Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Violência contra os jovens: um desafio de todos nós!

Alguém já parou para pensar qual é o maior problema da juventude brasileira? Apesar de falarmos exaustivamente sobre a violência no trânsito, são os homicídios a principal causa de morte entre os brasileiros de 15 a 29 anos. Não foi por acaso que milhares de jovens foram às ruas em junho deste ano demonstrar indignação com (entre outros assuntos) a questão da violência/segurança pública.

Como – e por que – viabilizar a participação da juventude brasileira em conferências internacionais?

As conferências internacionais parecem estar muito distantes de nosso dia-a-dia, porém durante tais encontros são debatidos relevantes temas contemporâneos, que influenciam a forma como os países gerem suas políticas nacionais.

Tratamento adequado de resíduos pode ser verdadeira mina de ouro

Cerca de 3,5 bilhões de pessoas, metade da população mundial, não dispõem de serviços cruciais de gestão de resíduos, o que significa um prejuízo significativo para o meio ambiente, a saúde e as economias, alertou as Nações Unidas na segunda-feira (7). A ONU também ressaltou que a reciclagem e o tratamento adequado do lixo podem ser, literalmente, uma mina de ouro.

Estudo mostra quantidade de vitamina K contida em 22 hortaliças

Os brasileiros já podem saber a quantidade de vitamina K contida em 22 hortaliças produzidas no país. Antes, profissionais de saúde utilizavam a tabela nutricional americana. Um estudo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) mostra que os números dos Estados Unidos têm diferenças significativas dos valores encontrados na produção brasileira, seja para mais ou para menos.

Governo é contrário à aprovação da PEC 215, diz ministro da Justiça

O membro do CNPI, cacique Marcos Xucurú, os ministros da Secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai e presidente da CNPI, Maria Augusta Assirati, participam da 21ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) e 2ª reunião da Mesa de Diálogo com os Povos Indígenas. Foto de José Cruz/ABr.

1º Encontro Regional sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos Expõe os Avanços e Fragilidades para Implementação

A Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – através do Departamento de Engenharia Civil, promoveu nesta quarta-feira, 08 de outubro, o 1º Encontro Regional sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que reuniu gestores públicos municipais das cidades de São Carlos, Rio Claro, Corumbataí e São José do Rio Preto, para juntamente com pesquisadores da universidade e membros de algumas empresas que atuam no setor de tratamento de resíduos, para examinar a gestão dos resíduos sólidos à luz das determinações da Lei Federal 12.305/2010,que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

FAO e Via Campesina firmam acordo de cooperação para projetos de agricultura sustentável

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Via Campesina estabeleceram parceria de cooperação. A iniciativa faz parte da nova estratégia da agência da ONU de fortalecer os laços com os movimentos sociais, organizações de base e ONGs que compartilham a meta de erradicar a fome, a desnutrição e a insegurança alimentar.

Países asiáticos aprovam sistema para rastrear poluição atmosférica

Os dez países-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) aprovaram nesta quarta-feira (9), em Brunei, a criação de um sistema de rastreamento da poluição atmosférica, como a causada pelos incêndios ocorridos em Sumatra este ano e que deixou em alerta Indonésia, Malásia e Cingapura.

Mudanças climáticas radicais estão prestes a ocorrer, sugere estudo

A Terra pode experimentar um clima radicalmente diferente no prazo de 34 anos, mudando para sempre a vida como conhecemos, com impacto mais intenso ocorrendo primeiramente na região dos trópicos, alerta um estudo publicado nesta quarta-feira (9) na revista “Nature”.

Aumento no consumo de açúcar também é um problema para a saúde pública

Cáries, obesidade e diabetes. Essas são algumas das doenças que podem ser causadas ou agravadas pelo consumo do açúcar – substância cujo conceito de “excesso” varia conforme a pessoa. Embora o açúcar esteja presente em frutas (frutose) e no leite (lactose), é o produto processado, obtido a partir da cana-de-açúcar, que mais preocupa os especialistas em saúde. Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam que o setor público gasta, anualmente, R$ 488 milhões com o tratamento de doenças associadas à obesidade.

Ruralistas decidem obstruir Plenário para pressionar por comissão da PEC 215, que altera a demarcação de terras indígenas

Os deputados da bancada ruralista decidiram obstruir a partir desta terça-feira os trabalhos da Câmara enquanto não for instalada a comissão especial para analisar a proposta de emenda à Constituição que submete ao Congresso as demarcações de terras indígenas estabelecidas pelo Executivo (PEC 215/00).

Câmara aprova MP do Mais Médicos, mas destaques ainda serão votados nesta quarta

Depois de cerca de oito horas desde o início da Ordem do Dia, devido à obstrução dos partidos de oposição, o Plenário aprovou no início da madrugada desta quarta-feira (9) o projeto de lei de conversão da comissão mista para a Medida Provisória 621/13, que cria o Programa Mais Médicos com o objetivo de aumentar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em cidades onde há carência desses profissionais. Participarão do programa médicos brasileiros e estrangeiros, que receberão bolsa por, no máximo seis anos.

Brasil já polui como país rico; frota de veículos explica resultado

O Brasil já polui na mesma proporção dos países desenvolvidos, explicou nesta terça-feira um dos autores do Quinto Relatório de Avaliação do Grupo Intergovernamental de Analistas sobre a Mudança Climática das Nações Unidas (IPCC), José Marengo, que lamentou que a “agenda ambiental esteja em segundo plano”.

Primeira vacina contra malária pode entrar no mercado a partir de 2014

A fabricante de medicamentos britânica GlaxoSmithKline buscará aprovação para comercializar a primeira vacina de malária do mundo no ano que vem, depois que dados de testes mostraram que a vacina reduziu de maneira significante os casos da doença em crianças na África.

Manejo de água no país é crítico, afirmam pesquisadores

A gestão de recursos hídricos no Brasil representa um problema crítico, devido à falta de mecanismos, tecnologias e, sobretudo, de recursos humanos suficientes para gerir de forma adequada as bacias hidrográficas do país. A avaliação foi feita por pesquisadores participantes do “Seminário sobre Recursos Hídricos e Agricultura”, realizado no dia 2 de outubro, na FAPESP.
terça-feira, 8 de outubro de 2013

Site incentiva a leitura de livros por meio da experimentação

O site Devoradores de Livros foi criado por duas ex-executivas de multinacionais, as administradoras Denise Vahrenkamp e Jéssica Fonseca, que após se tornarem mães se viram motivadas a incentivar e a participar diretamente do aprendizado dos filhos. “Devoradores de Livros surgiu com a proposta de fazer as crianças se apaixonarem pela leitura por meio da experimentação. Diante de um universo tão grande e rico de livros, as crianças têm a oportunidade de encontrarem o seu estilo, seus autores e suas histórias preferidas e descobrir o quanto ler é divertido e prazeroso”, explica Jéssica Fonseca, sócia da empresa.

Bienestarina, a multimistura que ajudou a reduzir a desnutrição na Colômbia

Há 37 anos a Colômbia usa um complemento alimentar, registrado com o nome de bienestarina, para reduzir a desnutrição no país. Distribuído gratuitamente a 6 milhões de pessoas, e usada na merenda escolar, a farinha faz parte dos programas do governo colombiano de segurança alimentar e vem ajudando o país a reduzir os índices de mortalidade infantil e desnutrição.

Efeitos nocivos do massivo consumo mundial de carne sobre o meio ambiente e a saúde

Fabrice Nicolino, autor de Bidoche, L’Industrie de la viande menace le monde (Éditions Les Liens que Libèrent), respondeu, dia 16 de outubro, às questões dos leitores do Monde.fr sobre os efeitos nocivos do aumento massivo do consumo mundial de carne sobre o meio ambiente e a saúde.

Gravidade dos problemas ambientais e a inconsciência generalizada, artigo de Leonardo Boff

Somos gratos a Washinton Novaes por toda semana em O Estado de São Paulo nos brindar com dados e reflexões atualizadas sobre o estado da Terra, da vida e da Humanidade. Ajuda a superar a geral inconsciência da maioria da população mas especialmente de nossos governantes, na linguagem de Fritjof Capra verdadeiros “analfabetos ecológico”. 

Projeto aponta contaminação por agrotoxicos da água do rio São Francisco na área da Barragem de Sobradinho

O que apenas era uma desconfiança ou especulação está a se confirmar: a água do rio São Francisco que banha os quatro municípios baianos (Sobradinho, Sento Sé, Remanso e Casa Nova) localizados à borda do lago formado pela Barragem de Sobradinho, apresenta indícios de contaminação por resíduos químicos e biológicos. Em vários pontos do Lago, metais pesados, coliformes fecais e substâncias químicas já se misturam à água em proporções acima da permitida pela legislação brasileira.

Energia solar deve instalar mais capacidade do que a eólica pela primeira vez

A consultoria Bloomberg New Energy Finance (BNEF) apresentou na última semana dados que preveem que o mercado global de energia fotovoltaica (PV) deve crescer 20% em 2013, com mais 36,7 gigawatts (GW) de capacidade instalada. Já as novas instalações eólicas devem atingir 35,5 GW neste ano, dos quais 33,8 GW devem ser onshore, e 1,7 GW, offshore. Isso significa que, pela primeira vez, a nova capacidade de PV deve ultrapassar a de energia eólica.

Construção de usinas térmicas é estratégia energética a longo prazo, diz ministério

A construção de mais usinas térmicas no Brasil, englobando unidades nucleares e a carvão, é uma estratégia de longo prazo do governo federal, disse na segunda-feira (7) o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura. Ele participou do seminário Desafios da Energia no Brasil, promovido pelo Grupo de Economia da Energia (GEE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros