Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Práticas corporais ajudam nos níveis de saúde da população

Dados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP mostram que o alinhamento das práticas corporais com os atendimentos clínicos realizados nos serviços médicos aparece como uma estratégia de cuidado para ampliar os níveis de saúde da população. 

Para especialistas, novo código de mineração é omisso na questão ambiental


Participantes da audiência pública sobre o projeto do novo Código de Mineração (PL 5807/13, do Executivo, apensado ao PL 37/11), realizada nesta quinta-feira (26) pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, afirmaram que o texto é omisso em relação à questão ambiental.

A CIPD além de 2014 e o Consenso de Montevidéu, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) das Nações Unidas reuniu 179 países na cidade do Cairo, no Egito, em 1994 e aprovou um Plano de Ação (PoA) de 20 anos que representou uma mudança de paradigma com respeito ao debate populacional, à relação entre população e desenvolvimento e às políticas populacionais. 

MMA abre consulta pública nacional visando atualização do Plano Clima

O Ministério do Meio Ambiente, na condição de coordenador do Grupo Executivo (GEx) do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), lançou, nesta quinta-feira (26), consulta pública para atualização do Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima), o principal instrumento para a implantação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Preservação pelo conhecimento compartilhado

Desflorestamento, exploração desenfreada de recursos naturais, aquecimento global, destruição de espécies e de ecossistemas. A situação da biodiversidade continua preocupante por todo o mundo, mas boas notícias começam a aparecer, como a adoção de políticas eficientes de conservação movidas pelos trabalhos de pesquisadores.

Quinto relatório do IPCC mostra intensificação das mudanças climáticas

Caso as emissões de gases do efeito estufa continuem crescendo às atuais taxas ao longo dos próximos anos, a temperatura do planeta poderá aumentar até 4,8 graus Celsius neste século – o que poderá resultar em uma elevação de até 82 centímetros no nível do mar e causar danos importantes na maior parte das regiões costeiras do globo.

CFM questionará resolução do conselho de farmácia

O Conselho Federal de Medicina anunciou que irá questionar na Justiça a resolução do Conselho Federal de Farmácia, que permite ao profissional prescrever medicamentos que não necessitam de receita médica, como analgésicos e antitérmicos, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26/9).

A América do Sul em busca da riqueza energética

Este texto, cujo título original é “O nacionalismo de recursos no século 21”1, corresponde ao capítulo 10 do livro “Energia e Relações Internacionais” (Editora Saraiva, 2013), de Igor Fuser. O autor, que ofereceu o texto aos leitores de “Outras Palavras”, convida para debate sobre a obra, nesta quinta-feira, às 18h, no curso de Relações Internacionais da PUC de São Paulo, Sala 117-A Prédio Novo (Rua Ministro Godói, 969 – Perdizes – São Paulo).

Governança global pode enfrentar crise sistêmica

Estimular o estabelecimento de ações estratégicas a serem implementadas pelas empresas até 2020 para assegurar que o Brasil chegue a 2050 numa situação de equilíbrio socioambiental. Este é o tema do Congresso Internacional Sustentável 2013, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), realizado nesta terça-feira, 24, no Rio de Janeiro. A proposta de agenda é baseada no documento Visão Brasil 2050, lançado durante a Rio+20 no ano passado.

Decretado estado de emergência em município catarinense por causa de incêndio em fábrica de fertilizantes

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, decretou, na quarta-feira (25), estado de emergência na cidade de São Francisco do Sul, onde incêndio em uma fábrica de fertilizantes lança uma grande quantidade de fumaça tóxica no ar.

Lei que permite a eutanásia de cães de rua causa polêmica na Romênia

Ativistas protestaram contra a eutanásia de cachorros abandonados, em frente ao tribunal constitucional de Bucareste, na Romênia, nesta quarta-feira (25). O órgão aprovou a lei que permite a matança de cachorros que não forem selecionados para adoção e continuarem abandonados nas ruas da capital.

Campanha tenta conscientizar população contra o tráfico de animais

O Conselho Federal de Medicina Veterinária apresentou, na quarta-feira (25), a Campanha Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. Ela será iniciada no próximo domingo em várias capitais brasileiras com o “Dia de Conscientização” e terá a duração de um ano. O objetivo principal é conscientizar a sociedade para o combate ao tráfico de animais e impedir o avanço desse crime.

Mostra sobre a flora brasileira é inaugurada em Londres

Foi aberta na quarta-feira (25/09) ao público inglês a exposição Brazilian Nature – Mystery and Destiny, que retrata o trabalho de documentação da flora brasileira feito pelo naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868) no século 19 – ainda hoje considerado o mais completo já realizado sobre o tema.

FAPESP e BG Brasil investirão US$ 20 milhões em pesquisas sobre gás natural

A FAPESP e a BG Brasil (membro do BG Group, sediado no Reino Unido) assinaram na quarta-feira (25/09), em Londres, um acordo de cooperação que prevê investimentos de até US$ 20 milhões em pesquisas sobre produção e consumo de energia limpa. Os resultados esperados poderão ajudar o Brasil a utilizar de forma sustentável seu potencial de produção de óleo e gás natural.

Consumidor poderá consultar se é inadimplente pela internet

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou um projeto de lei (PL 2407/11) que garante ao consumidor o direito de consultar gratuitamente, pela internet ou por telefone, bancos de dados e cadastros de consumidores, como o Serasa. Hoje a consulta é permitida apenas pessoalmente, mas sem custo para o consumidor.

Dados de segurança de eventos e casas noturnas será informado em ingressos

Os clientes de eventos de cultura, lazer e entretenimento terão acesso a informações, em ingressos e materiais publicitários, sobre alvarás de funcionamento e capacidade máxima dos locais de realização. Hoje (25), o Ministério da Justiça assinou portaria que define as regras. O texto será publicado amanhã (26) no Diário Oficial da União e entra em vigor em 90 dias.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A OAB NÃO SABE O QUE JOSÉ SARNEY SABE


O senador José Sarney sabe qual é o único item da reforma política que pode dar uma resposta efetiva ao refrão dos manifestantes que tomaram as ruas, avenidas e praças das maiores cidades do país no mês de junho último: “Não me representam!” Em discurso proferido no Senado após as manifestações, ele disse que todo mundo sabe qual é a causa das mazelas do nosso sistema eleitoral, para, em seguida, enunciá-la: “É o voto proporcional!” E arrematou o seu pronunciamento apresentando a solução para a falta de representatividade parlamentar: o voto distrital puro.

Pessoas deixam suas casas em São Francisco do Sul por causa de fumaça tóxica

Uma equipe de Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, da Defesa Civil de São Francisco do Sul, e bombeiros de Joinville, Barra do Sul e Araquari do Norte de Santa Catarina estão em operação para controlar um incêndio de grandes proporções no terminal marítimo na BR-280, em São Francisco do Sul.

Brasil é o quinto no ranking de países com maior “pegada de materiais” do mundo

Você deve estar se perguntando o que são as pegadas de materiais. A resposta é simples: em vez de calcular a pegada de carbono, esta nova medida recolhe todos os recursos naturais reais que um país usa – mesmo os importados. Um estudo recente de duas universidades australianas analisou esses quesitos. O resultado? Os países ricos, que pareciam estar diminuindo seu impacto ambiental continuam com saldo ruim, como é de costume.

“Quando vamos ao supermercado não compramos apenas mercadorias, adquirimos informações”

Investigar as múltiplas possibilidades de interação entre as redes digitais e sustentabilidade. Esta foi uma das questões que motivou o surgimento do e-coLAB, Laboratório Internacional de Pesquisa e Inovação em Arquiteturas Interativas Digitais para a Sustentabilidade, criado no âmbito do Centro de Pesquisa Atopos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros