Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Estudo alerta para obesidade adulta ‘inaceitavelmente alta’ nos EUA

Hábitos alimentares inadequados e cada vez menos exercícios físicos estão mantendo em alta os índices de obesidade nos Estados Unidos, de acordo com um informe publicado nesta quinta-feira (4), que registra um aumento do indicador em seis estados americanos e nenhuma baixa em todo o país.

Na Bahia, energia eólica impacta comunidade

O vento é a fonte de energia que mais cresce no Brasil. Entre 2006 e 2013, houve um crescimento de 829% desse setor. Hoje, já são 167 parques eólicos em todo o país, mas 36 deles estão desconectados da rede por falta de linhas de transmissão. Um parque eólico é um espaço, terrestre ou marítimo, onde estão concentrados vários aerogeradores destinados a transformar energia eólica em energia elétrica.

América Latina deve cuidar da água para saciar sua ‘sede’ de energia

Você se lembra da última vez em que acabou a luz na sua casa? Algum dia ficou sem água? E o que faria se tais cortes ocorressem ao mesmo tempo e frequentemente? Estão aí reflexões de que nenhuma pessoa, na América Latina ou fora dela, vai conseguir escapar no futuro.
quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Relator insiste em incluir prorrogação do prazo para o fim dos lixões na MP da nota fiscal

O relator da medida provisória que trata de impostos na nota fiscal (MP 649/14), deputado Andre Moura (PSC-SE), insiste em incluir no texto a prorrogação do prazo dado aos municípios para o fim dos lixões. Sem acordo, no entanto, a mudança pode motivar a derrubada da medida, proposta inicialmente pelo governo para adiar para 2015 a punição às empresas que ainda não detalham na nota fiscal os tributos embutidos no valor de cada produto (Lei 12.741/12).

Patentes verdes e a sustentabilidade, artigo de Cintia Lima

O consumo e a demanda por recursos naturais e minerais têm atingido níveis cada vez mais críticos, com o grande crescimento populacional e industrial. E com isso é normal que o planeta responda de maneira agressiva, seja através de mudanças climáticas ou de outros desastres naturais. Porém, felizmente é possível reverter esse quadro através da sustentabilidade e educação ambiental, desde que todos os âmbitos da sociedade cooperem.

Impactos visíveis dos resíduos sólidos, artigo de Roberto Naime

Em relação aos gases provenientes da disposição do lixo, o metano é o componente mais problemático devido a sua elevada concentração (em torno de 300.000 vezes maior que a encontrada na atmosfera) exigindo técnicas sanitárias e ambientais apropriadas de controle. A concentração de metano superior a 5% é explosiva. O metano é o segundo elemento causador do efeito-estufa na atmosfera.

Enzimas da Antártica têm aplicação industrial

A fabricação de detergentes, cosméticos, alimentos, medicamentos e muitos produtos químicos depende de processos executados por enzimas, compostos orgânicos que catalisam e tornam possíveis muitas reações químicas. Entre as enzimas de interesse para a indústria, as mais empregadas são as proteases, que respondem por 60% do mercado mundial de enzimas.

Anvisa aceita 17 alternativas a testes de produtos em animais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve publicar nos próximos dias a aprovação de 17 métodos alternativos para testes de produtos sujeitos à vigilância sanitária, como medicamentos, cosméticos e produtos de limpeza em geral, para evitar testes em animais.

Quase 80% das usinas hidrelétricas em construção estão atrasadas, diz TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) levou ao plenário do tribunal, nesta quarta-feira (3), o resultado de uma Auditoria Operacional sobre o Sistema Elétrico Brasileiro. O ministro-relator, José Jorge, disse que 79% das usinas hidrelétricas em construção no país não cumpriram com o cronograma inicial, apresentando algum tipo de atraso. No caso da energia eólica, o número chega a 88% e nas térmicas, 75%.

Desmate na Amazônia Legal tem alta de 9,8% ao longo de um ano, diz Inpe

Dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontaram que a Amazônia Legal perdeu 3.036 km² de floresta entre agosto de 2013 e julho de 2014, 9,8% a mais em relação ao período anterior. Os meses integram o chamado “calendário do desmatamento”, relacionado com as chuvas e atividades agrícolas.
quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Em MS, Água Brasil capacita produtores em boas práticas agropecuárias

Há 20 anos, o casal de agricultores Claudinei Pecois e Maria Leonidia Thaler acompanha as mudanças ecológicas nos entornos da bacia do Guariroba, a 50 quilômetros de Campo Grande. Os tempos são outros: os mananciais já não possuem a mesma capacidade hídrica e o solo está cada vez mais degradado, devido à pastagem e à falta de consciência ambiental.

38% dos paulistas já sofreram corte no abastecimento de água

Pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e Rede Globo, mostra que as interrupções no abastecimento de água já são realidade para parte considerável dos paulistas. Segundo o levantamento, realizado entre sábado (30) e segunda (1), 38% dos eleitores do estado disseram que sofreram corte de água em suas casas nos últimos três meses. Ainda de acordo com o Ibope, o índice sobe para 50% na capital e 55% nos municípios da região metropolitana.

Combate à degradação florestal é tema de debate internacional

Especialistas de vários centros de pesquisa do mundo se reúnem esta semana em Brasília para o Workshop de Monitoramento das Dinâmicas Florestais – Estoques de Carbono, Fluxos de Gases de Efeito Estufa e Biodiversidade, organizado pelo Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB).

Por um sistema mais verde

Em meados de agosto, o evento Sistema Financeiro Nacional e a Economia Verde lançou a prévia de um conjunto inédito de estudos acerca do alinhamento do sistema financeiro com o desenvolvimento sustentável. Realizado em São Paulo, com 480 participantes, o evento tratou da atual alocação de recursos na “economia verde” brasileira, do quadro institucional e regulatório do País, e da relação entre finanças e sustentabilidade em setores estratégicos, como agropecuária e energias renováveis (mais nas duas notas abaixo).

Polinização do açaí pode aumentar a produção em até 40%

“Colocando a abelha certa para polinizar o açaí pode haver um aumento de até 40% na produtividade dos frutos da palmeira”, afirma o pesquisador Giorgio Venturieri, da Embrapa Amazônia Oriental. E essa “abelha ideal” para polinizar o açaí com eficiência e eficácia já foi identificada. É uma espécie do gênero Scaptotrigona e que ainda está em fase de descrição taxonômica e por isso não tem nome científico de espécie, apesar de bem conhecida pelos criadores de abelhas nativas do Pará, que as chamam de “abelha-canudo”.

Dendê pode ser consorciado com o plantio de alimentos, garantindo renda e alimentação

Dendê e alimentos plantados lado a lado

A mais produtiva das oleaginosas, produzindo até dez vezes mais óleo por hectare que a soja, o dendê, também chamado palma de óleo, pode ser consorciado com o plantio de alimentos e melhorar a qualidade do solo, garantindo renda e alimentação para o produtor nos três primeiros anos em que o dendezeiro ainda não produz.

Cariocas têm novo ponto para descartar lixo eletrônico

Mais um ponto de coleta de lixo eletrônico começa a funcionar no Rio de Janeiro. Monitores, placas de vídeo, teclados e outros acessórios de equipamentos eletrônicos em desuso poderão ser descartados em um ponto instalado na Universidade Estácio de Sá, no campus da Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. As peças recolhidas serão doadas ao projeto Fábrica Verde na comunidade da Rocinha, zona sul do Rio.

Fármaco mostra resultados promissores contra a hipertensão

O tratamento de ratos hipertensos com o fármaco rostafuroxina – atualmente em fase de testes clínicos – melhorou em 50% a capacidade de relaxamento das artérias, reverteu o quadro de estresse oxidativo observado no endotélio e reduziu significativamente os índices de pressão arterial dos animais.

Foguete brasileiro com etanol é lançado com sucesso em Alcântara

O lançamento do primeiro foguete brasileiro com motor a propelente líquido foi feito na noite de segunda-feira (1º) no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Todos os requisitos técnicos de sucesso da missão foram atingidos, segundo o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, coordenador da operação.
terça-feira, 2 de setembro de 2014

Japão detecta ao menos 22 casos de dengue transmitidos dentro do país

Ao menos 22 casos autóctones de dengue foram detectados nos últimos dias no Japão. Casos autóctones são aqueles transmitidos dentro do próprio país, ou seja, que não foram importados. Esses são os primeiros casos detectados nos últimos 70 anos, indicou nesta segunda-feira (1º) o governo.

Fukushima: municípios aceitam construção de depósitos temporários


Os municípios japoneses de Fukushima, Futaba e Okuma comunicaram ao governo que aceitam a construção de depósitos temporários para armazenagem dos detritos provenientes da descontaminação da central nuclear da região, atingida por um terremoto, seguido de tsunami, em março de 2011.

MMA debate uso da biodiversidade na alimentação

A 2a Reunião do Comitê Nacional de Coordenação do Projeto “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para a Melhoria da Nutrição e do Bem-Estar Humano” começou nesta segunda-feira (1°/9), no Ministério do Meio Ambiente, e será realizada até sábado (6). O encontro tem representantes de cinco ministérios e instituições nacionais e internacionais, para debater a participação do Brasil no projeto mundial para a conservação e aproveitamento de espécies nativas na alimentação.

Aviões farão medidas para avaliar impactos da poluição no regime de chuvas da Amazônia

Durante o mês setembro, período de transição da estação seca para a chuvosa na Amazônia, dois aviões de pesquisa, um dos Estados Unidos e outro da Alemanha, farão voos diários para medidas da poluição urbana e de queimadas e de nuvens na região.

Sustentabilidade e Tecnologia: inimigos ou aliados? artigo de Cecília Vick

O crescente desenvolvimento tecnológico resultou em um grande problema ambiental: o lixo eletrônico. Dados do relatório da ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial), de 2013, mostram que o Brasil produz, em média, 1 milhão de toneladas de resíduos tecnológicos por ano.

Sustentabilidade precisa ficar mais sexy, dizem especialistas

Neste momento em que os recursos naturais estão sendo explorados a uma taxa maior que a capacidade de reposição, gerando desequilíbrio no meio ambiente e na sociedade, os especialistas vêem uma oportunidade. “Se por um lado as pessoas estão cansadas do papo chato da sustentabilidade, por outro lado, há muita gente que não quer mais ser oprimida pelo consumismo. É nessa angústia que está a nossa chance de mobilizar as pessoas”, diz Aron Belinky, do GVCes – Centro de Estudos de Sustentabilidade da Escola de Administração da Faculdade Getúlio Vargas (FGV).
segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Supermercado francês incentiva clientes a comprarem vegetais que iriam para o lixo

A rede de supermercados Intermarché, uma das maiores da França, criou uma campanha para incentivar a compra de vegetais que não estão com a aparência perfeita. A ideia era mostrar que os alimentos continuam nutritivos mesmo que estejam fora dos padrões tradicionais.

Inclusão da água entre direitos sociais poderá melhorar gestão de recursos hídricos

A inclusão da água entre os direitos sociais está em análise na Câmara dos Deputados. Duas propostas (PECs 39/07 e213/12) que tramitam juntas sobre este tema já foram aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e serão analisadas por uma comissão especial.

Começam testes com primeiro avião elétrico tripulado da América Latina

Técnicos e engenheiros do Programa Veículo Elétrico (VE), da Itaipu Binacional, e da empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), começaram, nesta semana, em Foz do Iguaçu (PR), a fase de pré-comissionamento do primeiro avião elétrico tripulado da América Latina.

‘O meu desperdício é a privação do consumo do outro’. Entrevista com Altivo de Almeida Cunha

“É uma situação que ninguém ganha e todos perdem. Ainda assim, poucas são as iniciativas articuladas para enfrentar a questão, pois atacar a questão das perdas implica reestruturar a forma de organização da produção. No entanto, é interessante observar que a questão das perdas de alimentos chama mais atenção hoje nos países mais ricos da Europa e nos Estados Unidos do que no Brasil”, informa o engenheiro agrônomo.

Setor de energia eólica vai investir R$ 15 bilhões em 2014

O setor de energia eólica vai investir neste ano cerca de R$ 15 bilhões e a perspectiva é manter este patamar de investimentos nos próximos anos, incluindo a participação nos leilões de energia promovidos pelo governo, de acordo com a presidenta da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica), Elbia Melo. Em dez anos, a energia eólica deve corresponder a 11% da  matriz energética brasileira, segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Inovações na construção civil garantem sustentabilidade, artigo de Alberto Gomes Ruiz

O crescimento acelerado da população e a migração cada vez maior para os centros urbanos geram, entre outras consequências, maior demanda de energia, transporte, alimentação e infraestrutura. Calcula-se que, até 2050, a população mundial deva chegar a nove bilhões de pessoas e dois terços estarão vivendo nas grandes cidades. Esse movimento deve causar um forte impacto na maneira como a indústria da construção civil se posiciona.

Veneno de vespa age contra perda de neurônios por Parkinson, diz estudo

Um componente do veneno da vespa mostrou-se eficaz em impedir a perda de neurônios provocada pela doença de Parkinson. O estudo, desenvolvido no Laboratório de Toxinologia da UnB, foi feito em ratos com uma lesão cerebral que simula o efeito do Parkinson. A pesquisa foi apresentada na sexta-feira (29) na XXIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), em Caxambu, Minas Gerais.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros