Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Condição adversa faz célula normal da pele se transformar em melanoma

Experimentos feitos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostraram que, ao serem submetidas a uma situação de estresse crônico, células normais da pele sofrem mudanças no padrão de expressão dos genes e acabam se transformando em células de melanoma.

Remoção de reator de Fukushima é adiada devido a risco de contaminação

A Central Nuclear de Fukushima adiou por um ano a retirada da capa protetora de um dos reatores danificados devido ao risco de contaminação radioativa, o que poderá atrasar o processo de desmantelamento da central, informou na quinta-feira (16) a imprensa do Japão.

Fogo já destruiu 2.830 hectares em Petrópolis/ RJ, segundo bombeiros

As queimadas continuam castigando a vegetação em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. No início da noite desta quinta-feira (16), o coronel Fábio Meireles, do Corpo de Bombeiros, divulgou que 2.830 hectares já foram devastados pelos vários focos de incêndio no município.

Nível do Cantareira cai a 4,1%; primeira cota do volume morto dura até novembro

Sem previsão de chuva para os próximos cinco dias, o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira deve continuar em queda. Segundo o monitoramento diário feito pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o Sistema operava na quinta-feira (16) com apenas 4,1% da capacidade.

Brasil é o 9º país mais atraente em energia renovável

O Brasil é o nono país mais atrativo para investimentos em energia renovável, é o que indica a nova edição do Renewable Energy Country Attractiveness Index, ranking da EY (nova marca da Ernst & Young) que analisa o mercado de fontes limpas em 40 países. Depois de subir ao top 10 pela primeira vez na última edição do levantamento trimestral, o Brasil conquista mais uma colocação.

Instituto Akatu lança campanha pelo consumo consciente da água

O #águapedeágua é uma campanha de mobilização da sociedade para o consumo consciente de água. Diante da crise hídrica que vivemos em São Paulo e em outras regiões do País, a situação exige uma ação coletiva, integrada e de larga escala, com a participação de vários atores sociais.

Crise financeira mundial: a bolha de carbono está implodindo? artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O mundo das finanças está passando por um período de instabilidade e o setor energético, novamente, joga um papel central no processo de turbulência. Ironicamente, todas as recessões mundiais anteriores foram precedidas por aumento do preço do petróleo e demais combustíveis fósseis, mas a crise atual está sendo agravada pela queda do preço dos hidrocarbonetos e pela baixa rentabilidade do capital investido pelas empresas de energia.
quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Presidente da Sabesp diz que cota de água acaba em novembro sem chuva

A presidente da Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena, disse nesta quarta-feira (15) que, se a chuva continuar escassa, a primeira cota do volume morto acabada em “meados de novembro”. Ela foi à Câmara Municipal da cidade de São Paulo, onde foi interrogada pelos vereadores sobre a falta d'água.

Os oceanos pedem ajuda aos gritos por causa do lixo plástico

Um albatroz de pata negra alimentando seus filhotes com bolinhas de plástico, um bebê foca no Polo Norte com um saco enrolado no pescoço ou um barco de pesca perdido em alto mar porque um aparelho de pesca se enroscou na hélice, são exemplos que multiplicados por mil dão ideia do estado dos oceanos. Estima-se que cerca de 13 mil dejetos plásticos flutuam para cada quilômetros quadrado de oceano e que 6,4 milhões de toneladas de lixo desembocam neles a cada ano.

Governo quer derrubar no Senado MP que dá mais prazo para fim de lixões

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse ontem (15) que o governo federal não concorda em prorrogar o prazo, que terminou em 2 agosto deste ano, para que os municípios fechem os lixões. A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (14) o texto da Medida Provisória (MP) 651/14 ampliando o prazo até 2018. A proposta segue para o Senado.

Acordo global de biodiversidade entra em vigor sem a participação do Brasil

Entrou em vigor no último domingo (12) o Protocolo de Nagoya, acordo que define regras internacionais para acesso e compartilhamento dos recursos, sem que o Brasil ratificasse sua participação. O país foi um dos primeiros a assinar o documento, em fevereiro de 2011.

Teste avalia conscientização sobre hábitos de consumo

No Dia do Consumo Consciente, comemorado nesta quarta-feira (15), os cidadãos passam a contar com uma nova ferramenta online permitindo que cada pessoa conheça em tempo real seu grau de consciência diante dos atos de consumo. O lançamento do Teste de Consumo Consciente (TCC) aconteceu em Brasília, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Akatu.

Empresa chinesa envia droga experimental contra Ebola à África e planeja testes

Uma farmacêutica chinesa com laços militares enviou à África uma droga experimental contra o Ebola para utilização pelos trabalhadores humanitários chineses e está planejando realizar ensaios clínicos no continente para combater a doença, disseram os executivos da empresa à Reuters nesta quinta-feira.
quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Canabidiol mostrou eficácia na melhora da qualidade de vida e bem-estar de pacientes com doença de Parkinson

Pela primeira vez em humanos, estudo com canabidiol (CDB) mostrou eficácia para melhorar a qualidade de vida e bem-estar geral em pacientes com Doença de Parkinson. Segundo um dos coordenadores da pesquisa, professor José Alexandre Crippa, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, “com a vantagem de não ter apresentado nenhum efeito colateral”.

Incêndio atinge, desde domingo, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do Rio

Bombeiros dos quartéis de Petrópolis e Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro, combatem, desde domingo (12), focos de incêndio em diversas localidades, como Retiro das Pedras, Bonsucesso, Estrada da Rocinha, Bonfim e Mata Porcos. Uma das mais atingidas é a área de proteção ambiental do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), situado entre os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis e administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Por que desmatar 79% da área de mananciais secou São Paulo, artigo de Marcia Hirota

Artigo de Marcia Hirota*, originalmente publicado no Blog do Planeta – Estudo da Fundação SOS Mata Atlântica divulgado com exclusividade pela revista Época  constatou que a cobertura florestal nativa na bacia hidrográfica e nos mananciais que compõem o Sistema Cantareira, centro da crise no abastecimento de água que assola São Paulo, está pior do que se imaginava. Hoje, restam apenas 488 km2 (21,5%) de vegetação nativa na bacia hidrográfica e nos 2.270 km2 do conjunto de seis represas que formam o Sistema Cantareira.

“Guarda-chuva de ar” mantém usuário seco com campo de força

Um chinês criou um guarda-chuva formado por um bastão, uma bateria de lítio recarregável e um motor que protege o usuário da água a partir da criação de um extensível campo de força alimentado pelo ar, logo acima da cabeça, segundo o The Mashable e o The Independent.

Brasil pode aumentar dependência de importação de fertilizantes, diz Embrapa

Com 75% dos fertilizantes usados no país adquiridos no exterior, o Brasil enfrenta o risco de aumentar a cada ano a importação do produto se não forem feitos novos investimentos na produção nacional, disse na terça-feira (14) José Carlos Polidoro, vice-líder da Rede BrasilFert, criada em 2009 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para pesquisas na área.

Praticamente sem chuvas em SP, nível do Sistema Cantareira continua caindo

O nível do Sistema Cantareira continua a cair. Na terça-feira (14), os reservatórios registravam 4,5% da capacidade. O manancial abastece 6,5 milhões de pessoas. Segundo a Companhia de Saneamento e Abastecimento do Estado de São Paulo (Sabesp), neste mês choveu 0,4 milímetro (mm) na região do sistema. A média histórica para o período é 130,8 mm.

Microalgas transgênicas são mais eficientes na fotossíntese, indica estudo

As microalgas são apontadas por especialistas como potenciais matérias-primas para a produção de biodiesel e outros produtos químicos, uma vez que apresentam grandes taxas de acúmulo de biomassa e de óleo e crescem de duas a dez vezes mais rápido do que plantas terrestres.

Sabesp vai diminuir retirada de água do Sistema Cantareira

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai diminuir a quantidade de água retirada do Sistema Cantareira. De acordo com a concessionária, a redução começará imediatamente após o plano ser aprovado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Novo exame de suspeito de ter ebola dá negativo, diz ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou na tarde desta segunda-feira (13) que o segundo exame feito pelo africano internado no Rio de Janeiro com suspeita de ebola deu resultado negativo. O homem foi o primeiro caso suspeito da doença no Brasil. “Nós recebemos há pouco o laudo do Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, confirmando o resultado negativo da segunda amostra. Consideramos o caso suspeito como caso descartado”, disse Chioro.

Bombeiros reforçam combate a incêndios em matas do Rio

Bombeiros do estado do Rio de Janeiro tiveram muito trabalho nesta segunda-feira (13) para combater incêndios em matas de diversas localidades do município de Petrópolis, na região serrana, como Retiro das Pedras, Bonsucesso, Estrada da Rocinha, Sossego, Promenade Nogueira, Estrada Mangalarga, entre outros.

Estudo identifica perfis clínico-imunológicos de infecção da leishmaniose visceral

Ao atender e acompanhar por mais de 20 anos pessoas infectadas com o protozoário Leishmania (L.) infantum chagasi – agente causador da leishmaniose visceral americana (LVA) – em áreas endêmicas da doença na Amazônia, pesquisadores do Laboratório de Patologia de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e do Laboratório de Leishmanioses Prof. Dr. Ralph Lainson, do Instituto Evandro Chagas de Belém, no Pará, deparavam-se com uma situação intrigante.

Para Pentágono, mudanças climáticas são risco para segurança nacional

A elevação das temperaturas globais, o rápido degelo no Ártico e outros efeitos das mudanças climáticas representam riscos imediatos à segurança nacional e às operações militares e humanitárias, alertou o Pentágono em um relatório divulgado nesta segunda-feira (13).

Cientistas estudam apagar memórias ruins com o uso da luz

Lembranças ruins podem causar transtornos psicológicos, traumas e até mesmo problemas físicos de saúde. Para resolver esse problema, um grupo de cientistas tem estudado a possibilidade de selecionar e apagar certos conteúdos de memória, usando apenas a luz. As informações são do blog IFL Science.

Canadá inicia testes em humanos de vacina experimental contra ebola

Uma vacina experimental contra o ebola, desenvolvida no Canadá, será testada em humanos, na expectativa de produzi-la em larga escala para combater a epidemia da febre hemorrágica no oeste da África, informou nesta segunda-feira (13) a ministra canadense da Saúde, Rona Ambrose.
segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Governo de TO firma parceria para aproveitar resíduos do capim dourado

O governo de Tocantins, por meio da Seagro (Secretaria da Agricultura e Pecuária), a empresa Beraca e agricultores familiares extrativistas de comunidades rurais firmaram acordo para aproveitamento dos resíduos do capim dourado, segundo a Agência Tocantinense de Notícias.

Nova geração de etanol, produzido através dos resíduos vegetais, ganha força no mundo

Uma nova era de biocombustíveis começa a se fortalecer no mundo. A última geração de etanol, produzido através dos resíduos vegetais, já é fabricada em uma dezena de usinas na Itália, na Dinamarca ou no Brasil e é um passo importante para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, como o petróleo.

EUA confirmam diagnóstico de 1º caso de ebola transmitido no país

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmaram, na tarde deste domingo (12), o primeiro caso de ebola transmitido no país. A paciente é uma profissional de saúde do Hospital Texas Health Presbyterian, em Dallas. Ela teve contato com o paciente liberiano Thomas Eric Duncan, que morreu de ebola na quarta-feira passada na instituição.

Pesquisa pode abrir caminho para novas drogas contra ELA

Ainda não são bem compreendidos pela ciência todos os fatores que levam ao desenvolvimento da esclerose lateral amiotrófica (ELA) – doença progressiva e fatal caracterizada pela degeneração dos neurônios motores. Dados da literatura científica, porém, indicam que o processo de agregação de uma proteína conhecida como superóxido dismutase desempenha um papel-chave no mecanismo patológico.

Ebola já matou 4.033 no mundo; saiba onde há contaminados

A pior epidemia de ebola já registrada matou 4.033 pessoas, de 8.399 casos (e suspeitas) até o dia 8 de outubro na África Ocidental, de acordo com o último balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta sexta-feira (10). Segundo a organização, os casos estão em sete países: Guiné, Libéria, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, Espanha e EUA.

Exame sobre ebola pode não sair em 24h, diz vice-diretor de instituto no PA

O vice-diretor do Instituto Evandro Chagas (IEC), Willer Melo, disse que é precipitado esperar que o exame da amostra retirada do paciente Souleymane Bah, que está internado com suspeita de ebola no Rio de Janeiro, seja divulgado em 24 horas, conforme afirmou o ministro da saúde Arthur Chioro. “Não podemos prever o tempo. É precipitado falar em 24 horas”, pondera.

Defesa Civil decreta estado de alerta em SP por umidade baixa do ar

Com temperatura média oscilando entre 31 graus Celsius (ºC) e 34 ºC, a capital paulista enfrenta na sexta-feira (10) mais um dia quente e de baixa umidade do ar. Por isso, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil decretou, por volta das 15h, estado de alerta em São Paulo. Ele é decretado quando a umidade do ar está entre 12% e 20%.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros