Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Hackeando o sistema para um mundo melhor e mais feliz

Nas centenas de rodas de conversas que frequentei nos últimos meses, constatei que cada vez mais pessoas estão buscando maneiras alternativas de construção de mudanças significativas na sociedade. Muita gente está “hackeando o sistema” para um novo mundo possível.

A guerra para manter a jovialidade

O ser humano sempre lutou contra o fenômeno do envelhecimento, situação absolutamente natural na evolução da vida. Entretanto, à medida que condições higieno-dietéticas e a própria tecnologia na área da saúde se desenvolvem, verificou-se que o próprio processo do envelhecimento pode ser atenuado, aprimorando-se a vitalidade e a jovialidade.

Publicidade terá de informar sobre consumo de energia

A publicidade terá de informar os consumidores sobre a eficiência e o consumo de energia. É o que consta de projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (11), em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. De iniciativa do Senado, caso não sejam apresentadas emendas, a proposta seguirá para sanção presidencial.

Qual é o habitat do ser humano?

Habitat é o local ideal para que uma espécie, seja ela animal ou planta, possa se desenvolver, se alimentar e procriar. Pesquisadores já identificaram os habitats de inúmeras espécies. Sabemos, por exemplo, quais são os melhores lugares para que o elefante, a onça, o tamanduá-bandeira e o esquilo possam viver. Identificamos os biomas naturais e os seres vivos que os habitam. Até mesmo fomos capazes de considerar algumas espécies como exóticas, quando elas passam a ocupar e interagir de maneira pouco saudável com as espécies chamadas nativas dessa região. E nós, humanos, quais são os nossos ambientes, nem diria naturais, mas ideais para podermos viver com qualidade?

Tapete mágico

Levar o saco de lixo para fora é uma rotina que acontece invariavelmente todos os dias em grande parte dos lares e empresas. O caminhão da coleta passa e, como um toque de mágica, faz desaparecer o inconveniente rejeito cujo mau cheiro não tardaria em atrair insetos e outros animais indesejados. Tão logo o saco “desaparece”, um novo ciclo de geração de resíduos tem início até a próxima reaparição dos coletores. Ao final de um ano a sociedade brasileira terá gerado 68 milhões de toneladas de lixo urbano, volume que vem aumentando em termos absolutos e per capita. Quer dizer, o aumento do lixo já supera o do crescimento populacional urbano[1].

Apesar de tudo, há jovens iniciando-se no vício do fumo, artigo de Paulo Afonso da Mata Machado

Pesquisa do Ministério da Saúde concluiu que houve uma redução de 25% no número de fumantes maiores de 18 anos em Belo Horizonte num período de seis anos. Entretanto, não há muito a comemorar. 12% da população belo-horizontina acima de 18 anos são dependentes de nicotina. 15% dos homens e 10% das mulheres acima de 18 anos são fumantes, sendo o percentual de mulheres acima da média nacional.

Migração, fecundidade e o decrescimento da população de Portugal, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

As taxas de fecundidade das mulheres portuguesas já estavam abaixo do nível de reposição desde o início dos anos de 1980. Porém, as projeções indicavam que a população de Portugal ainda cresceria (devido à inércia demográfica) durante mais alguns anos em função dos saldos migratórios positivos. Esperava-se, também, uma certa recuperação das taxas de fecundidade.

Cerrado: o bioma mais ameaçado do Brasil

Em 2013, o Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, tem profunda importância simbólica. Este ano completam-se 18 anos da tramitação da PEC do Cerrado, uma Proposta de Emenda à Constituição que visa inserir o bioma entre aqueles considerados pela Constituição Federal como patrimônio nacional, cuja utilização deve assegurar a preservação do meio ambiente.

Inea apresenta proposta de gestão de destinação de lixo hospitalar em debate no Rio

A situação atual e as soluções para a destinação correta do lixo hospitalar foi tema de um debate nesta quinta-feira (12) com representantes da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), no auditório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Atividade física antes dos 40 ajuda a prevenir hipertensão na menopausa

Especialistas em cardiologia estimam que até 80% das mulheres podem se tornar hipertensas após a menopausa. Para prevenir o problema, a prática de exercícios físicos precisa ser incluída na rotina por volta dos 40 anos de idade, muito antes da última menstruação acontecer.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Erros (ou incompetência) no setor elétrico que custam caro, artigo de Heitor Scalambrini Costa

A população brasileira tem sofrido agruras sem fim devido às falhas recorrentes no setor elétrico, com as interrupções no fornecimento de energia. Tal situação já faz parte do calendário nacional, e têm gerado junto à população em geral, e em setores da economia, a insatisfação crônica, a falta de credibilidade, e a constatação de uma vulnerabilidade inaceitável neste setor essencial e estratégico para o país.

Guerra: ação pobre, violenta e infantil, artigo de Gilmar Passos

O ser humano vive no mundo criando história, a partir de elementos inerentes a sua natureza e de outros que no mundo estão ao seu dispor. Cada elemento tem a função de ajudar a cada pessoa humana a atingir sua meta de destino, a plenitude de felicidade. Todo o projeto inicial na vida humana é cheio de encantos cheios de entusiasmo para o progresso genuíno.

Estudo mostra impacto da redução no uso de combustíveis

Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, o gestor de agronegócio Jeronimo Alves dos Santos analisou os impactos na economia brasileira a partir de uma ampliação na produção e uso de etanol e biodiesel, como substituição de parte dos combustíveis fósseis, no período de 2010 a 2030. Segundo a pesquisa, a substituição dos combustíveis fósseis promoverá aumentos em quase todos os agregados macroeconômicos, em especial os choques causados pelo biodiesel.

Cientistas de Cingapura criam bioplástico a partir de lula e mexilhão

Um grupo de cientistas de Cingapura conseguiu desenvolver bioplástico e outros biomateriais a partir de organismos marítimos – como lula, mexilhão e caracol –, com uma resistência similar ou superior à dos derivados de petróleo, informou nesta quarta-feira (11) a imprensa local. Os resultados foram publicados esta semana na revista “Nature Biotechnology”.

Butantan pode “aposentar” uso de ratos de laboratório em pesquisas

O maior centro de pesquisas biomédicas da América Latina, o Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, na capital paulista, desenvolveu projeto inovador que pode “aposentar” os ratos de laboratório na realização de pesquisas científicas. Segundo o Instituto, pelo novo modelo o “Peixe Paulistinha” será utilizado para substituir ou, em outros casos, complementar os estudos hoje realizados em ratos e camundongos, reduzindo, desta forma, os custos das pesquisas.

Seca no semiárido deve se agravar nos próximos anos

Os problemas de seca prolongada registrados atualmente no semiárido brasileiro devem se agravar ainda mais nos próximos anos por causa das mudanças climáticas globais. Por isso, é preciso executar ações urgentes de adaptação e mitigação desses impactos e repensar os tipos de atividades econômicas que podem ser desenvolvidas na região.
quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Rendimento médio da população brasileira segundo nível educacional em 2010, artigo de José Eustáquio Diniz

Um fato observado universalmente é o crescimento do rendimento das pessoas ocupadas, quando aumenta a idade e quando cresce o nível educacional dos indivíduos. Esta relação, como era de se esperar, também é válida para o Brasil, como mostram os dados do censo demográfico de 2010.

Passar quatro dias na natureza sem tecnologias aumenta criatividade em 50%

Uma pesquisa realizada pelos cientistas David Strayer, professor de psicologia na Universidade do Utah, nos Estados Unidos, Ruth Ann Atchley e Paul Atchley da Universidade do Kansas (também em território norte-americano) aponta que o contato humano com a natureza é produtivo e pode aumentar a criatividade em até 50%, relatou o portal Sic Notícias.

Lâmpada de bactéria que brilha como vagalume substitui eletricidade

Alunos da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, projetaram uma lâmpada que usa bactéria para funcionar, substituindo as fontes de tradicionais de eletricidade. A maneira revolucionária de iluminar os espaços poderá ser mais um tipo de energia alternativa no futuro.

Novo sistema é capaz de transformar neblina em água potável

Uma parceria entre pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de Santiago e do MIT, nos EUA, deu origem a um novo sistema de geração de água potável, que reaproveita, com eficiência, a neblina. Inspirada na natureza, a nova tecnologia é capaz de armazenar o nevoeiro quase em sua totalidade, com o objetivo de garantir o acesso ao recurso natural nas localidades mais secas do Chile, onde a água é considerada como um bem muito valioso.

Móveis de papelão ganham cada vez mais mercado e devem virar tendência

Quando a produtora de moda Daniela Bueno viajou para a Europa há dez anos e se deparou com uma estante de papelão, ela não teve dúvida: “Desde aquele dia, fiquei com aquilo na cabeça e comecei a pesquisar sobre as possibilidades do uso do material, da matéria-prima no Brasil”, relatou ao portal PME Estadão.

Jogar lixo na rua poderá render multa em SP

Uma proposta em trâmite na Câmara desde o final de agosto tem por objetivo proibir que as pessoas joguem lixo nas ruas em toda a capital paulista. O projeto, que já era planejado desde 2002, estabelece multas que variam de R$ 100 a R$ 500, dependendo do tipo e da quantidade de resíduos que for descartada nas vias públicas.

ANA cria rede para monitorar qualidade das águas

Nesta terça-feira, 6 de agosto, saiu no Diário Oficial da União a Resolução nº 903 da Agência Nacional de Águas (ANA), que cria a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais (RNQA) e estabelece suas diretrizes. A Rede tem o objetivo de permitir a gestão sistemática dos recursos hídricos, considerando os aspectos quantitativos e qualitativos, a partir da articulação com a Rede Hidrometeorológica Nacional e com o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).

Municípios da Zona da Mata Mineira recebem planos de saneamento pagos com recursos da cobrança pelo uso da água

A partir desta sexta-feira, 9 de agosto, em Juiz de Fora (MG), 24 municípios* da Zona da Mata Mineira passarão a ter Planos Municipais de Saneamento Básico em atendimento à Lei nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes para o saneamento no Brasil. Os planos foram pagos com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia do rio Paraíba do Sul, a partir da deliberação do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) aprovando o investimento, que beneficiará 115.131 habitantes da região.

Transformando a comunicação científica

Tornar os resultados das pesquisas realizadas acessíveis ao maior número de pessoas – no menor tempo possível – e deixar a comunidade científica julgar a relevância do artigo após sua publicação. Essa ideia inovadora norteou a criação da revista PLoS One, em 2006, e vem transformando a comunicação científica em todo o mundo.

Desmatamento na Amazônia Legal cresce 35% em um ano, aponta Inpe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta terça-feira (10) que o desmatamento na Amazônia Legal entre agosto de 2012 e julho de 2013 foi de 2765,64 km², alta de 35% em comparação com o período entre agosto de 2011 e julho de 2012, quando houve a derrubada de 2.051 km² de vegetação. O total de floresta destruída é superior a duas vezes a área do município do Rio de Janeiro.

Minas Gerais debate resíduos sólidos durante IV Conferência

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani, participou, nesta terça-feira (10), em Belo Horizonte (MG), da abertura da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente. Ele destacou a importância da mudança de comportamento de toda sociedade enfrentamento de um grave problemas das cidades, que é o tratamento e a destinação dos resíduos sólidos, principal tema de debate desta edição.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros