma Criança).
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Eco-carnaval, artigo de Rodrigo Mesquita Costa

É Carnaval! Confetes e serpentinas já começam a entrar em cena. Período de muita alegria e diversão, ou simplesmente de descanso. Mas acima de tudo um período de muito consumo de combustíveis, energia elétrica, água, além de grande produção de lixo, que na maioria fica espalha pelas ruas.

Governo decreta situação de emergência em nove municípios

Portaria do Ministério da Integração Nacional publicada na terça-feira (10) no Diário Oficial da União reconhece situação de emergência em nove municípios: Malhada, na Bahia; Atilio Vivacqua e Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo; Brasília de Minas, Felício do Santos, Itambacuri e Mamonas, em Minas Gerais; e por fim, no estado de Santa Catarina, os municípios de Águas Mornas e São Bonifácio.

Presidente da ANA propõe construção de reservatórios para resolver crise da água

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, disse na terça-feira (10) que o Brasil precisa retomar uma política de construção de reservatórios que, por diversas razões, entre elas, “questões ambientais que são absolutamente verdadeiras”, abdicou de manter em funcionamento.

Cantareira pode secar em julho com chuvas abaixo da média, diz Cemaden

Se as chuvas no Estado de São Paulo continuarem abaixo da média, o sistema Cantareira pode secar em julho, segundo pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) em São José dos Campos (SP). O reservatório, que abastece a Grande São Paulo, opera com 6,1% de sua capacidade total nesta terça-feira (10).

Maioria das empresas ainda não tem metas de redução de emissões, aponta estudo do CDP

No Brasil 64% das grandes companhias afirmam não possuir metas ativas de redução de emissões em seus planos estratégicos. Já entre pequenas e médias empresas, esse percentual sobe para 75%. Os números foram levantados pelo Sumário do Programa CDP Supply Chain – “Gestão das mudanças climáticas na cadeia de valor: desafios e conquistas”.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Afinal, o problema é a sacolinha ou a atitude do consumidor?

A prorrogação do prazo para aplicação de multas a estabelecimentos comerciais de São Paulo que não substituírem as tradicionais sacolas plásticas pelos novos modelos, contribuirá para o setor se adaptar à legislação. É o que avalia a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

1% da vazão do Rio AM eliminaria falta de água no NE e Sudeste, diz CPRM. Comentário de João Suassuna

Meus Prezados,

Isso já foi proposto anteriormente. Esse filme já assistimos. Na realidade, isso é o despreparo e o desespero das atuais autoridades diante de um erro brutal cometido, de se fazer as obras da Transposição do Rio São Francisco, pela incapacidade volumétrica do Velho Chico, no atendimento das demandas do povo nordestino.

Teste pode ajudar a planejar terapia contra artrite reumatoide

Um teste desenvolvido e patenteado por pesquisadores de Ribeirão Preto (SP) permite identificar, antes mesmo do início do tratamento, os portadores de artrite reumatoide que não respondem à droga metotrexato (MTX) – considerada padrão ouro no combate à doença.

Poluição causada pelo homem reduz chuvas na América Central, diz estudo

A poluição do ar relacionada à industrialização no hemisfério norte foi quase certamente a responsável pela redução das chuvas sobre a América Central, em mais uma evidência de que a atividade humana pode influenciar o clima, sugeriu um novo estudo divulgado nesta segunda-feira (9).

Ministra diz que RJ não enfrenta condições críticas de falta d’água

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta segunda-feira (9) que o Rio de Janeiro não enfrenta condições críticas de falta de água, como mostrou a Globonews. A afirmação foi feita após um encontro com autoridades no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Cardiologistas alertam para perigo da mistura de álcool com energético

A mistura de bebidas alcoólicas com energéticos pode acarretar perigos para os usuários e atrapalhar o carnaval de muita gente, alerta o vice-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Ricardo Mourilhe.

Fronteiras Planetárias 2.0, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A amplitude do impacto humano sobre a degradação do planeta se torna cada vez mais evidente. Caminhamos para a 6ª extinção em massa das espécies que estão sendo eliminadas a uma taxa muito superior às das grandes mudanças geológicas; há uma rápida acidificação dos oceanos, uma grande diminuição das calotas de gelo, redução das áreas de florestas, naufrágio dos deltas dos principais rios do mundo (inclusive o rio Guandu no Rio de Janeiro que praticamente já não chega ao mar), dentre outros danos.

Nível de reservatórios do Cantareira aumenta pelo terceiro dia seguido

Os reservatórios do Sistema Cantareira registraram aumento nos níveis pelo terceiro dia consecutivo. O principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo operou no domingo (8) com 5,7% da sua capacidade. A Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o volume armazenado aumentou 0,1 ponto percentual.

IPT desenvolve padrões de qualidade para água natural no Brasil

O Laboratório de Referências Metrológicas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, desenvolveu o padrão de qualidade das primeiras águas brasileiras com composição química certificada.

Córregos que abastecem cidade de Minas secam e viram ‘trilhas de terra’

A situação de Goiabeira, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, é de emergência por causa da falta de chuva na região. No começo de 2015, os dois córregos que abastecem o município secaram e viraram ‘trilhas de terra’. A cidade está sendo abastecida por dois poços artesianos, porém, a quantidade de água não é suficiente para atender os mais de 3 mil habitantes.

Ipen desenvolve laboratórios médicos integrados em microchips

Uma tecnologia em desenvolvimento no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), capaz de processar estruturas minúsculas em materiais diversos com lasers de pulsos ultracurtos, pode levar à criação de um dispositivo que integra várias funções de laboratórios médicos em um único chip, aumentando a precisão das análises e facilitando a realização de exames em locais sem serviços laboratoriais.

Chuvas elevam nível de todos os mananciais de São Paulo

A crise hídrica ainda está longe de acabar, mas o volume de água armazenada subiu de quinta (5) para sexta-feira (6) nos seis sistemas de abastecimento administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A elevação é resultado das chuvas praticamente contínuas que caíram tanto na região metropolitana quanto nas cabeceiras dos mananciais, informou a empresa.

Mundo está inerte para crise da água causada pelo clima, alerta o IPCC

A escassez de água pode levar a conflitos entre comunidades e nações, já que o mundo ainda não está plenamente consciente da crise hídrica que muitos países enfrentam como resultado da mudança climática, alertou o chefe do conselho climático da Organização das Nações Unidas (ONU).

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros