Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

O Consumismo e o grande erro da expressão: ‘Jogar o Lixo Fora’, artigo de Luiz Eduardo Corrêa Lima

Dentre os vários conceitos errôneos que a modernidade, o consumismo e o capitalismo têm propositadamente produzido para enganar as pessoas através do “marketing” e da propaganda enganosa, tem um que está me preocupando muito e tem causado grande transtorno na minha mente.

Pesquisa da Unesp aponta risco de milhares de mortes devido ao tabaco

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho” (Unesp), de Presidente Prudente, apontou que o cigarro pode reduzir a duração da vida a ponto de que nenhuma medida isolada de saúde pública tem tanto impacto para reverter essa situação do que o próprio ato de parar de fumar. Além disso, o estudo ressalta que mesmo com as campanhas contra o fumo, a projeção é de que ocorram milhares de mortes relacionadas ao tabaco caso os fumantes não se conscientizem.

Vacina da dengue testada em humanos tem eficiência de 56%, diz estudo

A primeira vacina contra dengue testada em humanos em grande escala mostrou proteção moderada contra a doença e já é vista de forma promissora, segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira (10) na revista Lancet. No geral, ela apresentou capacidade de proteção de 56% da população vacinada.
quinta-feira, 10 de julho de 2014

Tragédia nacional? artigo de Montserrat Martins

Olha só como o mundo ficou diferente agora, desde aquela meia hora em que o Brasil tomou os primeiros 5 gols da Alemanha, em que os comentaristas de TV passaram a falar em “vexame”, “humilhação” e até em “tragédia”. Não é só a seleção brasileira que tem de ser revista, mas a nossa cultura como um todo, nosso conceito de sociedade e de país. Quando o esporte é mais do que deveria, é porque nos faltam outros valores. A verdadeira “goleada” que estamos tomando dos países mais organizados é nos nossos níveis de educação e de cultura, por exemplo.

‘Nossa opção em São Paulo é poluir a água que está perto e captar a que está longe’, entrevista com Marussia Whately

Após um verão extremamente seco, São Paulo se depara com o fantasma do racionamento, o que nem de longe pode ser atribuído somente ao clima dos últimos meses e à respectiva ausência de chuvas. Trata-se de um cenário histórico de imprevidência, aliado à falta de uma cultura que enxergue a água como bem escasso, o que se traduz em toda uma história de opções feitas ao longo das décadas. É assim que resume a arquiteta e especialista em gestão de recursos hídricos Marussia Whately, entrevistada pelo Correio da Cidadania.

Ensinamentos de uma goleada, artigo de Artur Salles Lisboa de Oliveira

1. Depois da forte repressão policial mediante o fechamento das vias de acesso aos estádios, tiros atingindo repórteres de redes internacionais, dentre outras truculências, os brasileiros ainda têm a oportunidade de vencer essa Copa do Mundo. Refiro-me, não apenas a protestos, mas à conscientização da população em relação aos rumos desse País. Uma vez que a névoa do patriotismo eventual dê espaço à expressão de descontentamento geral, a Alemanha pode ter contribuído imensamente para os resultados eleitorais.

Fukushima confia em ‘muro de gelo’ como solução final para vazamentos

Os responsáveis da usina nuclear japonesa de Fukushima se mostraram confiantes de que a construção de um “muro de gelo” subterrâneo permitirá controlar os vazamentos de água radioativa, um custoso e inovador projeto que despertou dúvidas entre os especialistas.

Relatório aponta que é possível ‘descarbonizar’ o mundo até 2050

Algo de concreto na mesa de negociações sobre as mudanças climáticas: um relatório, entregue nesta terça-feira (8) ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mostra pela primeira vez como 15 dos países mais poluidores, entre eles a China e os Estados Unidos, podem se “descarbonizar”, ou seja, reduzir a concentração de carbono de suas atividades, até 2050.
quarta-feira, 9 de julho de 2014

ExpoLixo 2014: investimento em tratamento de lixo

Os mercados de tratamento e reaproveitamento de resíduos sólidos, representados pelas feiras ExpoLixo e ExpoSucata, são importantes atores ambientais e fontes de renda para seus integrantes. Além de alternativa para impulsionar de maneira relevante toda economia nacional.

Contaminação por plástico atinge 88% de três mil amostras de águas oceânicas

Um estudo publicado na última semana por cientistas espanhóis no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences afirma que os oceanos estão lentamente se tornando uma espécie de sopa cheia de partículas plásticas microscópicas, passando pelas cadeias alimentares de todo o mundo.

Pela primeira vez no Brasil, frota movida a etanol gera créditos de CO2

Projetos de geração de créditos de carbono a partir da troca de combustível são comuns em usinas, mas a substituição de derivados de petróleo por biocombustíveis era vista com ressalvas. Agora, pela primeira vez, um programa voltado para a substituição de gasolina por etanol em frotas corporativas de veículos no Brasil conseguiu aprovação para emitir esse mecanismo de desenvolvimento limpo (previsto no Protocolo de Kyoto).

7 hábitos para deixar sua rotina mais leve e sustentável

Hábitos diários fazem a diferença na preservação da natureza e mostram nosso compromisso em ajudar a resolver problemas globais e locais. Por isso, disponibilizamos algumas dicas que você pode incluir na sua rotina para ser mais amigável ao meio ambiente quando estiver resolvendo tarefas domésticas.

Smartphones velhos podem virar guardiões das florestas

Os atuais sistemas de detecção de corte ilegal nas florestas dependem de satélites e podem levar dias ou semanas para consolidar os dados sobre uma ação criminosa. Mas um novo projeto pretende agilizar o combate ao desmatamento, ao identificar a ameaça e alertar as autoridades em tempo real.

Pesquisa avalia relação entre a escolha pelo carro particular e a qualidade do transporte público

Alessandro Rodrigues sofre com o trânsito diário para chegar ao trabalho. Morador do Riacho Fundo I, o assistente administrativo da UnB precisa sair de casa às 6h30 para iniciar a jornada às 8h. A demora no trajeto de 27 km é consequência do tráfego congestionado das grandes cidades. No Brasil, a estimativa é de que um a cada quatro habitantes possua automóvel. A proporção é maior em Brasília, onde existe um carro particular para cada dois habitantes.

Derrota da Seleção, não do Brasil! artigo de Nei Alberto Pies

Na Copa do Mundo 2014, o povo brasileiro está jogando um bolão! Como nenhum povo e cultura no mundo, soube acolher e aplaudir os milhares de turistas que aqui vieram se divertir, comemorar e integrar-se com nossa cultura. Soubemos, como ninguém, aplaudir o bom futebol, cultivar os melhores relacionamentos e respeitar a diversidade cultural do mundo que passou por aqui.
terça-feira, 8 de julho de 2014

A verdade sobre as gorduras trans

Em novembro de 2013, o Food and Drugs Administration (FDA) anunciou que estava por iniciar um processo que retirará inteiramente a gordura TRANS dos alimentos que a contém. Este será um movimento considerado “salva-vidas”, conforme afirmam especialistas em nutrição. Todos os que atuam no campo da saúde pública sabem há anos que não existe uma quantidade mínima tolerável de consumo de gorduras TRANS.

Renováveis devem dominar investimentos nos próximos 15 anos

A matriz energética mundial está em transformação, com cada vez mais atenção e recursos sendo destinados para as fontes renováveis, como hidroeletricidade, solar, eólica e biomassa. É o que aponta o relatório 2030 Market Outlook, divulgado nesta quarta-feira (2) pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

Fabricante de bebidas terá de recolher garrafas PET jogadas no meio ambiente

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) que responsabilizou a empresa Refrigerantes Imperial S/A pelos danos ambientais decorrentes do descarte de garrafas PET. A Turma não entrou na discussão sobre a existência ou não de responsabilidade da empresa, como ela pretendia, pois o recurso não contestou os fundamentos legais da decisão de segunda instância.

Estudo comprova atividades antioxidante e antimicrobiana da própolis orgânica brasileira

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de própolis, sendo superado apenas pela China. Das 700 a 800 toneladas de própolis consumidas anualmente no mundo, o país responde por 150 a 170 toneladas, atendendo, entre outros clientes, a 80% da demanda do mercado japonês. No entanto, o número de patentes brasileiras em relação ao produto é, ainda, extremamente baixo. Estima-se que mais de 43% das patentes mundiais com própolis brasileiras tenham sido depositadas por instituições ou empresas do Japão.

Pesquisadores criam substância que repele e mata mosquito da dengue

Pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro criaram uma substância capaz não só de repelir o mosquito da dengue como matá-lo durante uma pesquisa que buscava princípios ativos para a criação de um detergente. A eficácia do produto foi confirmada em testes laboratoriais e o próximo passo é baratear o processo de criação para a produção comercial que pode funcionar sendo passado na pele ou espirrado contra mosquitos. Não há prazo, no entanto, para que o produto chegue ao mercado.

Produção de fertilizante orgânico de origem 100% vegetal por meio da compostagem, artigo de Marco Antônio Leal

Os fertilizantes orgânicos são insumos utilizados para manter a fertilidade do solo, sendo aplicados em grande volume e, geralmente, de forma periódica. Sua demanda é crescente, o que tem promovido aumentos significativos dos preços desses insumos nos últimos anos. 

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros