Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Centro de pesquisa desenvolve plástico filme bactericida

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), em parceria com a NANOX Tecnologia e a ALPES Indústria e Comércio de Plásticos, lançou neste mês o AlpFilm Protect, primeiro filme de PVC transparente que elimina continuamente a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos que são embalados com o plástico.

Estudo traz descoberta promissora no combate ao Alzheimer

Novas e promissoras perspectivas no tratamento da doença de Alzheimer foram apresentadas na quarta-feira (12) durante o Primeiro Encontro sobre Envelhecimento e Doenças Neurodegenerativas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisa de laboratório descobriu um composto orgânico capaz de evitar o acúmulo de metais fisiológicos no cérebro, o que pode ajudar a retardar a progressão da doença.

Bactérias ajudam a tratar água utilizada por refinarias de petróleo

As refinarias de petróleo usam grande quantidade de água em um processo industrial denominado craqueamento catalítico, que visa aumentar o rendimento de produtos como gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP), por meio da conversão de frações pesadas provenientes da destilação do petróleo em frações mais leves e de maior interesse comercial.

Preconceito e burocracia impedem pesquisa científica e uso da maconha medicinal

Dois pais que decidiram tratar seus filhos com medicamentos à base de uma substância derivada da maconha – o canabidiol, que não causa efeitos alucinógenos ou psicóticos – cobram mais agilidade do Estado na liberação da importação dos remédios.

Sobre os impactos de usinas termelétricas, artigo de Roberto Naime

As usinas termelétricas são instalações que produzem energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em caldeiras projetadas para o combustível específico que será utilizado e ainda que não representem grande participação na matriz energética brasileira, são importantes na manutenção da chamada energia firme, principalmente no verão e em horários de maior consumo.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Cientistas desvendam mecanismo de atuação de repelente para mosquitos 12 de novembro de 2014

Desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos na década de 1940 e usado em larga escala desde então na formulação de repelentes de insetos fabricados ao redor do mundo, o composto químico DEET teve seu mecanismo de atuação nos receptores dos mosquitos desvendado por pesquisadores da University of California em Davis, nos Estados Unidos.

Número de detentos no Brasil cresceu 5,37% de 2012 para 2013; negros são 61,7%

O número de detentos no sistema penitenciário brasileiro cresceu 5,37% entre 2012 e 2013, mostram dados do 8º Anuário de Segurança Pública, divulgado ontem (11) pela organização não governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Do total de quase 538 mil presos, 61,7% são negros, o que significa que essa população é 18,4% mais encarcerada. Pretos e pardos também são os que mais morrem violentamente, representando 68% dos homicídios no país.

Leilão de energia solar e a campanha ‘Energia para a Vida’, artigo de Heitor Scalambrini Costa

Grande expectativa foi criada com o que se convencionou chamar de ”leilão da energia solar”, pois seria o primeiro certame a nível nacional em que a fonte solar seria vendida sem competir com outras fontes. Depois de alguns adiamentos, no último dia 31 de outubro foi realizado o “6º Leilão para Contratação de Energia de Reserva”.

Da luta de classes e das coisas de comer, artigo de Esther Vivas

Ricos e pobres comem o mesmo? Nossa renda determina nossa despensa? Hoje, quem são os gordos? Apesar de frequentemente e em determinados setores se associar com desdém a aposta por uma alimentação saudável a coisa de “mauricinhos”, “hippies” ou “maria vai com as outras”, a realidade é muito distante desses comentários míopes. Nada mais revolucionário do que defender uma alimentação ecologicamente sustentável, local e camponesa.

Destruição da Amazônia e a seca no Sudeste, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O processo de destruição da Amazônia continua ocorrendo de maneira criminosa. Além de ser um atentado especista e ecocida contra a biodiversidade, o desmatamento amazônico contribui para o aquecimento global, a diminuição das chuvas da região Sudeste e para a falta de água em São Paulo e até no rio São Francisco.
terça-feira, 11 de novembro de 2014

Pesquisadores do IAC desenvolvem feijão mais resistente à seca 11 de novembro de 2014

Os produtores de feijão-carioca em diferentes regiões do Brasil começaram a cultivar, nas safras de 2013 e deste ano, uma variedade do feijoeiro Phaseolus vulgaris L. mais resistente à diminuição da disponibilidade de água durante o período de crescimento da planta.

Nível de água volta a cair no Cantareira e em cinco mananciais de SP

O nível do Sistema Cantareira teve nova queda ao passar de 11,4%, no domingo (9), para 11,3% na segunda-feira (10), incluindo a segunda cota da reserva técnica, segundo informa a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Esse manancial e os cinco restantes no estado devem continuar caindo até quarta-feira (12), quando o tempo permanecerá seco.

Vírus que deixa humanos mais “estúpidos” é descoberto

Um vírus que infecta o cérebro do ser humano e o torna mais “estúpido” foi descoberto por cientistas americanos. O chamado vírus “algae” não havia sido detectado anteriormente em pessoas saudáveis, mas foi encontrado em análises microscópicas de gargantas, podendo causar alterações nas funções cognitiva e visual. As informações são do The Independent.

Municípios montam estratégias para atingir metas sustentáveis da ONU

Prefeitos de todo o país debateram na segunda-feira (10) estratégias que precisarão ser adotadas pelos municípios para alcançar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que serão propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), no próximo ano.

Em meio à crise hídrica, São Paulo usará água de reúso (esgoto tratado) no abastecimento

São Paulo passará a usar água de reúso (esgoto tratado) no abastecimento da população, anunciou o governador Geraldo Alckmin. A medida também será adotada por Campinas, cidade localizada a 100 quilômetros da capital. Os municípios paulistas passam pela maior crise de abastecimento de água já enfrentada.

Brasileiro é novo relator da ONU sobre o direito à água potável e ao saneamento

O professor Léo Heller, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi anunciado, na quinta-feira (6), pelo presidente do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Baudelaire Ndong Ella, como o novo relator especial sobre o direito à água potável e ao saneamento. Ele substitui a portuguesa Catarina de Albuquerque, que estava no cargo desde 2008. Ele deve iniciar seu mandato em dezembro e poderá ficar até seis anos.

Artigo na ‘Science’ diz que mineração e usinas ameaçam reservas no Brasil

Artigo publicado nesta quinta-feira (6) na revista “Science” traz a análise feita por pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre os danos que o novo Código de Mineração, em análise no Congresso, e as obras de megaprojetos, como as hidrelétricas, podem causar em áreas de proteção ambiental integrais do país.

Chuvas não interrompem queda no Cantareira e nível chega a 11,7%

Apesar da chuva de 54,7 milímetros que caiu nas cabeceiras do Sistema Cantareira, nos últimos cinco dias, o nível dos reservatórios voltou a diminuir na quinta-feira (6), chegando a 11,7% conforme medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Na quarta-feira (5), os reservatórios estavam em 11,8%.

Para especialistas, economia de água deve continuar mesmo com chuvas

Engana-se aqueles que pensam que as chuvas dos últimos dias irá resolver o problema da falta de água para o abastecimento da grande São Paulo. De acordo com especialistas ouvidos pelo G1, a estiagem vivenciada é só uma mostra do que virá pela frente e uma prova da importância da consciência para economia de água.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros