Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Uma mente brilhante e inquieta aos 86 anos

A mente brilhante, que ganhou o prêmio Nobel de Economia em 1994 por revolucionar o campo da Matemática conhecido como Teoria dos Jogos, continua contribuindo para novas revoluções na ciência e na vida em sociedade. O matemático norte-americano John Nash, 86 anos, esteve em São Paulo no fim de julho e falou sobre suas pesquisas atuais na Princeton University.

Saiba mais: Há cinco tipos conhecidos de vírus que provocam hepatite, cada um com sintomas distintos

Hepatite A

Causada pelo vírus da hepatite A, ela provoca uma infecção não crônica no fígado que, na maioria das vezes, pode ser curada sem problemas, até mesmo sem tratamento. É transmitida por água e alimentos contaminados ou por via fecal-oral, no contato entre pessoas.

Brasil tem que se preparar para reciclar as lâmpadas fluorescentes compactas

As lâmpadas incandescentes de 40 e 60 watts, as mais utilizadas pelos brasileiros, vão desaparecer do mercado até 2015. Criadas há cem anos, elas já não se adaptam mais ao mundo moderno, gastando muita energia e devem ser substituídas pelas lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas. Mas será que o Brasil está preparado para reciclá-las?

Ibama regulamenta perdão de multas por desmatamento ilegal

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou hoje (7) no Diário Oficial da União instrução normativa que regulamenta um dos pontos mais polêmicos do novo Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012: a suspensão de multas por desmatamento ilegal em áreas de preservação permanente (APPs) e de reserva legal.

Redução da fecundidade e qualidade de vida humana e ambiental, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A taxa de fecundidade da população mundial caiu de 5 filhos por mulher em 1950 para 2,5 filhos em 2010, segundo dados da Divisão de População das Nações Unidas. Mas o número de nascimento, que estava pouco abaixo de 100 milhões de crianças, subiu para algo em torno de 140 milhões de crianças, no mesmo período. Isto ocorreu porque aumentou o número de mulheres entre 15 e 49 anos (período reprodutivo), fazendo com que o volume de nascimentos aumentasse mesmo com a diminuição do número médio de filhos por mulher.

Faltam líderes para enfrentar crise ecológica e ambiental, diz Sérgio Besserman

Vivemos um período especial da história. Nos próximos 20 a 30 anos, a humanidade terá de fazer escolhas inéditas sobre o futuro que desejará ter, quais os valores que serão passados para as próximas gerações, como produzir e consumir, e como deixará o planeta para a sobrevivência de seus semelhantes e descendentes.
quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cada gota de água é um presente da natureza


“Cada gota de água é um presente da natureza”. Esse é o tema do vídeo vencedor do concurso promovido pela TNC em parceria com a Mofilm. Misturando fotografia real com animação, o filme revela sobre os caminhos da água até chegar nas torneiras das casas.

As ameaças da Grande Transformação (II)

Analisamos no artigo anterior, as ameaças que nos traz a transformação da economia de mercado em sociedade de mercado com a dupla injustiça que acarreta: a social e a ecológica. Agora queremos nos deter em sua incidência no âmbito da ecologia tomada em sua mais vasta acepção, no ambiental, social, mental e integral.

Líderes africanos pedem ajuda para proteger elefantes e rinocerontes de caça ilegal

Chefes de Estado africanos pediram esta semana em Washington mais equipamentos de alta tecnologia, como helicópteros e aviões não tripulados (“drones”), para combater os caçadores ilegais de elefantes e rinocerontes, que vendem as presas e os chifres mais caros do que ouro. Matéria da AFP, no UOL Notícias.

Pesquisa detecta bactérias e fungos em 62,5% de passarinhos traficados

As campanhas educativas para desestimular a compra de animais silvestres comercializados ilegalmente ganharam um reforço em seus argumentos com um estudo concluído recentemente na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP).

Adubação verde preserva ambiente e melhora qualidade de solo cultivado

Adubos verdes são o nome genérico de espécies vegetais com propriedades que trazem melhorias para o meio ambiente. Sua utilização é antiga na agricultura, utilizada há mais de dois mil anos para aumentar a produção na lavoura. No Brasil, são conhecidos, no mínimo, a cem anos.

O modelo ‘Extrai-Produz-Descarta’ e a insustentabilidade dos ODS, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O desenvolvimento econômico, em seus primeiros 200 anos, desde que James Watt aperfeiçoou a máquina a vapor (em 1768), trouxe diversos ganhos de qualidade de vida da população mundial. A despeito das desigualdades, houve aumento do padrão de consumo, grande elevação da esperança de vida ao nascer, melhora nos padrões de moradia, avanços educacionais sem precedentes, etc.

Cientistas colombianos cultivam algas para combater desnutrição

A spirulina, uma diminuta alga utilizada até agora na piscicultura e vendida como antioxidante em lojas de produtos naturais, pode ser a solução para a desnutrição na Colômbia, onde um grupo de cientistas busca cultivá-la em escala industrial e massificar seu consumo.

Amazônia tem “oceano subterrâneo”

A Amazônia possui uma reserva de água subterrânea com volume estimado em mais de 160 trilhões de metros cúbicos, estimou Francisco de Assis Matos de Abreu, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que terminou no dia 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.

Cidades brasileiras gastam 5 vezes menos em gestão de resíduos que estrangeiras

Os municípios brasileiros gastam cinco vezes menos em gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) do que a média das cidades internacionais. A constatação, divulgada na terça-feira (5), é da pesquisa Três Anos Após a Regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): Seus Gargalos e Superação, encomendada pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) e pela Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP). O levantamento foi feito pela PricewaterhouseCoopers (PwC).

Semiárido terá sistema de controle de desertificação em dois meses

Nesta terça-feira (5), o Sistema de Alerta Precoce de Secas e Desertificação (SAP), a ser lançado em dois meses, teve avaliação prévia feita por especialistas em oficina promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Pesquisa demonstra efeito de campo magnético efetivo para a luz

Um experimento recentemente conduzido na Cornell University, nos Estados Unidos, mostrou que, a despeito de serem eletricamente neutros, os fótons podem se comportar como elétrons em presença de um campo magnético. O resultado da pesquisa, da qual participou o brasileiro Paulo Alberto Nussenzveig, acaba de ser comunicado em artigo na edição on-line da revista Nature Photonics.
terça-feira, 5 de agosto de 2014

Amazônia tem “oceano subterrâneo”

A Amazônia possui uma reserva de água subterrânea com volume estimado em mais de 160 trilhões de metros cúbicos, estimou Francisco de Assis Matos de Abreu, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que terminou no dia 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco.

Usina vai transformar em gás natural lixo produzido por oito municípios do Rio

A Usina de Tratamento de Biogás do Aterro Dois Arcos, inaugurada na segunda-feira (4) pelo governo do Rio em São Pedro da Aldeia, em conjunto com as empresas Osafi e Ecometano, vai transformar em gás natural cerca de 600 toneladas de lixo produzidas diariamente por oito municípios da Região dos Lagos, que formam o consórcio que construiu o aterro sanitário. São eles: São Pedro da Aldeia, Búzios, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Araruama. O projeto recebeu investimento de R$ 18 milhões.

Aumento da escolaridade do brasileiro começa a mudar perfil do eleitor

Se antes era prática comum prometer cestas básicas, emprego ou tratamento médico em troca de votos para conquistar um mandato, com o aumento da escolaridade do eleitor brasileiro essas propostas começam a perder espaço para um voto de mais qualidade. Para especialistas, há um novo eleitor em construção e a melhora no nível educacional pode se transformar em mais consciência política no médio prazo.

Lixões a céu aberto resistem, apesar do fim do prazo para substituí-los por aterros sanitários

A vida real algumas vezes não anda no mesmo compasso das leis. Exemplo disso é a destinação do lixo nas cidades brasileiras. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determinou que até 2 de agosto de 2014 (sábado) os gigantescos lixões a céu aberto, comuns em todo o país, deveriam ter sido completamente substituídos por aterros sanitários. De acordo com a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o prazo não será prorrogado. Conforme as regras em vigor, os órgãos públicos que descumprirem a nova política de tratamento do lixo estão sujeitos ao pagamento de multas de até R$ 50 milhões.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos no início ou no fim das soluções ‘definitivas’, artigo de Antonio Silvio Hendges

Há quatro anos, em 02 de agosto de 2010 foi publicada a Lei 12.305 que estabeleceu no Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, regulamentada em 23 de dezembro do mesmo ano pelo Decreto 7.404.

Eficiência energética e quebra de paradigmas, artigo de Roberto Naime

Existem limitações ambientais que devem ser consideradas, e a questão energética nos demonstra esta realidade com clareza. A população do planeta terra superou os 7 bilhões de habitantes. A população dos Estados Unidos da América oscila em torno de 300 milhões de habitantes.
segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Desmatamento da Amazônia aumenta poluição em países da América do Sul

Os estados amazônicos do Pará, Rondônia, Amazonas e Acre têm “exportado” a fumaça produzida pelo desmatamento por fogo para Bolívia, Peru e Paraguai e contribuído para aumentar os níveis de poluição atmosférica nesses países vizinhos. Ao lado do Mato Grosso, esses quatro estados também registram o maior número de focos de queimadas na América do Sul.

Metrópoles brasileiras carecem de governabilidade

“O programa Minha Casa, Minha Vida não é uma política de moradia; é uma política de impulsionamento através do setor da construção civil e da economia, pelo impacto que esse setor tem”, declara Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro à IHU On-Line, na entrevista a seguir. Na avaliação dele, “reformar e adaptar ‘o popular’ do brasileiro seria mais interessante do que construir novas coisas, não sei onde, de maneira que ninguém sabe e com um custo que ninguém conhece”.

Número de denúncias envolvendo crianças e adolescentes aumentou 15,6% na Copa

As denúncias de violações aos direitos de crianças e adolescentes aumentaram 15,6% durante a Copa do Mundo (12 de junho a 13 de julho deste ano) na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foi disputada no Brasil a Copa das Confederações. Os dados são do Disque 100 e foram divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República. Durante a Copa do Mundo, foram feitas 11.251 denúncias de abusos contra crianas e adolescentes e, durante da Copa das Confederações, 9.730.

Promotores alertam para aumento de casos de exploração sexual infantil

Em moção de repúdio divulgada ontem (3), promotores de Justiça de todo o país alegam “aumento significativo” no número de casos de exploração sexual de crianças no Brasil. Eles destacam que as denúncias de crimes dessa natureza recebidas pelo Disque 100 aumentaram durante o período da Copa do Mundo (12 de junho a 13 de julho). O número saltou de 524, de 12 de junho a 13 de julho do ano passado para 740 no mesmo período deste ano.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros