Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Mercado viciado em junk food

E se pudéssemos entrar como uma mosca dentro das salas de reunião em que os executivos das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo decidem como vão conquistar o paladar dos consumidores no próximo ano? É mais ou menos essa a oportunidade que o jornalista Michael Moss nos oferece com o livro Salt Sugar Fat: How the food giants hooked us (ou Sal Açúcar Gordura: Como os gigantes dos alimentos nos fisgaram, em tradução literal).

Marcas famosas produzem roupas infantis com substâncias tóxicas, revela estudo do Greenpeace

Uma nova investigação do Greenpeace lançada nesta terça-feira, em Pequim, China, revela que uma série de marcas famosas de vestuário infantil – como Disney, Adidas e Burberry – estão produzindo roupas e calçados com produtos químicos perigosos que estão sendo descartados no meio ambiente.

Sincretismo na alma do Brasil, artigo de Montserrat Martins

Candomblé, católicos e evangélicos convivem nas mesmas famílias, em Salvador, com exercícios de tolerância recíproca que não são fáceis, mas necessários. Sincretismo não é artigo de luxo para turista ver, é o ingrediente mais fundamental na formação do nosso povo.

Herbicida 2,4-D: Brasil pode liberar veneno mais tóxico para lavouras transgênicas


Após uma década ao longo da qual o herbicida glifosato reinou absoluto nas lavouras transgênicas espalhadas pelo Brasil, a chegada de um novo produto, mais tóxico e com maior potencial de contaminação, coloca em alerta setores da sociedade e já é objeto de um inquérito civil por parte do Ministério Público Federal (MPF). 

Estudo mostra que quanto mais velha a árvore, mais ela absorve dióxido de carbono (CO2) na atmosfera

Quanto mais velha é uma árvore, mais ela captura dióxido de carbono (CO2) na atmosfera para continuar a crescer, revelou um estudo [Rate of tree carbon accumulation increases continuously with tree size] publicado nesta quarta-feira sobre o impacto das florestas no aquecimento global. Matéria da AFP, no Yahoo Notícias, com informações adicionais do EcoDebate.

Comida é mais abundante e saudável na Holanda, aponta relatório de ONG

A Holanda superou França e Suíça e foi considerado o país com a comida mais nutritiva, abundante e saudável do mundo. Brasil, Estados Unidos e Japão não ficaram nem entre os 20 melhores, de acordo com ranking divulgado na terça-feira (14) pela organização humanitária britânica Oxfam.

Cor esverdeada da água das praias da zona sul do Rio não oferece risco à saúde, diz Inea

Muita gente que foi à praia nesta quarta-feira (15) em Ipanema, bairro da zona sul carioca, ficou preocupada com a coloração da água. A cidade teve mais um dia de sol forte e temperatura superior a 38 graus Celsius (ºC), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Pesquisadores desenvolvem carne bovina mais saudável

Além de diferentes tipos de corte, os apreciadores da carne bovina poderão encontrar futuramente, nos açougues e supermercados do país, versões mais saudáveis do produto, considerado vilão da dieta saudável em razão de seu elevado teor de ácidos graxos saturados e de colesterol.

Higienização à vista, artigo de Rosane Garcia

Mais de 500 anos após o descobrimento, o país ainda não conseguiu estabelecer uma relação humana e honesta com os descendentes dos povos originais. Nas última semanas, vieram à tona, em vários pontos do país, conflitos entre pretensos proprietários de terras e populações indígenas. Os embates não são recentes, apenas estavam escondidos da opinião pública. Hoje, os lamentáveis episódios pautam os veículos de comunicação e, mais uma vez, revelam a incapacidade de o Estado se antecipar ao grau máximo de tensão, quando a irracionalidade passa a orientar as decisões e atitudes das pessoas.

Rolezinhos: O que estes jovens estão ‘roubando’ da classe média brasileira? por Eliane Brum

“O rolezinho, a novidade deste Natal, mostra que, quando a juventude pobre e negra das periferias de São Paulo ocupa os shoppings anunciando que quer fazer parte da festa do consumo, a resposta é a de sempre: criminalização. Mas o que estes jovens estão, de fato, “roubando” da classe média brasileira?”, pergunta  a escritora, repórter e documentarista Eliane Brum, em artigo publicado no sítio Geledés Instituto da Mulher Negra, 25-12-2013.

Águas-vivas – Como agir em caso de acidente, por Marcelo Szpilman

Águas-vivas e caravelas vagam pelos mares ao sabor das correntes e ocasionalmente podem provocar acidentes quando banhistas se aproximam e, inadvertidamente, chocam-se contra os tentáculos desses seres. No verão, época natural de reprodução de muitas espécies, formam-se grandes agregações onde machos e fêmeas se encontram. 

Valoração Econômica Ambiental – Conceitos e Métodos, artigo de João Charlet Pereira Júnior

A constante e necessária relação entre o meio ambiente e as atividades econômicas gera impactos ambientais que raramente são levados em consideração quando é feita uma avaliação socioeconômica das atividades que os geram. Isso acontece porque esses bens e serviços ambientais, na maioria dos casos, não possuem valores de mercado por haver falhas neste. 

A estagnação da renda domiciliar nos Estados Unidos, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Os Estados Unidos da América (EUA), especialmente depois da Segunda Guerra Mundial, conseguiram grandes avanços econômicos e se orgulhavam de ter uma sociedade com alta mobilidade social ascendente e o maior padrão de vida domiciliar do mundo. Nos anos de 1950 os EUA tinham uma grande vantagem tecnológica, financeira e de recursos humanos e ambientais, em relação ao resto do mundo. Também tinham a vantagem de terem a moeda que é aceita em todo o mundo como reserva de valor e meio de troca, sendo o único país do globo que pode se endividar no exterior usando sua própria moeda nacional.

Projeto atua na preservação das lontras em Florianópolis/SC desde 1986

O Projeto Lontra busca a preservação da espécie Lontra longicaudis em Florianópolis e também no Pantanal do Mato Grosso do Sul. A base do projeto na capital catarinense é na Lagoa do Peri, no Sul da Ilha de Santa Catarina. No local são oferecidas atividades voltadas para o ensino e educação ambiental. O objetivo principal é a capacitação de multiplicadores de ações que visem a preservação das lontras, além de desenvolver estudos científicos sobre a espécie.

Produção de orgânicos garante renda e sustentabilidade a agricultores

O agricultor Ruben Harff reside com a esposa em uma propriedade de sete hectares, no interior de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, na comunidade de Mucker-Eck. Morando em um local importante para a história do Estado e até do Brasil, devido a chamada Revolta dos Mucker, a família demonstra que carrega a fibra e a força para o trabalho dos antepassados que moravam na comunidade.

Parque Nacional de Abrolhos, um santuário ameaçado

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi criado por meio de um decreto federal em 1983 e possui uma área de mais de 91,3 mil hectares. Localizado no Oceano Atlântico, no litoral sul da Bahia, o Parque é composto por cinco ilhas, sendo que o desembarque só é possível em uma delas, onde se pode percorrer uma trilha de 1.600 metros em torno dela. 

Relacionamentos humanos carentes de espontaneidade e simplicidade, artigo de Gilmar Passos

Hoje, a prevalência em tudo aquilo que o ser humano se relaciona é influenciada fortemente por fatores econômicos ou eróticos. Esses dois mecanismos dominam as aproximações de pessoas e conduzem as relações delas. Das aproximações, elas dão passo adiante sejam como amigos, namorados, casados ou em outro tipo de relação pessoal. O problema é grave quando esses mecanismos influentes são sem limites, pois causam relacionamentos doentios.

Lixões e Áreas Degradadas: Maioria das Prefeituras não pretende cumprir a legislação em 2014, artigo de Antonio Silvio Hendges

A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010 e Decreto 7.404/2010) é o resultado de um debate de 19 anos na sociedade, principalmente ambientalistas, trabalhadores com materiais recicláveis/reutilizáveis – catadores e no Congresso Nacional. Sua aprovação constituiu uma boa perspectiva para diversas áreas e atividades relacionadas com a gestão, planejamento, desenvolvimento econômico, novas tecnologias, inclusão social, erradicação dos lixões e recuperação de áreas degradadas, responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa de produtos desgastados e/ou obsoletos.

Ambientalistas alertam para perigos do aumento no consumo de carne

Ambientalistas alemães alertam que o aumento mundial do consumo de carne contribui para a destruição do meio ambiente e prejudica a população mais pobre. Segundo um estudo preparado pela organização Bund, a Fundação Heinrich Böll, ligada ao Partido Verde alemão, e o jornal francês Le Monde Diplomatique, até meados deste século, agricultores e empresas agrícolas em todo o mundo terão que aumentar sua produção dos atuais 300 milhões para 470 milhões de toneladas de carne para satisfazer a demanda global.

Cruzeiro é flagrado jogando lixo em águas brasileiras

Destinos paradisíacos são muito visados por viajantes durante as férias. Mas, às vezes, esse privilégio custa caro para o meio ambiente e – o que é pior – nem ficamos sabendo. Em dezembro, o empresário Sérgio da Silva Oliveira partiu para uma aventura que durou 19 dias em alto mar: um cruzeiro que partia de Genova, na Itália, com destino ao porto de Santos.

Teste caseiro pode detectar primeiros sinais do Mal de Alzheimer

Um teste que pode ser feito em casa e leva menos de 15 minutos para ser finalizado está sendo considerado uma ferramenta confiável para avaliar as habilidades cognitivas de uma pessoa – e assim ajuda a identificar os primeiros sinais de doenças como o Mal de Alzheimer ou uma demência em estágio inicial. O exame, chamado SAGE (sigla para Self-Administered Gerocognitive Examination (Exame Gerocognitivo Autoaplicável, em tradução livre), pode ser administrado no ambiente doméstico e compartilhado com o médico, que então deve identificar os sintomas. Desenvolvido por um especialista americano, o teste exige apenas papel e caneta.

EUA: Proibição de consumo de água é retirada progressivamente na Virgínia Ocidental

As autoridades do estado da Virgínia Ocidental (leste dos EUA) começaram a retirar nesta segunda-feira as proibições ao consumo de água impostas na sexta-feira após o vazamento de um produto químico em um rio, causando um grave problema de desabastecimento na região.

Estudo: derretimento de geleira gigante é irreversível

Em todo o mundo, o nível do mar pode subir até um centímetro nos próximos 20 anos em consequência do derretimento de uma única geleira na Antártida, a Pine Island. Ela é uma das maiores do continente gelado, é responsável por 20% do total de gelo na Antártida Ocidental. A informação foi publicada pelo Instituto de Pesquisas Glaciais e Geofísica da Universidade de Grenoble, na França, na revista Nature Climate Change.

Sobrepeso pode contribuir para aumento da inflamação durante a gravidez

Ao engravidar, mulheres obesas ou com sobrepeso apresentam maior risco de desenvolver complicações como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. Uma pesquisa recentemente concluída na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio da FAPESP, oferece pistas para entender por que isso ocorre.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Estudantes criam bike que evita acidentes no trânsito

Um grupo de estudantes norte-americanos criou uma bike inteligente que aumenta a segurança dos ciclistas contra vários obstáculos encontrados no trânsito. Chamado de iBAPS, o veículo possui diversos sensores – um deles detecta a aproximação de automóveis e ainda dispara sinais sonoros para alertar os motoristas e pedestres que ameaçarem a segurança de quem está pedalando.

A ritalina e os riscos de um ‘genocídio do futuro’

Para uns, ela é uma droga perversa. Para outros, a ‘tábua de salvação’. Trata-se da ritalina, o metilfenidato, da família das anfetaminas, prescrita para adultos e crianças portadores de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Teria o objetivo de melhorar a concentração, diminuir o cansaço e acumular mais informação em menos tempo. Esse fármaco desapareceu das prateleiras brasileiras há poucos meses (e já começou a voltar), trazendo instabilidade principalmente aos pais, pela incerteza do consumo pelos filhos. 

Cidade inundada por lama tóxica é reconstruída de forma sustentável

Em outubro de 2010, a cidade húngara de Devecser amanheceu coberta por uma lama tóxica de cor vermelha, que havia vazado de uma usina de alumínio vizinha. A inundação do subproduto matou dez pessoas e feriu gravemente 150 habitantes. Três anos mais tarde, a cidade húngara se restabeleceu como uma cidade sustentável que utiliza apenas energia limpa e produz, localmente, a comida consumida pela população.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros