Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Águas-vivas e Caravelas – Como agir em caso de acidente, artigo de Marcelo Szpilman

Águas-vivas e caravelas vagam pelos mares ao sabor das correntes e ocasionalmente podem provocar acidentes quando banhistas se aproximam e, inadvertidamente, chocam-se contra os tentáculos desses seres. No verão, época natural de reprodução de muitas espécies, formam-se grandes agregações onde machos e fêmeas se encontram. Ocasionalmente, uma corrente marinha pode levar esses animais a se aproximarem das praias e a maior interação com homem costuma provocar um correspondente aumento no número de acidentes.

País terá ‘problema grave’ de energia se reservatórios chegarem a 10%, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse ontem (22) que, se os reservatórios das hidrelétricas chegarem a níveis menores que 10% da capacidade máxima, o país poderá ter “problemas graves”, e o governo tomará as “medidas necessárias”, que podem incluir o racionamento de energia. Atualmente, os reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste estão em 17,43% de sua capacidade máxima e os da região Norte estão em 17,18%.

Pesquisa analisa interação de sistemas quânticos com o meio

Quando se estudam sistemas quânticos abertos, dois componentes deveriam ser considerados: o sistema físico propriamente dito e o ambiente. Porém, na quase totalidade dos estudos, esse meio não é levado em conta devido à falta de informações sobre ele. São consideradas apenas as dinâmicas intrínsecas do sistema, como o emaranhamento e as correlações entre suas partes.

Agência reguladora limita retirada de água do Sistema Cantareira

O limite de retirada de água do Sistema Cantareira para janeiro deste ano é 22,9 milhões de m³, de acordo com comunicado conjunto da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE). A meta é que 47,6 milhões de m³ sejam preservados no sistema.

Cientista busca criar contraceptivo para cães e gatos para evitar cirurgia

Um cientista da Universidade Harvard que tem se dedicado ao desenvolvimento de uma vacina que visa prevenir o surgimento de câncer resolveu ampliar sua área de atuação. A partir de agora, vai buscar uma vacina capaz de funcionar como método contraceptivo permanente para cães e gatos. A ideia é que a estratégia possa substituir a cirurgia de castração, muito cara e invasiva.

País desperdiçou 37% da água tratada em 2013, diz relatório do governo

O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%.

Petrobras anuncia produção de biodiesel a partir de óleo de peixe

A Petrobras vai começar a produzir ainda este mês biodiesel a partir do óleo de peixe. Em nota, a estatal informou que a produção do biodiesel a partir dessa matéria-prima vai beneficiar inicialmente 300 piscicultores familiares e garantir a compra de 15 toneladas de resíduos e gorduras de peixe, por mês, de piscicultores cearenses.

Com dez vezes mais água que Cantareira, a Represa Billings pode ser alternativa em SP

Com dez vezes mais água armazenada do que o Sistema Cantareira, a Represa Billings deve ser utilizada para abastecer parte da população que enfrenta a crise hídrica em São Paulo, conforme informou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A solução, no entanto, não resolve o problema emergencialmente, pois só ficará pronta em 2018.

Caso as chuvas continuem abaixo da média, Cantareira pode secar em quatro meses

Projeções do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) revelam que, caso as chuvas na região do Sistema Cantareira continuem 50% abaixo da média e a captação se mantenha nos níveis atuais, esse manancial poderá secar daqui a quatro meses, no início de junho.

Uma nova lei para as florestas de São Paulo? artigo de Roberto Resende

Foi publicada, em 15/01, pelo Governo do Estado de São Paulo a Lei 15.684, que dispõe sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA) das propriedades e imóveis rurais, além da mensagem sobre os vetos feitos pelo Governador Geraldo Alckmin. Esta lei vem do Projeto de Lei nº 219/14, dos deputados Barros Munhoz (PSDB), Campos Machado (PTB), Estevam Galvão (DEM), Itamar Borges (PMDB), José Bittencourt (PSD) e Roberto Morais (PPS).

A sustentabilidade dos mananciais e a ética do uso da água, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

Quando a lei brasileira de recursos hídricos 9.433/97 incorporou em seu texto o uso prioritário da água para consumo humano e a dessedentação dos animais (Art. 10, Inc. III), ela estava assimilando uma escala de valores. Quando falamos em valores – e numa hierarquia de valores -, então estamos falando de ética.

Argentina, Brasil e América Latina perdem posição relativa no PIB mundial, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A América Latina foi uma região que apresentou uma das maiores taxas de crescimento econômico entre 1950 e 1980. Houve melhoras em diversos indicadores sociais, como na educação e saúde e redução da pobreza, embora o continente latino-americano seja conhecido como a região mais desigual do mundo.

ONS diz que não houve apagão e nem falha, mas desligamento preventivo

A interrupção fornecimento de energia ocorrida na segunda-feira (19) em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste não foi um apagão e nem uma falha, disse nesta terça (20) o diretor-geral do Operador Nacional do sistema (ONS), Hermes Chipp. Técnicos do ONS, do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica, da Eletronuclear e de empresas do setor elétrico se reuniram nesta terça-feira na sede do operador para analisar as circunstâncias que levaram ao corte de parte do fornecimento.

Associação lança no Rio movimento para manter praias limpas

O Movimento Praia Viva, lançado nesta terça-feira (20) entre os postos 7 e 8 da Praia de Ipanema, na zona sul do Rio, tem o objetivo de conscientizar a população que frequenta as praias da cidade da necessidade de manter as praias limpas, evitando a propagação de doenças, preservando a fauna marinha e impedindo a degradação do meio ambiente.

Você sabia que a maior parte das células do seu corpo não é humana?

É de deixar qualquer um espantado: 90% das células presentes no nosso corpo não são humanas. Em outras palavras, você é muito mais micróbios do que você mesmo. Esses “invasores”, embora “invisíveis”, são fundamentais para o nosso equilíbrio. Mas qualquer deslize nesse ecossistema pode causar doenças, muitas delas graves. Por isso, não se descuide: o perigo mora dentro de você e também fora, na superfície da sua pele.

Enzima de vagalume pode ser usada como indicador de pH intracelular

Em um artigo publicado na revista Photochemical and Photobiological Sciences, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba, demonstraram a possibilidade de utilização de enzimas luciferases de vagalumes como indicadores de pH intracelular em bactérias, uma aplicação até então inédita.

Os estudos de impacto ambiental, artigo de Roberto Naime

Os estudos de impacto ambiental são regulamentados por lei e devem atender a todos os quesitos desta lei, denominada lei da Política Nacional do Meio Ambiente (BRASIL. Lei Federal nº 6.938 de 31 de agosto de 1981 – Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências).

Estudo identifica mecanismo de controle de assimilação de nitrogênio pelas plantas

Pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em colaboração com colegas da University of Edinburgh, na Escócia, identificaram um novo mecanismo pelo qual as plantas controlam a absorção e assimilação de nitrogênio.

BRT Transcarioca recebe prêmio internacional de transporte sustentável

O BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca, corredor rápido de ônibus que liga a Barra da Tijuca, na zona oeste, ao Aeroporto Internacional Galeão – Antonio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, recebeu um prêmio internacional de transporte sustentável, o Sustainable Transport Award (STA).
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Alfabetização térmica ou (des)educação ambiental, artigo de Marden Campos

A grande vedete jornalística deste verão é a sensação térmica. Jornais e sites estampam matérias destacando sensacionais 50 graus atingidos! Parece que falar da temperatura perdeu a graça, ora, pois esta atinge “apenas” 38, 39 ou 40 e poucos graus.

Porque somos Charlie, artigo de Montserrat Martins

Vivemos na Era da contestação, mesmo o que pareceria óbvio e consensual, um “bom senso” coletivo, nem isso é unânime. As manifestações “todos somos Charlie”, de solidariedade ao Charlie Hebdo vitimado pelo terrorismo, uniram a comunidade internacional mas até esse movimento de apoio foi criticado nas redes sociais. Acusam o “Je Suis Charlie” de hipocrisia, pela presença de mandatários dos países europeus cuja conduta como líderes não seria coerente com a causa da paz.

Crise da água é principal risco para 2015, revela pesquisa

Qual é o item que pode gerar maior impacto no mundo em 2015? A crise da água aparece em primeiro lugar em pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial com cerca de 900 especialistas. Foi a primeira vez, desde 2007, que a economia não apareceu como principal risco para o planeta.

Sistema Cantareira continua com nível crítico de água por falta de chuvas

A Região Sudeste do país deve continuar sofrendo com a baixa incidência de chuvas até, pelo menos, o final de janeiro. Dessa forma, o Sistema Cantareira continua com níveis abaixo da média. Esta é a previsão dos especialistas do grupo de trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que faz parte do grupo, classifica a situação na região como de “alerta nacional”.

Florianópolis/SC tem ‘epidemia’ de acidentes com águas-vivas

Os acidentes com águas-vivas nas praias de Florianópolis passaram de 1.513, de 1º de outubro de 2013 a 13 de janeiro de 2014, para 32 mil, de 1º de outubro de 2014 até 13 de janeiro deste ano – um aumento de 2.105%, segundo o 1º Batalhão dos Bombeiros Militar de Santa Catarina, que contabiliza os casos.

Despoluição da Baía de Guanabara é prioridade na agenda ambiental do país

A despoluição da Baía de Guanabara é um trabalho estratégico na agenda ambiental do Brasil, disse na quarta-feira (14), no Rio de Janeiro, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Ela ressaltou, entretanto, que a despoluição ambiental da baía não ocorrerá “da noite para o dia”.

Afinal, o câncer é mesmo uma questão de azar?

Uma pesquisa divulgada no fim do ano passado causou polêmica ao afirmar que a “má sorte” é um dos fatores que mais causam câncer, mais até do que riscos conhecidos, como o hábito de fumar. Desde então, houve uma onda de críticas ao estudo americano, conduzido por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e da Escola de Saúde Pública Bloomberg.

Estudo traça perfil dos consumidores de álcool na Grande São Paulo

Dos moradores da Região Metropolitana de São Paulo que consomem bebidas alcoólicas, 29% têm um padrão de consumo pesado, caracterizado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pela ingestão de cinco doses ou mais por homens e de pelo menos quatro por mulheres em uma única ocasião, no mínimo uma vez por semana.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros