Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Na Câmara, proposta tenta liberar sementes transgênicas ‘suicidas’

Marcado pelas manifestações que em diversos pontos do país aproveitaram a celebração do Dia Mundial da Alimentação para denunciar os impactos socioambientais provocados pela expansão dos transgênicos no Brasil, o mês de outubro viu também renascer com força na Câmara dos Deputados a batalha política em torno dos organismos geneticamente modificados.

"Vivemos um momento constituinte. É preciso pensar, atuar, propor como nunca"

O atual momento social e político do Brasil, onde se evidencia “melhora dos indicadores de vida” e “o esgotamento das instituições políticas”, reflete o fato de que a “maior parte das esquerdas deixou de propor uma alternativa ao sistema para, vejamos só, tornar-se parte dele”, avalia Hugo Albuquerque, em entrevista concedida à IHU On-Line, por e-mail.

Painéis solares geram mais energia ao som de pop e rock n'roll

Uma recente pesquisa elaborada por uma dupla de cientistas britânicos mostra que determinados tipos de painéis fotovoltaicos são capazes de gerar mais energia quando toca pop ou rock no ambiente em que estão instalados. Conforme aponta o estudo, as batidas mais aceleradas destas músicas têm grande impacto no desempenho dos equipamentos – aumentando a eficiência da geração em até 40%.

Seis alimentos com gordura trans que não deveriam estar na despensa

O anúncio feito pela Agência de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) de que as gorduras trans não são consideradas seguras para o consumo abriu caminho para as autoridades proporem a proibição do uso deste tipo de substância nos alimentos produzidos no país.

Estudo revela vínculo entre câncer e exposição a contaminantes ambientais

Uma década dedicada às pesquisas para descobrir os efeitos do meio ambiente que afetam o desenvolvimento do câncer de mama, tanto em cobaias de laboratório quanto em um grupo de jovens saudáveis, apresentou várias surpresas. Matéria de Kerry Sheridan, da AFP, no Yahoo Notícias.

O déficit habitacional cresce e com ele as Ocupações, artigo de Gilvander Luís Moreira

A especulação imobiliária está crescendo e com ela, o déficit habitacional e, consequentemente, as ocupações urbanas. Políticas habitacionais populares estão quase só em discursos e vãs promessas. Somente na região metropolitana de Belo Horizonte, MG, já são mais de 25 mil famílias em Ocupações urbanas, umas planejadas e outras “espontâneas”. Direitos fundamentais, como o de morar com dignidade, estão sendo violados. 

A hidrelétrica de Riacho Seco faz jus ao nome que tem, artigo de João Suassuna

As regiões do Alto e Médio São Francisco, localizadas no Estado de Minas Gerais, são responsáveis pela formação de cerca de 70% do volume da água existente no Velho Chico. O Estado de Minas é, portanto, o nascedouro e o principal responsável pela gênese volumétrica daquele rio, caudal que tem uma vazão média histórica de cerca de 2800 m³/s. 

O decálogo da sustentabilidade ecocêntrica, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A humanidade já superou os limites do Planeta. Os níveis de produção e consumo dos seres humanos estão sugando e degradando de forma insustentável os recursos da Terra e as riquezas ambientais transformadas em artigos – essenciais ou de luxo – são descartadas de volta na forma de esgoto, lixo e resíduos sólidos.

Ministério da Saúde amplia idade e muda teste para doação de sangue

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (12) que elevou a idade máxima para doação de sangue no país, que subiu de 67 para 69 anos. A pasta também tornou obrigatória a realização de teste que permite maior rapidez na identificação dos vírus HIV (AIDS) e HCV (hepatite tipo C) no sangue de doadores. O novo procedimento é considerado mais “eficaz” que o atual exame realizado no Brasil, o Elisa.

Cigarro eletrônico carece de dados sobre prejuízos, dizem especialistas

Cientistas, especialistas, políticos e representantes da indústria se reuniram na Real Sociedade de Londres nesta terça-feira (12) para discutir os prós e contras do cigarro eletrônico e destacaram que, até o momento, não há informações suficientes sobre os efeitos nocivos desse dispositivo, sobretudo a longo prazo.

Brasil destina mais de 35 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas

De janeiro a outubro de 2013, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes – estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) -, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 35.120 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos em todo o país. A quantidade representa um crescimento de 11% em relação ao mesmo período de 2012.

Governo fará primeiro leilão exclusivo de energia renovável

Um total de 429 projetos foi habilitado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, para o leilão de energia A-3, que o governo federal promoverá na segunda-feira (18), com o objetivo de garantir o abastecimento do mercado consumidor nacional em 2016. A capacidade instalada alcança 10.460 megawatts (MW).

ONU divulga correções em relatório climático recém-publicado

Climatologistas das Nações Unidas divulgaram seis correções no resumo para tomadores de decisão de um relatório-chave sobre o aquecimento global publicado em setembro. As correções basicamente fazem revisões sutis para baixo e para cima em estimativas de emissões históricas de gases de efeito estufa.

Temperatura da Terra pode aumentar 3,6° C se nada for feito, diz agência

A temperatura global aumentará 3,6° C em longo prazo, a menos que os governos revisem seus objetivos para combater as mudanças climáticas, declarou nesta terça-feira (12) a Agência Internacional de Energia (AIE) em um relatório que coincide com a realização da cúpula da ONU sobre o clima, em Varsóvia.

Parceria melhora tratamento de pacientes com fissura labiopalatina

Com auxílio de técnicas que permitem avaliar a qualidade da fala, da respiração e do sono, um grupo de pesquisadores do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), em Bauru, tem contribuído para aperfeiçoar o tratamento de pacientes com fissura labiopalatina – malformação na região do lábio e do céu da boca conhecida popularmente como lábio leporino.

Lixo: Oliver x McDonalds

O Chef Jamie Oliver acaba de ganhar uma batalha contra a maior cadeia de junk food do mundo.  Depois que Oliver mostrou como fazer hambúrgueres, o McDonald, a franquia anunciou que vai alterar a receita.
De acordo com Oliver, as peças de carne gordas são "lavadas" com hidróxido de amónia e, em seguida, utilizada na fabricação do "bolo" de carne (hamburger) para encher o hambúrguer.

Os benefícios da couve

Ingrediente indispensável da brasileiríssima feijoada e do caldo verde, que herdamos de Portugal, a couve, além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, oferece vários benefícios. Surpresa? Nós também ficamos. A questão é quanto mais os especialistas estudam essa verdura, mais surgem vantagens. Chega a parecer uma bula de remédio: a couve é antiinflamatória e cicatrizante. E, superimportante, ajuda a fixar o cálcio nos ossos.
terça-feira, 12 de novembro de 2013

Quentes decisões “eco-nômicas”

O mundo reúne-se em Varsóvia, na Polônia, a partir de hoje (11/11), na 19ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-19), para discutir mudanças no ordenamento financeiro internacional e impulsionar a economia de baixo carbono.

WWF-Brasil apresenta nova abordagem do uso sustentável da água para empresas do Clube Corporativo

O WWF-Brasil reuniu diversas empresas parceiras, no dia 6 de novembro em São Paulo, para apresentar uma nova abordagem para o uso sustentável da água conhecida como Water Stewardship. A apresentação foi realizada por Stuart Orr, líder global do tema na Rede WWF. Além disso, foi realizada uma apresentação sobre o desafio da economia verde, com o professor e economista Ricardo Abramovay.

Os catadores reciclam materiais sólidos e pessoas

Dos dias 28 a 30 de outubro celebrou-se em Brasília o ‘12º Festival Lixo e Cidadania: reciclando por um mundo melhor’. Aí estavam mais de mil catadores de material reciclável, extraído dos lixões das cidades, vindos de todas as partes do país. Eu pude participar emocionado, pois, por muitos anos, acompanhei catadores do grande lixão de Petrópolis.

Spray captura raios solares para iluminar cidade à noite

Mais uma vez os britânicos surpreenderam o mundo com suas apostas em sustentabilidade. Batizado de Starpath, o produto é um spray especial para pavimentos capaz de absorver e armazenar os raios ultravioletas emitidos durante o dia para iluminar a estrutura quando escurece. O spray deixa mais atraente a percepção estética do cenário urbano e também é uma boa alternativa para poupar recursos de iluminação pública e reduzir o consumo de energia.

Preocupação com educação básica é maior do que com desemprego em Campinas

A preocupação com a educação básica é maior do que com o desemprego e a habitação em Campinas, na população entre 15 e 64 anos. A informação consta de estudo divulgado nesta 4ª Semana da Educação de Campinas, iniciativa da Fundação FEAC, no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação (CCE). As áreas com maiores problemas em Campinas, na percepção dos entrevistados, foram apuradas no cenário da pesquisa feita para o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) de 2013 de Campinas, elaborado pelo Instituto Paulo Montenegro.

Agricultores do Paraná que preservam rios e florestas serão recompensados

Uma parceria inédita no Brasil será firmada nos próximos dias entre o Governo do Paraná e a Agência Nacional de Águas (ANA) para implementar no Estado o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em propriedades rurais localizadas em áreas de mananciais de abastecimento público.

Mundo pode virar uma tremenda lixeira em 2100

A cada 24 horas, a humanidade joga no lixo mais de 3,5 milhões de toneladas de resíduos. Isso representa pelo menos 40 toneladas por segundo, um aumento de dez vezes em relação ao que gerávamos cem anos atrás. Pior, esse número provavelmente irá dobrar até 2025 e, se mantido o ritmo atual de descarte, até 2100 poderemos atingir o “pico” do lixo, com uma geração de 11 milhões de toneladas diárias, o triplo da taxa de hoje. Vai faltar lugar para armazenar tanta sujeira.

Cientistas criam sangue artificial com minhocas

Um grupo de cientistas da Romênia desenvolveu um novo tipo de sangue artificial, produzido com água, sal e com a proteína hemeritrina, extraída naturalmente das espécies de minhocas que vivem no habitat marinho. A solução poderá ser disponibilizada a partir de 2015 nos bancos de sangue de todo o mundo, sendo muito viável para transfusões e situações de emergência.

Filhos de pais casados são mais bem sucedidos

Na alegria e tristeza, na saúde e na doença, até que a morte os separe. O discurso é bonito, mas nem sempre é o acontece. Segundo dados da última pesquisa Estatística do Registro Civil, realizada pelo IBGE, o Brasil teve, em 2011, 351.153 divórcios, o que aponta um crescimento de 45,6% em relação a 2010. Entretanto, mais do que um problema de afetos e de estabilidade emocional, os filhos de pais separados podem ter menos chance de se formarem no ensino médio ou na universidade e, consequentemente, de serem bem sucedidos.

Estrutura transforma ar do deserto em gelo e água potável

Depois que a umidade do ar nas regiões desérticas do Egito foi equiparada à umidade presente nos Países Baixos, o artista holandês Ap Verheggen se uniu a um grupo de engenheiros para tirar do papel o incrível projeto do SunGlacier, uma estrutura arrojada capaz de transformar os níveis de umidade do ar em gelo – que, depois de derretido, pode ser consumido de diversas maneiras.

Empresa fabrica embalagens utilizando plásticos encontrados nos oceanos

O cenário de degradação ambiental nos mares e oceanos motivou a empresa norte-americana Method a buscar uma maneira de mudar o planeta por meio dos negócios: assim, a empresa aproveita as toneladas de plástico despejadas diariamente no ecossistema marinho para a produção de embalagens para sabonetes, detergentes e outros produtos de limpeza.

Carro movido a pílula de combustível emite água em vez de gases de efeito estufa

As emissões de gases do efeito estufa provenientes dos automóveis são um dos maiores problemas ambientais do século 21, segundo especialistas. Motivos para tamanha preocupação não faltam: intensificação do aquecimento global, poluição atmosférica e, consequentemente, risco para à saúde humana estão entre eles.

Usinas nucleares híbridas: alternativa para reduzir o aquecimento global?

Qual é a ideia?

O pesquisador Charles Forsberg, do departamento de Ciência e Engenharia Nuclear do MIT, sugere que combinar a geração de energia nuclear à de energia renovável pode ser uma alternativa para diminuir a dependência de combustíveis fósseis e reduzir o aquecimento global. A criação de usinas nucleares híbridas seria mais vantajosa do que usinas separadas para cada tipo de energia. A ideia foi publicada em um artigo da edição de novembro de 2013 da publicação Energy Policy.

Não está pra peixe

Ao garantir uma indispensável fonte de proteína na alimentação, a pesca consolidou-se como uma importante atividade econômica em todo o mundo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2010, a produção mundial de pescado foi de cerca de 168 milhões de toneladas provenientes de água doce e salgada, considerando-se tanto a pesca extrativa quanto a aquicultura, ou seja, a produção controlada de peixes e frutos do mar. Os principais produtores são China, Indonésia, Índia e Japão.

‘Precisamos parar o trem suicida da civilização capitalista ocidental antes que seja tarde’. Entrevista com Michael Löwy

Um dos maiores pesquisadores da obra de Walter Benjamin, Michael Löwy, sociólogo brasileiro radicado na França desde os anos de 1960, veio ao Brasil no mês passado para participar de debates em torno do recém-lançado O capitalismo como religião, livro por ele organizado.

SP: Sistema Cantareira, que abastece 14 milhões de moradores, pode entrar em colapso até 2024

O abastecimento de água em metade da Grande São Paulo e nas regiões de Campinas, Jundiaí, Limeira e Piracicaba entrará em colapso até 2024, caso não sejam construídos novos reservatórios, em cinco anos. A avaliação faz parte das discussões para a renovação de outorga do Sistema Cantareira, que reorganizará a distribuição da água. O prazo para que os órgãos envolvidos na operação entreguem as propostas para a Agência Nacional de Águas (ANA) e para o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) vence nesta sexta-feira, 8. Matéria no UOL Notícias.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros