Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Brasil é campeão mundial de agrotóxicos e só 13 vegetais são inspecionados

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Como se isso não fosse o bastante, a fiscalização sobre o uso desses defensivos abrange uma quantidade muito pequena de culturas, o que coloca a saúde da população e os recursos naturais em risco.

A dura batalha da agricultura familiar urbana

A produção local é o elo vital na conexão campo-cidade devido à capacidade de ampliar o acesso ao alimento de qualidade, e em quantidade; preservar a cultura; e promover o desenvolvimento ambiental, social e econômico. Em 2014, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) elegeu o Ano Internacional da Agricultura Familiar. A finalidade é reposicionar esse modelo de produção no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais das agendas nacionais, identificar lacunas e oportunidades para “promover uma mudança mais equitativa e equilibrada”.

Desafio do WWF escolherá cidade mais sustentável do planeta


Falta menos de um mês para “A Hora do Planeta 2014”. Desde 2007, a iniciativa mundial da Rede WWF é uma forma de enfrentamento às mudanças climáticas por meio de um convite para que pessoas, governos e empresas apaguem as luzes durante uma hora no dia 29 de março. Pela terceira vez, para mostrar compromissos maiores com redução do impacto do homem no clima, a ONG criou o “Desafio das Cidades da Hora do Planeta”.

Descobertos novos gases que destroem a camada de ozônio

Especialistas britânicos identificaram quatro novos gases que contribuem para a destruição da camada de ozônio, apesar de desconhecerem sua origem. Cientistas da Universidade inglesa de Anglia Oriental trabalharam a partir de diversas análises do ar, algumas tomados ainda nos anos 1970, e descobriram as novas substâncias, cujo acúmulo é motivo de preocupação, destacaram em artigo publicado no último número da revista Nature Geoscience.

A guerra ao terror e o enfraquecimento do repúdio à tortura

Um dos muitos efeitos colaterais da guerra contra o terrorismo que seguiu os ataques realizados nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 foi a quebra do consenso internacional contra a prática de tortura que vinha se fortalecendo em todo o mundo – pelo menos no nível do discurso oficial – desde o término da Segunda Guerra Mundial.

ONG lança campanha pelo fim dos testes de cosméticos em animais

A organização não governamental Humane Society Internacional lançou nesta segunda-feira (10) no Brasil a campanha “Liberte-se da crueldade”, para sensibilizar a população e pressionar o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) a proibir os testes de cosméticos em animais. Em reunião no próximo dia 20, o Concea avaliará o pedido, feito em setembro pela ONG, que requereu o banimento desse tipo de teste do país.

Quase 40% da água limpa se perde antes de chegar ao consumidor no Brasil

No centro mais populoso do Brasil, São Paulo, uma força-tarefa tenta manter a normalidade no fornecimento de água. Em março, o Sistema Cantareira, que abastece metade da população da região metropolitana da capital, registrou o menor índice nos reservatórios desde 1974, quando o complexo começou a funcionar. Governos e operadoras apelam ao consumidor e oferecem bônus para quem economizar em casa.

Ação que pede proibição da comercialização de milho transgênico da Bayer terá novo julgamento

Encontrar alimentos derivados de milho que não contenham transgênicos é uma raridade. Embalagens de farinhas, biscoitos, óleos entre outras vêm marcadas pelo triângulo amarelo com o “T” de transgênico, rotulagem que significa uma conquista de organizações sociais e movimentos populares para obrigar empresas alimentícias a informar o consumidor sobre a origem do alimento.

Alvoroço cervejeiro no Brasil, artigo de Bruno Peron

A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) informou que tal indústria produz 13 bilhões de litros de cerveja por ano no Brasil. A indústria brasileira neste setor é a terceira maior do mundo e só fica atrás da dos Estados Unidos e da China; há poucos anos, ela superou as da Alemanha e da Rússia. Mas o Brasil não é só grande produtor; é também grande consumidor. Nisto reside o gigante problema.
segunda-feira, 10 de março de 2014

Assentamentos gaúchos devem colher 21 mil toneladas de arroz agroecológico

A terça-feira de Carnaval foi comemorada de uma forma diferente em vários assentamentos do Rio Grande do Sul. A data marcou o início da colheita de arroz agroecológico produzido em 15 assentamentos gaúchos. O tradicional evento de abertura ocorreu no assentamento Lagoa do Junco, em Tapes, e reuniu cerca de 10 mil pessoas.

Cerveja: o transgênico que você bebe sem saber

“Sem informar consumidores, Ambev, Itaipava, Kaiser e outras marcas trocam cevada pelo milho e levam à ingestão inconsciente de OGMs”, escrevem Ana Paula Bortoletto, nutricionista e doutora em nutrição em saúde pública e Flavio Siqueira Júnior é advogado e ativista de direitos humanos, em artigo publicado no sítio Outras Palavras, 06-03-2014.

GO: Assentada monta único abatedouro da região a fornecer aves para a alimentação escolar

A trabalhadora rural Romilda Borges Rezende da Silva, moradora do assentamento Rio Paraíso, no município de Jataí (GO), superou todas as exigências burocráticas e implantou, sozinha, o primeiro abatedouro de frango da região administrado por agricultores familiares. Desde o ano passado ela é a única assentada a fornecer aves abatidas, limpas e embaladas a cerca de 40 escolas municipais de Jataí, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

De novo, o gás de xisto para embaralhar tudo, artigo de Washington Novaes


Agora, ficou tudo mais complicado ainda: a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental pediu, em carta à presidente da República (Ecológico, janeiro de 2014), que retire de um edital da Agência Nacional de Petróleo leilão para exploração de gás de xisto. Trata-se de apelo de entidade que reúne profissionais – engenheiros e outros técnicos – que atuam nas áreas de abastecimento e tratamento de água, coleta e tratamento de esgotos, meio ambiente, dos quais depende a segurança de todos os consumidores no País. Que acontecerá?

Estudo indica influência do aquecimento climático não uniforme sobre os ecossistemas terrestres

Um estudo recente [Terrestrial carbon cycle affected by non-uniform climate warming] da Universidade de Oklahoma, realizado ao longo de cinco décadas de dados de satélite, simulações e observações in situ, sugere o impacto do aquecimento sazonal varia entre regiões globais, afetando muitas funções do ecossistema e serviços ambientais, tais como a produção de alimentos, o sequestro de carbono e a regulação do clima.

Vestindo o hábito, crônica de Nara França

Existe sempre um momento – crucial -, quando a gente vai vestindo o hábito, que, depois, tão repetido e impensado, torna-se vício. É mais ou menos com esse olhar (sempre estrábico), que tenho acompanhado as informações sobre as barbáries de pessoas desatualizadas, retrógradas, que pararam, lá atrás, no tempo, quando os espetáculos de arena reduziam-se a carnificinas. Pior de tudo: as barbáries estão acontecendo no nosso Brasil, em nome da “justiça com as próprias mãos” – nesses casos que me refiro, acho que ficaria melhor usarem a expressão ‘justiça com as próprias patas’ (que me perdoem o animais irracionais).

A armadilha do PET 2 – Garrafas PET não são aprovadas para serem reutilizadas para bebidas, por Norbert Suchanek

O Carnaval acabou – o lixo e o problema da reciclagem de milhares de toneladas de plástico provenientes das fantasias, embalagens, sacos, copos e garrafas plásticas ficam. O meu artigo “A armadilha do PET”, originalmente publicado no portal EcoDebate e no Diário Liberdade algumas semanas antes do Carnaval, foi um grande sucesso. Ele atraiu milhares de leitores e fans e foi copiado em dezenas de sites do World Wide Web. Mas a temática Garrafa de PET não acaba com ele.

Transgênicos, sim ou sim? artigo de Esher Vivas

Transgênicos, sim ou sim. Parece que não nos deixam opção. A Comissão Europeia assim o impôs este mês quando decidiu aprovar, apesar de a recusa da maior parte dos países-membros, o cultivo de um novo milho transgênico na Europa: o TC1507 do grupo Pioneer-DuPont. Os votos contra de 19 países, de um total de 28, no Conselho de Ministros da União e inclusive a rejeição maioritária do Parlamento Europeu de pouco serviram. A Comissão argumentou que a maioria contrária alcançada no Conselho, ao não ser qualificada, era insuficiente para arquivar a proposta. Assim funciona a Comissão, que usa esse mecanismo para impor medidas impopulares. Quem manda na Europa? Os cidadãos ou os lóbis?

O nome do pai, artigo de Montserrat Martins

“O registro completo representa dignidade e identidade ao indivíduo. A ausência do pai gera insegurança e fragilidade na família. Pelo menos metade dos internos da Fase desconhecem seu pai e sofreram essa influência em seu comportamento”. Perfeita a fala da Defensora Pública Adriana Schefer, em evento em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do RS que entregou equipamentos de informática para cerca de 80 maternidades no Estado, a fim de facilitar o registro civil dos recém-nascidos – que agora, já irão para casa registrados.

Tratamento em recém-nascido com HIV mostra eficácia após nove meses

Cientistas americanos divulgaram, nesta quarta-feira (5), que mais um recém-nascido com o vírus HIV foi aparentemente curado da infecção depois de ter recebido um tratamento intensivo nas primeiras horas de vida. Passados nove meses, não há qualquer vestígio do HIV no organismo do bebê.

Injeções de antirretrovirais protegem macacos da Aids por várias semanas

As injeções de antirretrovirais contra o vírus que causa a Aids protegeram macacos por várias semanas após a infecção, uma conquista que abre caminho para prevenir a doença em seres humanos, de acordo com dois estudos americanos divulgados na terça-feira.

Pesquisadores discutem desenvolvimento sustentável em regiões urbanas

Com o objetivo de identificar temas de pesquisa voltados ao desenvolvimento sustentável em áreas urbanas, que sejam relevantes e inovadores e estejam na fronteira do conhecimento, pesquisadores do Brasil, do Reino Unido e da Holanda reuniram-se na sede da FAPESP, em São Paulo, nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Mutações genéticas aumentam o risco de tuberculose

Em parceria com um grupo do Hospital Necker, de Paris, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) investigam como nove diferentes mutações genéticas podem impedir o sistema imunológico de combater adequadamente infecções causadas por micobactérias, entre elas a tuberculose e a hanseníase.

Força-tarefa investiga se ‘oceano verde’ da Amazônia está em risco

As nuvens que pairam sobre a Floresta Amazônica possuem características similares às das nuvens existentes em regiões de alto mar. Como há muita umidade na atmosfera e baixíssima concentração de material particulado – que oferece superfície para condensação do vapor d’água – as gotas aumentam de tamanho rapidamente e logo adquirem massa suficiente para precipitar.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros