Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Austrália defende o carvão como fonte energética

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, defendeu nesta terça-feira (4) o uso do carvão como fonte de energia, apesar das advertências da ONU sobre as emissões de gases que provocam o efeito estufa e que são responsáveis pelo aquecimento global.

ANA diz que transposição do Paraíba do Sul para o Cantareira é possível

O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, disse na quarta-feira (5) que a transposição de águas do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira é possível. A proposta foi feita pelo governo de São Paulo como forma de aumentar a segurança hídrica da região metropolitana da capital paulista, que atualmente enfrenta uma ameaça de racionamento.

Comlurb retira 4 toneladas de peixes mortos da Baía de Guanabara

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) realizou nesta quarta-feira (5) uma nova ação de retirada de peixes mortos da Baía de Guanabara. Empregados da companhia retiraram aproximadamente 4 toneladas das praias da Ilha de Paquetá e Ilha do Governador, zona norte do Rio. Conforme a assessoria da Comlurb, desde a última sexta-feira (31) já foram removidas 20 toneladas de savelhas e sardinhas.

Prefeitura de SP vai regulamentar proibição de sacolas em mercados

A prefeitura de São Paulo informou na quarta-feira (5) que vai iniciar estudos para regulamentar a Lei Municipal 15.374/2011, que proíbe a distribuição de sacolas plásticas nos supermercados da cidade. O decreto de regulamentação definirá como será feita a fiscalização da proibição.

Estudo alerta que ‘Google Glass’ pode obstruir a visão periférica

As pessoas que usam o “Google Glass’ – dispositivo que oferece acesso à internet em uma tela minúscula, acoplada a uma armação de óculos – podem experimentar pontos cegos importantes do lado direito, o que pode interferir em tarefas como dirigir, atravessar uma rua e praticar esportes, alertou um novo estudo.

Sociedade terá voz nas políticas de adaptação climática

A população participará da construção de estratégia de enfrentamento aos impactos do aquecimento global. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, nesta terça-feira (04), chamada pública para subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima. Com o objetivo de garantir a inclusão e dar transparência ao processo, as sugestões serão recebidas até 15 de dezembro de 2014.

Centro de pesquisa em engenharia de motores a biocombustíveis é lançado

A FAPESP e a Peugeot Citroën do Brasil (PCBA) assinaram, nesta terça-feira (04/11), um termo de convênio de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) para o lançamento do Centro de Pesquisa em Engenharia Professor Urbano Ernesto Stumpf.
terça-feira, 4 de novembro de 2014

Novembro Azul lembra importância da prevenção do câncer de próstata

Depois do mês dedicado ao combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, quando vários prédios públicos foram iluminados de rosa para chamar atenção sobre a doença, chegou a vez do Novembro Azul, para destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na segunda-feira (3), em sessão solene, o Congresso Nacional lembrou a passagem dos 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer – Saúde do Homem, para debater o tema.

Balões caçam partículas no ar para estudar formação de chuva

Um projeto de pesquisa internacional que investiga os aerossóis resultantes das emissões de hidrocarbonetos e sua influência na formação de nuvens e de chuva na Amazônia foi apresentado por seus coordenadores no simpósio FAPESP-U.S. Collaborative Research on the Amazon, realizado nos dias 28 e 29 de outubro em Washington, nos Estados Unidos.

Presidente francês pede compromisso do Canadá contra mudanças

O presidente da França, François Hollande, – que será o anfitrião de negociações internacionais sobre o clima no ano que vem – disse a legisladores nesta segunda-feira que está contando com o país norte-americano, explorador de petróleo, para ajudá-lo no combate ao aquecimento global.

Aviões sobrevoam a Amazônia por quase 200 horas para medir impacto da poluição

Com o objetivo de estudar o que ocorre com a pluma de poluição emitida pela região metropolitana de Manaus (AM) – descobrir para onde vão as partículas, como elas interagem com compostos emitidos pela floresta tropical e como afetam as propriedades das nuvens na região –, dois aviões de pesquisa com instrumentos de última geração estiveram sobrevoando a Amazônia durante quase 200 horas ao longo de 2014.

Sobre a poluição do ar, artigo de Roberto Naime

O PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por veículos automotores) foi concebido em 1.986, tendo caráter nacional. A CETESB de São Paulo tem sido uma das agências ambientais pioneiras e mais ativas nesta área, até por necessidade. O problema de poluição do ar é crítico em São Paulo.

MINISTRO LUIZ FUX MARCA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO SOBRE ABASTECIMENTO DO SISTEMA CANTAREIRA

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), na Ação Cível Originária (ACO) 2536, a fim de proibir que a Agência Nacional de Águas (ANA) autorize o estado de São Paulo a realizar obras com objetivo de captar águas do Rio Paraíba do Sul - que banha os Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais - para o abastecimento do Sistema Cantareira.
segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mais escolarizadas, mulheres recebem 68% da renda dos homens

Com índices de escolaridade superiores aos dos homens, as mulheres brasileiras continuam atrás quando analisados o rendimento e a inserção no mercado de trabalho, divulgou na sexta-feira (31) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa Estatísticas de Gênero, uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010.

Governo é contra prorrogação de prazo para fim dos lixões

O Ministério do Meio Ambiente não considera a simples prorrogação do prazo uma boa solução para o problema dos lixões. O posicionamento continua sendo defendido pela pasta, mesmo após a aprovação, no Congresso Nacional, de emenda ao projeto de lei de conversão da Medida Provisória 651/14, que amplia o prazo para fechamento dos lixões e instalação de aterros sanitários até 2018. A decisão de vetar ou não a emenda, entretanto, será da presidenta Dilma Rousseff.

ONU divulgará relatório do IPCC sobre clima no domingo

Líderes mundiais aguardam com expectativa a divulgação da síntese do quinto relatório de avaliação sobre mudanças climáticas, elaborado pelo Painel Internacional da ONU sobre Mudanças Climáticas, o IPCC. O encontro, que reuniu cientistas e membros de governos durante toda a semana em Copenhague, capital da Dinamarca, encerrado nesta sexta-feira (31). O relatório, que promete ser o mais abrangente já visto no setor, será divulgado domingo (2).

Apesar da chuva, nível do Cantareira cai novamente

Apesar das chuvas que atingiram o estado de São Paulo no sábado (1°), o nível do Sistema Cantareira caiu 0,1% de sábado para domingo (2). A segunda – e última – cota do volume morto está com 12,1% do total. O Sistema Alto Tietê permaneceu estável no sábado (1º) e mantém 8,9%.

Dano causado por aquecimento global pode ser ‘irreversível’, diz IPCC

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) divulgou neste domingo em Copenhague, na Dinamarca, o mais recente relatório sobre mudança climática e alertou que os danos causados por estas mudanças poderão ser irreversíveis, mas ainda há formas de evitá-los.

Balões caçam partículas no ar para estudar formação de chuva

Um projeto de pesquisa internacional que investiga os aerossóis resultantes das emissões de hidrocarbonetos e sua influência na formação de nuvens e de chuva na Amazônia foi apresentado por seus coordenadores no simpósio FAPESP-U.S. Collaborative Research on the Amazon, realizado nos dias 28 e 29 de outubro em Washington, nos Estados Unidos.

Estudo avalia impacto do crescimento desordenado no delta do Amazonas

Cerca de 90% das cidades situadas no estuário do Rio Amazonas possuem menos de 20 mil habitantes, infraestrutura bastante precária, pouca oferta de serviços e de oportunidades de emprego. Ainda assim, na última década, têm atraído grande quantidade de migrantes vindos de comunidades ribeirinhas próximas, resultando em um processo de ocupação intenso e desordenado.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros