Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Reação lucrativa

Durante décadas, o processo de fabricação do ibuprofeno, princípio ativo de analgésicos e anti-inflamatórios muito difundidos, era um desastre do ponto de vista ambiental. Incluía seis etapas e exigia a utilização de tetracloreto de carbono, um solvente tóxico que pode comprometer o fígado, os rins e o sistema nervoso. Além disso, a produção global de ibuprofeno, que na época ficava na faixa de 14 mil toneladas, gerava 18 mil toneladas de resíduos diversos. Isso ampliava muito os custos e riscos do processo industrial.

SBPC garante apoio prioritário à pesquisa científica básica em emenda constitucional

O Senado Federal aprovou na quarta-feira (17/12) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 12/2014, que modifica a redação de dispositivos da Constituição para priorizar políticas de incentivo à pesquisa científica básica e tecnológica e estabelecê-las como competências constitucionais comuns da União, dos estados e dos municípios, entre outras medidas.

7,2 milhões sofrem com insegurança alimentar grave no país, diz Pnad 2013

Dados do suplemento da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios (Pnad) 2013 sobre Segurança Alimentar apontam que 7,2 milhões de brasileiros enfrentaram no ano passado situação grave de privação de alimentos, incluindo experiência de fome. O total é 35,7% menor que o registrado em 2009, quando foi realizada a última Pnad pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constatou 11,2 milhões de pessoas nesta situação. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (18).

São Paulo vai multar excesso de consumo de água em até 50%

O governador Geraldo Alckmin anunciou na quinta-feira (18) multas para as pessoas que aumentarem o consumo de água nas cidades atendidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Quem aumentar o consumo em até 20% acima da média terá a conta elevada em 20%. Aqueles que aumentarem o consumo acima de 20% da média terão a conta acrescida em 50%.

Peta denuncia morte de milhares de cachorros pela indústria de peles chinesa

Milhares de cachorros são sacrificados na China para confeccionar com sua pele luvas, sapatos e outros produtos de peleteria, e alguns deles são exportados para todo o mundo, denunciou nesta quinta-feira a organização ambientalista Peta (sigla em inglês para Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).

Dados do IBGE indicam que 90% das mulheres entre 15 anos e 29 anos com filhos deixam de estudar

Apenas uma em cada dez mulheres brasileiras entre 15 anos e 29 anos com pelo menos um filho continua estudando. Outras 41,8% conseguiram concluir o ensino médio, mas não avançaram nos estudos e 48,2% largaram a escola sem terminar a educação básica. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Entre as mulheres sem filhos da mesma faixa etária, a proporção das que continuam a estudar supera 51,2%. Apenas 11,2% abandonaram a escola sem concluir o ensino médio.

‘Atlas dos Municípios da Mata Atlântica’ revela que desmatamento teve alta de 9% em relação ao período anterior (2011-2012)

A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) lançaram nesta quarta-feira (17/12) os dados mais recentes sobre a situação dos 3.429 municípios da Mata Atlântica.

O crescimento do mercado de imóveis sustentáveis no Brasil, artigo de Henrique Vieira

Segundo dados do IBGE e do IBAMA, 90% de nossas cidades estão com graves problemas ambientais de difíceis resolução por falta, principalmente, de instrução e de educação de grande parte da população. Por conta disso, hoje se ouve muito falar de “desenvolvimento sustentável”, mas como aplicar isso, na prática? O termo foi criado em 1987 pelo Brundtland Report e é definido como “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer gerações futuras”.

Inpe alerta para aumento da incidência de raios em regiões do Brasil

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou informações sobre o início da temporada de chuvas no Brasil, de outubro a março, e alertou para o aumento da incidência de raios nas regiões Sul, Nordeste e Norte.

Congresso mantém veto à prorrogação de prazo para acabar com lixões

O Congresso Nacional manteve nessa quarta-feira (17) o veto do governo à prorrogação, por mais quatro anos, do prazo para que os municípios eliminem os lixões, encerrado em 3 de agosto deste ano. O novo prazo, com alteração na Política Nacional de Resíduos Sólidos, havia sido aprovado pelos parlamentares no projeto de lei de conversão da Medida Provisória 651/2014.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Iniciativas evitam o desperdício e comida que iria para o lixo alimenta mais de 1,6 milhão de brasileiros

Mais de 100 iniciativas evitam o desperdício e ajudam a combater a fome no Brasil. Sobras próprias para consumo são recolhidas em feiras e centrais de abastecimento e distribuídas em instituições e comunidades.

Crise hídrica? A Sabesp vai muito bem, obrigado! artigo de Heitor Scalambrini Costa

O que acontece com o Estado de São Paulo na questão da água é um exemplo do que pode acontecer em outros estados e cidades brasileiras, segundo dados recentes publicados pela ANA (Agência Nacional de Águas). Portanto, aprender e tirar lições deste episódio poderá ajudar gestores públicos e a sociedade a não repetir os erros que foram cometidos, e conviver melhor com uma situação que veio para ficar.

Após 3 semanas, mais periquitos são achados mortos em avenida no AM

Mais periquitos foram encontrados mortos na Avenida Efigênio Sales, na Zona Centro-Sul de Manaus, na manhã desta terça-feira (16). Além dos pássaros, peritos da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) também encontraram um pincel perto de uma das árvores no meio fio da avenida. O caso está sob investigação. A polícia aguarda resultado de exame toxicológico realizado nos corpos dos animais.

Taj Mahal está ficando marrom por causa da poluição

A cor branca do mármore que compõe a cúpula do Taj Mahal, monumento classificado como um dos patrimônios da humanidade pela Unesco, que fica em Agra, na Índia, está desaparecendo, dando lugar a um tom amarelado-amarronzado. A razão da mudança pode estar na poluição, segundo estudo publicado na edição online Environmental Science & Technology por uma equipe de cientistas dos Estados Unidos e da Índia.

Hidrelétricas contribuem para a redução de gases do efeito estufa

O estudo Balcar (Balanço de Carbono em Reservatórios), feito em conjunto por empresas do grupo Eletrobras e dez instituições de pesquisa brasileiras, entre 2011 e 2013, com 11 usinas hidrelétricas apurou que, à exceção de Balbina, “a maior parte das hidrelétricas brasileiras emite muito pouco dióxido de carbono, em proporção muito menor do que qualquer usina térmica, por melhor que ela seja. E alguns reservatórios mostraram que absorvem carbono”. A informação é da chefe da Divisão de Estudos e Planejamento Ambiental da Eletrobras, Maria Luiza Milazzo.

Brasil tem o menor índice de emissões da história das Copas

O recorde no corte de emissões de gases de efeito estufa gerados pela Copa do Mundo colocaram o Brasil em posição de destaque na 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Os dados foram divulgados na quinta-feira (11) pela ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira.

Proposta não é a ideal, mas está equilibrada, diz embaixador brasileiro

O embaixador José Antonio Marcondes, principal negociador do Brasil, disse na madrugada deste domingo (14) que o texto aprovado na COP 20, em Lima, promove um equilíbrio sobre as propostas a serem cumpridas para conter os efeitos da mudança climática. Entre elas estão o corte de emissões de poluentes, adaptação e meios de implementação.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros