Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pesquisa da Ensp aponta que aumento de impostos reduz consumo de cigarros

Resultados da Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC) confirmam que a elevação de impostos sobre o cigarro, e o consequente aumento de preços, é um forte indutor da redução do consumo de tabaco no Brasil. O estudo foi apresentado no dia 30 de maio, em evento que marcou a celebração do Dia Mundial sem Tabaco, realizado na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília. A atividade contou com a presença das pesquisadoras do Centro de Estudos sobre Saúde e Tabaco da Escola Nacional de Saúde Pública (Cetab/Ensp/Fiocruz) Valeska Carvalho Figueiredo e Silvana Rubano Turci.

Dia Mundial do Meio Ambiente: o que há para se comemorar? por Márcia Pimenta

Datas comemorativas, como o próprio nome diz, existem para celebrar e estimular novas conquistas. Confesso que tive dificuldades em enumerar conquistas no que se refere ao meio ambiente no Brasil, pois os retrocessos são enormes. Quem luta pelas questões socioambientais, luta para não cair no pessimismo e busca transformar indignação em ação.

Um outro Dia Mundial do Meio Ambiente, mas com desafios ainda maiores, por Henrique Cortez

Car@s Amig@s,

O tom irado com que diversos ambientalistas estão se manifestando indica o nosso grau de frustração, mas também demonstra desesperança e um alto grau de intolerância, indicando que estamos perdendo o contato com alguns conceitos essenciais do ambientalismo. Não é e nunca foi fácil ser ambientalista.

Paisagens, geobiossistemas e meio ambiente, artigo de Roberto Naime

Os solos são resultantes da decomposição intempérica das rochas e são um elemento integrante das paisagens. Solos são formados por intemperismo, que é o conjunto de condições físicas e químicas do meio ambiente, como clima, temperatura, pluviosidade e demais variáveis desta natureza. Os solos são formados pela ação dos fatores intempéricos e dos organismos vivos, bactérias e animais, agindo sobre o material de origem ao longo do tempo.

RJ: avião decola com combustível que tem 4% de bioquerosene

Um voo da companhia aérea Gol decolou nesta quarta-feira (4) do Aeroporto Santos Dumont, com destino a Brasília, abastecido com bioquerosene. Esse é o primeiro de uma série de 200 voos que a empresa fará até 14 de julho utilizando uma mistura de querosene de aviação com 4% de biocombustível produzido a partir de etanol de milho e óleos e gorduras residuais.

Senado conclui ciclo de debates sobre a Lei de Resíduos Sólidos

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, participou, na manhã desta quarta-feira (4), da última audiência pública da subcomissão temporária de resíduos sólidos do Senado. O encontro debateu as soluções e tecnologias inovadoras voltadas à reciclagem e a outras formas de destinação de resíduos sólidos. “A própria Lei 12.305, que trata do tema, é a grande inovação”, disse. “E a maior inovação que a lei traz é mudar a relação da sociedade com os resíduos que ela mesma produz. Ela passa a ter agora que atuar sobre geração dos resíduos e sobre o descarte e desperdício. É uma grande orquestração que se faz”.

Pesquisa apura que brasileiro mantém nível de desperdício de recursos naturais

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (5), pesquisa nacional sobre consumo consciente, feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos, revela que o desperdício dos recursos naturais, em especial de água, segue sendo uma atitude comum dos brasileiros. A pesquisa, divulgada na quarta-feira (4) no Rio de Janeiro, ouviu mil entrevistados em 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas. A sondagem é feita todos os anos, desde 2007.

Grupo da USP levanta volume de dados inédito sobre o Pantanal

A maior planície alagável do mundo é um dos mais complexos biomas para se delimitar fronteiras e definir suas subdivisões internas. Levantar dados e estabelecer critérios para esse mapeamento foram alguns dos desafios de um trabalho de pesquisa liderado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP) que se debruçou sobre os quase 200 mil quilômetros quadrados do Pantanal Mato-grossense.
quarta-feira, 4 de junho de 2014

A água da Amazônia e a falta dela em São Paulo

A crise de falta d’água em São Paulo e outras cidades do Brasil deve ser analisada com profundidade. Não estamos diante de um simples problema de chuvas abaixo da média histórica. Estamos diante de uma crise estrutural que requer uma reflexão profunda e mudanças de rumo na maneira com que lidamos com o recurso mais precioso de que dispomos – a água.

Preço do óleo de mamona no semiárido até sobe devido ao biodiesel, mas nenhuma gota vira combustível

Itaetê, Morro do Chapéu e Salvador, na Bahia - Depois de muitos percalços, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), lançado em dezembro de 2004 como salvação da lavoura para o semiárido brasileiro, atravessa um momento de reformulação. Já não se percebe a euforia das projeções exageradas e dos discursos ufanistas dos primórdios do programa, que prometiam inundar os postos de combustível com biodiesel feito a partir de mamona cultivada por camponeses. A nova agenda se concentra no incremento da produtividade e no ganho de escala na produção agrícola, levando em conta as dificuldades de se produzir em áreas castigadas pela seca.

Instalação mundial de energia fotovoltaica bate recorde em 2013 ao atingir marca superior a 38 GW

De acordo com a Associação da Indústria Fotovoltaica Europeia (EPIA), pelo menos 38,4 gigawatts (GW) em energia fotovoltaica (PV) foram instalados ao redor do mundo em 2013, uma marca recorde para a tecnologia. A capacidade instalada mundial agora seria de 138,9 GW.

Infância: cidadania versus consumo

O 4 de abril de 2014 foi um dia histórico para as crianças brasileiras e todos os que lutam por uma infância livre de apelos do mercado. Nessa data foi publicada no Diário Oficial a resolução 163/14 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes), que define como abusivo e ilegal a publicidade dirigida às crianças com a intenção de persuadi-las para o consumo de qualquer produto ou serviço, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Parem de ‘salvar’ a África, artigo de Daniel Clemente

Entre meados dos séculos XV e XVI, o reino português torna-se potência marítima ao apossar-se de terras do além-mar e inaugurar novas rotas ligando as necessidades europeias aos mercados “das Índias” contornando o continente africano. Triste África que passou a ser utilizada inicialmente como entreposto comercial alheio, depois como mão-de-obra escava alheia, e posteriormente como fornecedor de riquezas naturais para as economias alheia. Tempos depois já não era somente os portugueses que sequestravam terras africanas, mas também os ingleses, espanhóis, holandeses, italianos, belgas, entre outros usurpadores. Foram trezentos anos onde a regra era não ter regra, o direito era negar direitos e a lei era agir em uma terra sem lei.

Dia Mundial do Meio Ambiente: vergonha de ser humano, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A ONU estabeleceu o dia 05 de junho como data comemorativa do MEIO AMBIENTE. Entre os objetivos das comemorações estão: “a) Mostrar o lado humano das questões ambientais; b) Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; c) Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; d) Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero”. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Brasil cumpriu meta de redução de emissões por desmatamento, diz ministra

O Brasil foi o único país, até agora, a cumprir a meta de redução das emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao desmatamento, como determinado na Conferência das Partes sobre o Clima de Durban (COP-17), na África do Sul, em dezembro de 2011. A informação foi divulgada na terça-feira (3) pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Copa vai começar com 100% das emissões de gases de efeito estufa compensados

Todas as emissões diretas de dióxido de carbono equivalente relativas à Copa do Mundo 2014 já foram compensadas, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto, instituído pela Convenção-Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima, foram doadas, até o momento, 420,5 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente, na forma de reduções certificadas de emissões (RCEs), os chamados créditos de carbono.

No Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, campanha alerta para problemas no rio

No Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco promoveu nesta terça-feira (3) campanha para mobilizar a população de várias cidades às margens do rio. O objetivo da campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico” é alertar o Poder Público sobre a importância de revitalizar o rio e focar em um planejamento a médio e longo prazo para o São Francisco.
terça-feira, 3 de junho de 2014

França inicia programa que remunera pessoas que vão de bicicleta ao trabalho

O governo francês deu início nesta semana a um programa piloto para estimular a bicicleta como meio de transporte, que oferece aos trabalhadores incentivos financeiros se eles utilizarem a bicicleta para irem ao local de seus empregos.

Os donos do pedaço, artigo de Montserrat Martins

As periferias tem donos do ir e vir em seus territórios e para conquistar a população estes costumam ser implacáveis com ladrões. No papel de Estado, “defendendo” a comunidade, patrões do tráfico praticam a pena de morte contra a “chinelagem”, que é roubar no próprio território. Por isso, há regiões sob o controle do tráfico em que os moradores vêem o patrão como justo e bem quisto.

Política uruguaia de uso da maconha zerou mortes ligadas à droga, diz secretário; Debatedores criticam regularização

O primeiro debate para tentar definir se a regulamentação do comércio e uso da maconha deve ser discutida como um projeto de lei no Senado, nesta segunda-feira (2), foi marcado por manifestações da plateia contra a descriminalização e intervenções em defesa do uso medicinal da substância. O principal convidado à audiência, o secretário Nacional de Drogas do Uruguai, Julio Calzada, destacou o efeito positivo da legalização do comércio da droga sobre a criminalidade no país.

Agricultura familiar é protagonista na produção de alimentos saudáveis

A vida corrida e agitada levada por grande parte dos brasileiros faz com que poucos se preocupem com a alimentação saudável. Em virtude disso, o número de pessoas com problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e colesterol alto tem crescido assustadoramente. Além disso, no Brasil, mais de 65 milhões de pessoas – 40% da população – estão com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos, segundo dados da Associação Médica Brasileira (AMB).

Prefeitura de Curitiba terá carros ecoelétricos rodando a partir desta semana

Começa a operar em Curitiba, a partir desta quinta-feira (05), a frota municipal de carro Ecoelétrico, um modal de nova geração, com baixo impacto ambiental, que atende à política de Mobilidade Urbana Sustentável do Município. A frota, formada por dez carros e três micro-ônibus, será utilizada pela Prefeitura em diversas secretarias e programas de governo.

Plantas brasileiras podem ajudar a enfrentar impactos das mudanças climáticas

A seriguela e o umbuzeiro, árvores comuns do Semiárido nordestino, e a sucupira-preta, do Cerrado, fazem parte de um grupo de plantas brasileiras que poderão desempenhar um papel importante para a agricultura no enfrentamento das consequências das mudanças climáticas. Elas estão entre as espécies do país com grande capacidade adaptativa, tolerantes à escassez hídrica e a temperaturas elevadas.

Governo proíbe fumo em locais fechados e amplia alerta nos maços

O Ministério da Saúde anunciou no sábado (31), Dia Mundial Sem Tabaco, novas regras de combate ao fumo, que incluem o fim da propaganda de cigarros, a extinção dos fumódromos em ambientes coletivos e a ampliação de mensagens de alerta em maços de cigarro vendidos no país.

Mudanças climáticas já causam queda da produtividade agrícola no mundo

As mudanças climáticas têm causado alterações nas fases de reprodução e de desenvolvimento de diferentes culturas agrícolas, entre elas milho, trigo e café. E os impactos dessas alterações já se refletem na queda da produtividade no setor agrícola em países como Brasil e Estados Unidos.

Ter cão ou gato diz muito sobre personalidade do dono, diz estudo

A personalidade das pessoas influencia na hora de decidirem ter um cão ou um gato. A conclusão é de uma pesquisa desenvolvida pela universidade Carroll, em Waukesha, no Wisconsin (EUA), apresentada no encontro anual da Associação para a Ciência Psicológica.

Mudança climática pode agravar crise hídrica nos centros urbanos

Eventos climáticos extremos, como estiagens prolongadas, fortes tempestades e ondas de calor ou frio intenso, devem se tornar mais frequentes à medida que a temperatura do planeta se eleva – o que poderá impactar a disponibilidade dos recursos hídricos nos grandes centros urbanos brasileiros.

Somos todos ambientalistas

Persiste entre formadores de opinião, o uso pejorativo do termo “ambientalista”, visando depreciar os cidadãos que lutam pela causa ambiental, além de tentar esconder outras intenções, menos ingênuas, como fazer o jogo dos poderosos, dos poluidores, que têm seus interesses contrariados pela persistência daqueles que defendem a preservação do meio ambiente e das condições de vida no planeta. 

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros