Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Qual é o seu propósito de vida?

Gremistas X colorados, direita X esquerda, essa visão preto e branco do mundo é, digamos assim, um tanto enraizada em boa parte das cabeças do Rio Grande do Sul. Até aí, nenhuma novidade. O grande desafio é viver em um lilás caminho do meio. Desde a semana passada, o coach Gabriel Carneiro da Costa em sua palestra “O Impacto de um Propósito”, mostrou outra conotação desse universo bipolar.

Por um reino mais igual

Animais não humanos ganharam o status de “seres vivos dotados de sensibilidade” na França desde abril deste ano, quando a Assembleia Nacional aprovou uma mudança no seu Código Civil. Até então, eles eram considerados apenas “bens móveis”, sem direitos específicos, mesmo sendo criaturas com vida. Segundo deputados, a emenda é um avanço nas leis para maior proteção dos bichos (mais em “Na linha de produção”).

Homens e mulheres: novas relações criativas

A criatividade é a dinâmica do próprio universo. Seu estado natural não é a estabilidade mas a mutação criativa. Tudo é fruto da criatividade natural ou humana. A Terra é fruto de uma Energia criadora, misteriosa e carregada de propósito que atua já há 13,7 bilhões de anos. Um dia, um peixe primitivo, “decidiu”, num ato criador, deixar a água e explorar a terra firme. Desse ato criativo, vieram os anfíbios, em seguida os répteis, depois os dinossauros, as aves, os mamíferos e por fim os seres humanos, portadores de consciência e de inteligência.

Pesca está cada vez mais importante, mas ameaças crescem

Atualmente, o desperdício, a sobrepesca e as mudanças climáticas estão tornando mais vulneráveis as espécies e ecossistemas marinhos. Tudo isso se traduz em uma ameaça cada vez maior para os estoques de peixes, que vêm se convertendo em uma fonte cada vez maior da alimentação do ser humano, apontou um novo estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Gastos com a Copa: indicadores revelam grau de transparência dos estados

A região Nordeste do Brasil continua sendo a mais transparente em relação aos gastos com a Copa do Mundo. Os estados de Pernambuco e Ceará se encontram no topo e foram os únicos a apresentarem níveis altos de transparência. Esses resultados foram revelados na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, pelo Instituto Ethos. São os últimos dados da 2ª edição da pesquisa dos Indicadores de Transparência dos Estados que sediarão a Copa do Mundo no Brasil.

Shakira aproveita Copa do Mundo para promover combate à fome

A cantora Shakira lançou um novo vídeo para promover o combate à fome no mundo. No videoclipe “La la la (Brasil 2014)”, Shakira junta-se a uma das maiores marcas globais de iogurte, Activia, para divulgar projetos do Programa Mundial de Alimentos, PMA, das Nações Unidas.

Arquiteto russo projeta edifício que ajuda a despoluir o ar

De que maneira a presença humana pode reduzir o impacto ambiental no planeta? Usando a tecnologia, algumas respostas a essa pergunta começam a aparecer. Uma delas é o projeto do Hyper Filter Skyscraper, um edifício que absorve gases poluentes e devolve oxigênio para a atmosfera.

Assembleia de Minas desarquiva projeto que permite mineração em rios legalmente protegidos

Deputado Lafayette de Andrada é autor da proposta

Belo Horizonte, 22 de maio de 2014 – Os poucos rios legalmente protegidos em Minas, considerados de preservação permanente estão, novamente, em risco. O deputado Lafayette de Andrada (PSDB) reapresentou o Projeto de Lei (PL) n° 3614/12, de sua autoria, que prevê autorização para revolvimento de sedimentos para a lavra de recursos minerais com expressa autorização do órgão ambiental competente, mediante medidas mitigadoras e compensatórias.

Assim como no Brasil, em Nova York milhares vivem de catar lixo

Uma cena comum nas grandes cidade brasileiras também é vista com frequência na maior metrópole dos Estados Unidos. Encurvadas sobre sacolas de plástico, empurrando velhos carrinhos de supermercado, milhares de pessoas circulam, dia e noite, em Nova York, procurando no lixo latas e garrafas de plástico que vendem para sobreviver.

Ursinhos de pelúcia ajudam crianças a perder medo de hospital em Israel

Um projeto desenvolvido desde 2000 na cidade de Beersheba, em Israel, promete acabar com o medo das crianças de ir ao médico de um jeito divertido. Crianças de 5 a 7 anos são convidadas a levar seus ursinhos de pelúcia para o hospital. Durante o evento, o brinquedo é tratado como paciente e a criança é chamada a desempenhar o papel do profissional de saúde.

Novo marco da mineração: quebra de decoro e financiamento de campanha. Entrevista com Raul do Valle

“O Marco Legal da Mineração deveria incluir mecanismos de controle público sobre o ritmo da atividade, para que ela não fique ao sabor do mercado internacional, e rígidas salvaguardas que garantissem que o bem-estar da população brasileira fosse assegurado”, adverte o advogado. 

As mudanças climáticas e o novo xadrez mundial. Entrevista com Oswaldo Lucon

“Há uma agenda de competividades econômicas e, nesse sentido, existem vários discursos, alguns bonitos, de que precisamos salvar o Planeta, mas, no fundo, o debate econômico permeia a discussão e fica essa queda de braço nas negociações”, avalia o engenheiro. 

Uma alimentação viciada em petróleo, artigo de Esther Vivas

Comemos petróleo, ainda que não pareça. O atual modelo de produção, distribuição e consumo de alimentos é viciado em “ouro negro”. Sem petróleo, não poderíamos comer como o fazemos. Num cenário onde vai ser cada vez mais difícil extrair petróleo e este ficará mais caro, como nos vamos alimentar?

Resíduos sólidos no contexto do meio ambiente, artigo de Roberto Naime

Não é possível abordar a questão da gestão de resíduos sem contextualizar toda questão ambiental. A questão dos resíduos sólidos deve ser tratada como parte integrante dos grandes temas de meio ambiente. Os seres humanos e a humanidade por extensão costumam despertar para uma realidade quando submetidos a situações-limite. Assim é com os resíduos sólidos, assim foi com o meio ambiente como um todo.

Governo anuncia R$ 24,1 bilhões para a agricultura familiar

O Plano Safra da Agricultura Familiar para o período 2014/2015 terá R$ 24,1 bilhões para investimento e custeio – cerca de 14% mais que na safra atual (2013/2014). O anúncio será formalizado na próxima segunda-feira (26), mas foi antecipado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, depois de reunião da presidenta Dilma Rousseff com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O número não inclui recursos de linhas de crédito para pequenos agricultores, que serão anunciados na segunda.

Vazamento de petróleo em Amazônia peruana deixa área em estado de emergência

Uma zona da reserva nacional de Pacaya Samiria, na Amazônia do Peru, foi declarada nesta terça-feira em emergência ambiental por 90 dias junto de outras localidades indígenas por causa da contaminação de água e do solo provocadas por vazamentos de petróleo.

Fukushima começa a despejar água com baixa radioatividade no mar

A companhia responsável pela usina nuclear de Fukushima começou a fazer nesta quarta-feira (21) um despejo controlado de água com baixos índices de radioatividade no mar, um método que passará a utilizar regularmente para reduzir o acúmulo de líquido contaminado na central. A primeira descarga feita foi de 560 mil litros, informou a Tokyo Electric Power (Tepco).

Lago artificial para surfe na Espanha tem onda de até 3m com um apertar de botão

Um lago artificial construído em Bilbao, no norte da Espanha, garante ondas de até três metros para surfistas com um simples apertar de botão. O protótipo levou uma década para ser desenvolvido com uma tecnologia cujos detalhes não foram revelados.

Cigarro eletrônico é mais eficaz do que adesivo para parar de fumar, diz estudo

Fumantes que usam cigarros eletrônicos a fim de parar de fumar têm mais chances de se livrar do vício do que aqueles que usam apenas a força de vontade ou terapias de reposição de nicotina – como adesivos ou chicletes, de acordo com um novo estudo.
quarta-feira, 21 de maio de 2014

Poluição pode fazer plantas carnívoras virarem vegetarianas

Uma pesquisa realizada na Suécia indica que plantas carnívoras expostas à poluição tendem a comer menos insetos. A justificativa para isso, deve-se ao fato de que em ambientes poluídos os níveis de nitrogênio são mais altos e absorvidos pela planta através de suas raízes, descartando a necessidade de se alimentar de insetos para adquirir este tipo de nutriente.

Energia solar pode ser a principal fonte energética mundial até 2050

Um relatório recém-divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) prevê alto potencial solar, podendo ser a principal fonte energética do mundo até 2050. No entanto, para que esta estimativa se torne realidade é necessário que certas políticas e investimentos sejam colocados em prática.

Pesquisas indicam que estilo de vida pode resultar em complicações na saúde de seus descendentes

Não são apenas a cor dos olhos, a textura do cabelo ou o timbre de voz que os filhos herdam dos pais, mas a herança genética também é responsável pela transmissão de diversas doenças e predisposições que podem se manifestar nos integrantes de uma mesma família. Tal herança genética, entretanto, não é necessariamente transmitida pelos genes que seus pais receberam, mas sim o resultado de seus códigos genéticos originais somados ao estilo de vida que tiveram até o nascimento de seus descendentes. Recentes estudos confirmam que hábitos de vida, vícios, experiências acumuladas, tipo de alimentação e até traumas influenciam diretamente na estrutura genética de um indivíduo, ao qual é atribuído o nome de epigenética. (The Scientist: http://www.the-scientist.com/?articles.view/articleNo/39841/title/Epigenetic-Effects-of-Mom-s-Diet/)

Audiência pública debate os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e os procedimentos para o registro

100% das amostras de leite materno pesquisadas estavam contaminados com resíduos de agrotóxicos. E 83% dos poços de água potável e 56% das amostras de chuva também continham resíduos dos produtos tóxicos. Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.


O naufrágio dos deltas devido às atividades humanas, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O aquecimento global tem provocado o derretimento das geleiras e das calotas polares e elevado o nível do mar. Dois estudos da NASA, de maio de 2014, mostram que a contração das geleiras na Antártida ocidental se tornou irreversível. A humanidade ultrapassou um patamar crítico. Somente a geleira Pine Island, no oeste da Antártida, é responsável por 20% do total de gelo da parte ocidental do continente e já iniciou um processo irreversível de colapso.

Milhares de peixes aparecem mortos em marina da Califórnia, nos EUA

Equipes do condado de Los Angeles, na Califórnia (EUA), começaram a retirar milhares de peixes encontrados mortos na segunda-feira (19) próximo a uma marina. Segundo autoridades americanas, anchovas, arraias e até um polvo subiram já sem vida à superfície dessa região portuária.

Luta contra poluição derruba indústria do aço em província chinesa

A produção de aço na província de Hebei, no norte da China, caiu 7,1% em abril em comparação com o mesmo período de 2013, apesar dos níveis mais altos de produção siderúrgica do país, em um sinal de que a guerra de Pequim contra a poluição já impacta a produção industrial da região.

Biólogo vê falta de vontade política para despoluir Guanabara

Um dos mais respeitados estudiosos do sistema de Lagoas do Rio e da Baía de Guanabara, o biólogo Mario Moscatelli, disse em entrevista à BBC Brasil que ainda há tempo de limpar as águas da baía para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, mas que vê falta de vontade política para que isso ocorra.

Ferramenta permite análise integrada de dados sobre clima, ambiente e saúde

Uma ferramenta capaz de fazer análises integradas de dados sobre clima, ambiente e saúde pública e de fornecer cenários climáticos futuros para orientar a tomada de decisão relacionada a eventos extremos já está disponível gratuitamente na internet.

Aumento do nível dos mares ameaça locais históricos dos EUA

A elevação do nível dos mares, provocada pelo derretimento do gelo polar devido ao aquecimento global, ameaça vários lugares históricos dos Estados Unidos, como a Estátua da Liberdade e o Centro Espacial Kennedy, alertou um relatório divulgado nesta terça-feira (20).

Consumo que virou consumismo, artigo de Marcus Eduardo de Oliveira

Foi a partir do crescimento exponencial da economia global, alterando substancialmente as relações existentes “dentro” do meio ambiente, que se estabeleceu a suprema e inadiável necessidade de uma reflexão mais detalhada e mais cuidadosa entre a economia e a ecologia.

Programas de capacitação de recursos humanos nas prefeituras para gestão integrada dos resíduos sólidos nos municípios em consorciamentos por bacias hidrográficas, artigo de Roberto Naime

Dentro do contexto do planejamento integrado de resíduos sólidos devem existir vários programas de capacitação caracterizando uma nova fase do onde o envolvimento com as práticas cotidianas dos municípios e as necessidades decorrentes destas situações devem ser contempladas e fortalecidas.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros