Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

ONU recomenda às grandes empresas divulgar impacto ambiental

Grandes empresas deveriam divulgar seus impactos ambientais junto com seus balanços financeiros, cumprindo um plano da Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular o crescimento econômico e aliviar a pobreza até 2030, segundo recomendações apresentadas na quinta-feira por uma comissão de líderes mundiais.

Atividade agrícola impactou florestas brasileiras, revela estudo na ‘Science’

O grande desaparecimento de aves frugívoras (que comem frutos) das florestas tropicais brasileiras, em decorrência da agricultura, tem causado um impacto sobre as árvores da região, que têm produzido sementes menores e mais fracas ao longo do último século. A conclusão é de uma equipe de pesquisadores brasileiros, mexicanos e espanhóis, cujo estudo será publicado na revista “Science” desta sexta-feira (31).

Japão desenvolve etanol de resíduos agrícolas a preço competitivo

A japonesa Kawasaki Heavy Industries Ltd disse na quinta-feira que desenvolveu tecnologia para produzir combustível para carros a partir de resíduos agrícolas a um custo competitivo com o etanol importado, inclusive do Brasil, feito a partir de produtos alimentícios, como cana-de-açúcar. Reportagem de Reportagem de Risa Maeda, da Reuters, no UOL Notícias.

Empresa japonesa cancela de ração de carne baleia ameaçada de extinção

Um estabelecimento japonês que comercializava carne de baleia ameaçada de extinção para fabricar ração de cachorros suspendeu a venda do produto após o protesto de várias associações conservacionistas, confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe uma funcionária da companhia.

Paraná recolhe 1,2 mil toneladas de agrotóxicos proibidos

Mais de 1,2 mil toneladas de agrotóxicos proibidos no país desde a década de 1980 foram recolhidos no Paraná. A principal substância devolvida pelos agricultores do estado foi o BHC ou hexaclorobenzeno. Os defensivos fazem parte da lista dos 21 Poluentes Orgânicos Persistentes, conhecidos como POPs na lista da Convenção de Estocolmo. Pelo tratado ratificado por diversos países em 2004, diversas substâncias devem ser extintas por causar grandes males à saúde humana e ao meio ambiente.

Apoio ao agroextrativismo

Para fortalecer o Programa de Apoio ao Agroextrativismo e Povos e Comunidades Tradicionais, a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está selecionando dois consultores para desenvolver atividade de Articulador Nacional de Arranjos Produtivos Locais (APL) nos estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Bahia e Ceará. O APL é conhecido como a principal atividade que movimenta a economia de uma determinada região.

Mais de 500 cientistas assinam documento afirmando que ser humano está prejudicando o planeta

Foi necessário apenas um mês para que 520 cientistas de 44 países, incluindo dois ganhadores do prêmio Nobel, 33 membros da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, 42 membros da Academia de Artes e Ciências dos EUA e outros membros de várias academias científicas europeias concordassem em assinar uma declaração consensual afirmando que os seres humanos estão causando “níveis alarmantes de prejuízo ao nosso planeta”.

Megaeventos e uma limpeza urbana injustificada

A reestruturação urbana do Rio de Janeiro irá remover “cerca de 30 mil pessoas, dando prioridade para investimentos empresariais e negócios”, disse Sônia Fleury à IHU On-Line. Para ela, “trata-se de um processo decisório, autoritário, fechado, não transparente e simbolicamente muito violento”.

Brasil acelera ônibus de trânsito rápido

O Brasil, e em especial a cidade do Rio de Janeiro, vivem um boom de ônibus de trânsito rápido (BRT, sigla em inglês), um sistema de transporte que já tem uma norma internacional de qualidade. Segundo a Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos do Brasil, há 113 projetos de BRT em 25 cidades, que representam 1.270 quilômetros de corredores. Até 2016 todos deverão estar funcionando.

Estudo revela que 24 milhões de toneladas de lixo tiveram destino inadequado em 2012

Em 2012, foram enviados para destinos inadequados 24 milhões de toneladas de lixo (37,5%), segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgado na terça-feira (28). A pesquisa aponta ainda que, dos 64 milhões de toneladas de resíduos gerados ao longo do ano passado, 6,2 milhões não foram sequer coletados.

Banco Mundial diz que 1,2 bilhão de pessoas vivem sem eletricidade

Quase 1,2 bilhão de pessoas vivem sem eletricidade e a proporção da energia renovável no consumo mundial aumentou muito pouco em 20 anos, segundo um relatório publicado esta terça-feira e co-dirigido pelo Banco Mundial (BM) e a Agência Internacional de Energia (AIE).

Vídeo sobre remoções forçadas para obras da Copa é divulgado em Genebra

Movimentos sociais brasileiros apresentaram hoje (28), em Genebra, Suíça, documentário denunciando remoções forçadas de moradores para obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014. O vídeo e a campanha “Copa para quem?” foram lançados simultaneamente à 23ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), que começou ontem e continua até 14 de junho.

Alemanha destinará 14,3 milhões de euros para Mata Atlântica

Está em negociação uma nova iniciativa de cooperação entre a Alemanha e Brasil: o Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica. Por parte do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (BMU) serão destinados 14,3 milhões de euros, além da contrapartida brasileira. A proteção da biodiversidade e do clima, a recuperação florestal para promover conectividade e a consequente fixação de carbono estão entre as ações que serão desenvolvidas. Além disso, serão fortalecidos mosaicos de Unidades de Conservação para o ordenamento territorial baseado na conservação e a restauração de áreas degradadas, anunciou o conselheiro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da Alemanha, Daniel Alker, que participou do painel “Resultados e Perspectivas da Cooperação Brasil/Alemanha na Mata Atlântica” da Semana da Mata Atlântica 2013.

Há muito o que se descobrir nas águas brasileiras, afirmam pesquisadores

Apesar da sua importância para o equilíbrio e manutenção dos ecossistemas, os predadores de topo de cadeia, como os tubarões, são muitas vezes tidos como vilões e têm sofrido enormemente com as batalhas travadas com o homem. Estimativas indicam que em torno de 90% dos tubarões já sumiram dos oceanos nos últimos anos.

Embora tenha registrado avanços, mais de 3 mil municípios brasileiros ainda dão destino inadequado aos resíduos

A pouco mais de um ano do prazo estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para que os municípios deem fim à destinação inadequada de resíduos, a ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais constatou que, em 2012, mais de 3 mil cidades brasileiras enviaram quase 24 milhões de toneladas de resíduos para destinos considerados inadequados, o equivalente a 168 estádios do Maracanã lotados de lixo. Esses dados fazem parte do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2012, a 10ª edição do documento publicado anualmente pela entidade e divulgado hoje (28/05).

Alemanha quer 1 milhão de carros elétricos, mas enfrenta entraves

Dos 43 milhões de carros que circulam hoje na Alemanha, apenas 7 mil são elétricos. Mas o governo garante que, até 2020, eles serão um milhão – um objetivo, segundo especialistas, difícil de ser alcançado, mas que a chanceler federal Angela Merkel reiterou nesta segunda-feira ser possível.

Brasil será décimo país em capacidade eólica instalada

Os ventos sopraram forte para o setor da energia eólica nos últimos anos. Só em 2012, o país quase duplicou sua capacidade instalada, chegando a 2,5 mil megawatts (MW), uma expansão surpreendente se comparada aos mirrados 27 MW registrados em 2005. Para 2013, o setor promete saltos ainda maiores.

Ausência de ferramentas para a gestão marinha preocupa

Dados preliminares de estudos que vêm sendo conduzidos desde 2010 pela Rede Nacional de Pesquisa em Biodiversidade Marinha (Rede SISBIOTA-MAR) apresentam um cenário crítico para um país que tem 75% da sua população vivendo a menos de 200 km do mar1, sendo que além de parte dela depender dos recursos marinhos para sobreviver, a demanda por frutos do mar cresce exponencialmente.

Projeto para mitigação de gases de efeito estufa em parceria com o MCTI é lançado no Senado

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) participou no dia 23 de maio de audiência pública no Senado Federal, em Brasília, onde foi lançado o projeto Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Setores-Chave do Brasil. Executado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), o projeto tem o objetivo de avaliar estratégias de redução de emissões de gases estufas e estimar gastos de iniciativas de mitigação até 2050.

Peixes mais encontrados em feiras de São Paulo estão ameaçados

A Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Programa Costa Atlântica, realizou um levantamento em feiras-livre, grandes supermercados e peixarias da cidade de São Paulo entre os meses de abril e maio. O objetivo era verificar quais espécies de pescado, entre peixes, moluscos e crustáceos, poderiam ser encontrados e se o período de defeso determinado por lei era respeitado.
segunda-feira, 27 de maio de 2013

Japão apresenta casas ecológicas, econômicas e saudáveis em feira

Cápsulas de oxigênio, banheiras de microbolhas, geradores elétricos ecológicos e automação residencial serão as marcas das casas do futuro, segundo a feira Smart House 2013, que começou nesta sexta-feira (24) em Tóquio, no Japão.

Mostra em São Paulo apresenta 70 filmes gratuitos de temática ambiental

A Segunda Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, realizada entre os dias 23 e 30 de maio, em São Paulo, apresentará a relação do homem com a natureza por meio de 70 produções cinematográficas, originadas em 20 países diferentes. O Brasil é responsável pela elaboração de 50 filmes. Ao longo do evento também haverão debates acerca das temáticas as quais os trabalhos são norteados: água, cidades, contaminação, economia, globalização, mobilização, e povos e lugares.

Falta de saneamento básico, mata ciliar e hábitos de brasileiros ameaçam rios

Milhões de reais destinados à despoluição de rios nas cidades poderiam ser economizados se os governos tivessem investido efetivamente no tratamento de esgoto e a sociedade brasileira mudasse padrões culturais, na avaliação da bióloga Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Monte Everest ameaçado por uma montanha de lixo

Quem ama as alturas e os esportes radicais já pensou certamente em se aventurar no Monte Everest, considerado o pico mais alto da Terra. Mas os aventureiros precisam abrir os olhos para o lixo que deixam no caminho durante as escaladas. Segundo informações de um grupo de voluntários ambientais, o Saving Mount Everest, as pessoas lançam no local cerca de 50 toneladas de lixo anualmente, o que inclui garrafas de oxigênio, equipamentos e embalagens de alimentos.

Cidades criam ações para transporte sustentável

O que as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Bogotá, Santiago do Chile e Madri têm em comum? Além de serem grandes cidades conhecidas mundialmente por suas oportunidades profissionais e variedade turística, elas agora também compartilham iniciativas que buscam tornar o transporte mais sustentável, mitigando as emissões de CO2 e a poluição.

Regata ecológica da Marinha recolhe 220 quilos de lixo na Baía de Guanabara

Bonecas, bolsas, sapatos, brinquedos, garrafas de plástico, pedaços de madeira, isopor e até partes de um computador estão entre os 220 quilos de lixo recolhidos das águas da Baía de Guanabara, na tarde de ontem (22), em apenas duas horas, durante uma regata ecológica. Participaram do evento 250 pessoas, distribuídas em 20 embarcações, incluindo alunos da Escola Naval e de cinco universidades.

Pesquisa revela: Bolsa Família teve impacto na queda da mortalidade infantil

Uma pesquisa feita para avaliar os impactos do Programa Bolsa Família nas taxas de mortalidade infantil mostra redução de 17% na mortalidade de crianças menores de 5 anos, entre 2004 e 2009. A pesquisa foi feita com dados de cerca de 50% dos municípios brasileiros e revela que o programa contribuiu, principalmente, para a redução dos óbitos em decorrência da desnutrição. A pesquisa registra que o Programa Saúde da Família também contribuiu para a queda dos números.

Cresce a presença de computadores portáteis nas escolas públicas

Os computadores portáteis estão mais presentes nas escolas públicas brasileiras, mas a velocidade de conexão limita o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nessas instituições. Setenta e quatro por cento das escolas públicas possuíam computador portátil em 2012, em comparação com os 67% de 2011 e 49% de 2010.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros