Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Governo lança estudo inédito sobre recursos hídricos fronteiriços

Dono de 12% de toda água doce do planeta, o Brasil faz fronteira com dez países com os quais divide 83 rios, em oito bacias hidrográficas comuns. Para estudar melhor este patrimônio natural, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República lançou a primeira publicação da Série Estudos Estratégicos, intitulada Água e Desenvolvimento Sustentável – Recursos Hídricos Fronteiriços e Transfronteiriços do Brasil.

Projeto internacional busca desenvolver comportamento sustentável no consumidor

Foi lançado ontem (8), dentro da programação do evento internacional Sustainable Brands Rio, o projeto internacional EMERGING ECONOMIES CONSUMERS BEHAVIOR CHANGE. O trabalho é uma realização da Eight Sustainability Platform, em parceria com Futerra Sustainability Communications, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Instituto Akatu e Sustainable Brands. Ele constitui-se como uma iniciativa de construção de conhecimento e ferramentas que possam ser empregadas pelas empresas para influência no comportamento do consumidor para um consumo e estilos de vida sustentáveis, em mercados emergentes como Brasil, África do Sul, Índia e China. O escopo 1, em 2013, começa pelo mercado brasileiro.

Constitucionalismo ecológico na América Latina

As modernas constituições se fundam sobre o contrato social de cunho antropocêntrico. Não incluem o contrato natural que é o acordo e a reciprocidade que devem existir entre os seres humanos e a Terra viva que tudo nos dá e que nós em retribuição a cuidamos e preservamos. Em razão disso seria natural reconhecer que ela e os seres que a compõem seriam portadores de direitos. Os clássicos contratualistas como Kant e Hobbes restringiam, no entanto, a ética e o direito apenas às relações entre os humanos. Somente se admitia obrigações humanas para com os demais seres, especialmente os animais, no sentido de não destruí-los ou submetê-los a sofrimentos e crueldades desnecessárias.

Novo instrumento reduz tempo de aprendizado de braille

Agência FAPESP – A empresa Tece, fundada por uma bióloga que fez mestrado em Educação e atualmente realiza doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), desenvolveu uma nova versão de um instrumento de escrita manual para deficientes visuais – chamado reglete positiva – que diminui em 60% o tempo de aprendizado do sistema de escrita e leitura braille.

Rio: plano de coleta e tratamento de esgoto atenderá 585 mil pessoas

A partir do segundo semestre, cerca de 585 mil moradores de 21 bairros da zona oeste passarão a contar com um novo plano de expansão de coleta e tratamento de esgoto. O anúncio foi feito nesta quinta, dia 9, pela prefeitura fluminense, depois de firmar contrato com a Caixa Econômica Federal.

Água doce em nova etapa

Documento com todas as informações sobre os procedimentos para a instalação do sistema de dessalinização nas áreas rurais foi distribuído nesta quinta-feira (9), ao final de dois dias da reunião semestral dos coordenadores estaduais e técnicos do Programa Água Doce (PAD), realizada em Brasília. “Esses encontros são fundamentais para que possamos seguir adiante”, destacou o coordenador nacional do PAD, Renato Saraiva Ferreira. O sistema empregado no Semiárido utiliza a técnica de osmose reversa, capaz de retirar os sais da água proveniente dos lençóis freáticos, tonando-a própria para o consumo humano.

Painel de especialistas da ONU cria rascunho com objetivos sustentáveis

Um grupo de especialistas de várias partes do mundo, coordenado pelo economista norte-americano Jeffrey Sachs, lançou nesta semana o primeiro rascunho com os dez Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) que as sociedades civil e científica acham necessários para nortear a criação de políticas ambientais, sociais e econômicas a partir de 2015.
quinta-feira, 9 de maio de 2013

Investimento em usinas hidrelétricas é polêmico na Alemanha

A força da água impulsionou a industrialização e costumava ser a principal fonte de energia no início do século passado. Naquela época, mais de 100 mil usinas hidrelétricas funcionavam no país. Atualmente, esse número é de apenas cerca de 7500. Essas centrais fornecem cerca de 3% da eletricidade total da Alemanha.

Governo decide desligar quatro termelétricas

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico decidiu na quarta-feira (8) desligar quatro usinas termelétricas movidas a óleo diesel que estavam acionadas desde outubro do ano passado para garantir o suprimento energético do país. A partir do próximo sábado (11), serão desligadas as usinas Pau Ferro (94 megawatts – MW) e Termomanaus (143 MW), em Pernambuco; Xavante (54 MW), em Goiás; e Potiguar I (43 MW), no Rio Grande do Norte. Essas usinas produzem energia com custo maior.

Unesp testa eficácia e segurança de 20 plantas medicinais

Por Karina Toledo

Agência FAPESP – Uma pesquisa em andamento na Universidade Estadual Paulista (Unesp) busca avaliar a segurança e a eficácia de extratos de 20 plantas medicinais no tratamento de doenças como úlcera, colite, doença inflamatória intestinal, dores crônicas, inflamação, câncer e diabetes.

Noruega pretende comprar lixo para suprir demanda energética

Enquanto em alguns países, como o Brasil, o problema está no excesso de lixo, na Noruega o problema é a escassez. De acordo com a Time, grande parte dos resíduos produzidos pela população não vão parar em aterros, mas em incineradores produtores de energia. Ou seja, a população consome energia a partir de lixo queimado. Acontece, no entanto, que este combustível está acabando.

Folha artificial aproveita o sol e a água para gerar energia limpa

A “Artificial Leaf” ou “Folha Artificial” é uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. A proposta da criação é ter um equipamento simples que forneça energia a partir da água e da luz, imitando as propriedades naturais de uma folha.

Campanha Contra os Agrotóxicos divulga nota de repúdio à pulverização aérea

Após o trágico evento ocorrido no último dia 3 de maio, quando um avião pulverizou agrotóxicos em uma escola na cidade de Rio Verde (GO), a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida divulgou uma nota. Nela, a Campanha reafirma a necessidade imediata se proibir a pulverização aérea no país, em nome da saúde da população brasileira.

Começa contenção de óleo após vazamento provocado por furto de combustível em instalação da Petrobras

Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Petrobras Transportes S.A (Transpetro) e Defesa Civil acompanharam ontem (7), em Barra do Piraí, no sul fluminense, o trabalho de contenção do óleo que vazou devido a um furto de combustível na instalação da Petrobras em São José Barreiro (SP).

Como produzir arroz com baixo consumo de água

Agência FAPESP – Uma pesquisa brasileira sobre o cultivo de arroz em condições não alagadas, com o fornecimento de água pelas chuvas e complementado por sistema de irrigação por aspersão nos períodos secos, vem despertando forte interesse internacional. O estudo, coordenado por Carlos Alexandre Costa Crusciol, professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, e realizado com apoio da FAPESP, foi publicado recentemente pelo periódico Agronomy Journal, com expressiva repercussão, principalmente na Ásia.

Apetite das minhocas, uma alternativa ecológica para o lixo orgânico

Quase nada escapa à sua presença: elas se movem sutilmente em meio às cascas de batata e revelam uma silhueta rosada entre restos de verduras. No entanto, na lixeira orgânica, centenas de minhocas digerem os rejeitos, reduzindo o seu volume, e produzem um fertilizante de qualidade para as plantas.

Três municípios do Rio já interromperam a captação de água do Paraíba do Sul devido a vazamento

Três municípios do sul fluminense já cortaram a captação de água do Rio Paraíba do Sul, devido ao óleo diesel que vazou domingo (5) de um oleoduto da Transpetro em São José do Barreiro (SP): Porto Real, Quatis e Barra Mansa. Segundo a Transpetro, o vazamento ocorreu durante uma tentativa de roubo de óleo diesel das tubulações da empresa, subsidiária da estatal Petrobras.

MPF/BA denuncia mais de 70 pessoas envolvidas na exploração ilegal de carvão

O grupo formado por ex-agentes do Ibama, produtores rurais, empresários e engenheiros florestais falsificava documentos públicos com o objetivo de facilitar a produção, o transporte e a exploração ilegal de carvão, favorecendo fazendas e empresas localizadas em municípios do oeste baiano

Brasil deve investir em energia renovável para não faltar luz, diz especialista

A energia hidrelétrica é uma das melhores fontes energéticas, mas não deve ser o único recurso de um país, sentencia Roger Duncan, professor da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos. A dependência de uma fonte pode afetar o abastecimento e ainda mexer no bolso do consumidor e no ambiente.

Geólogos acham possível continente submerso a 1.500 km do RJ

Geólogos brasileiros anunciaram nesta segunda-feira (6) que foram encontrados, a 1.500 km da costa do Rio de Janeiro, indícios de que estaria ali um pedaço de continente que submergiu durante a separação da África e da América do Sul, época em que surgiu o Oceano Atlântico.

Oceano Ártico sofre rápido processo de acidificação, diz estudo

O Oceano Ártico sofre com um rápido processo de acidificação devido às emissões de CO2, um fenômeno que ameaça os frágeis ecossistemas da região, alertaram cientistas do Programa de Monitoramento e Avaliação do Ártico (Amap, na sigla em inglês), que reúne estudiosos de vários países.
segunda-feira, 6 de maio de 2013

Falta de oxigênio na água provoca morte de peixes na lagoa Manguaba/AL

Milhares de peixes e crustáceos amanheceram boiando, na manhã deste sábado (4), nas águas da lagoa Manguaba, no trecho que compreende o município de Marechal Deodoro. O fenômeno, que assustou pescadores e colocou em alerta representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), é resultado da baixa oxigenação na água.

UFSCar e Unesp criam material que elimina quatro vezes mais bactérias

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveram um material com grande capacidade de matar bactérias e fungos. A descoberta trará benefícios a diversas áreas, como saúde, meio ambiente e eletrônica.

Curitiba/PR é a primeira cidade do país a produzir ônibus elétrico

A capital do Paraná, Curitiba, foi pioneira no país na produção de ônibus elétricos para transporte coletivo. No município já estão em operação 30 veículos hibribus, ônibus movidos por dois motores, um deles abastecido por energia elétrica e outro, por biodiesel. Esse é o primeiro ônibus híbrido produzido pela Volvo no Brasil, por encomenda da prefeitura de Curitiba. O investimento, porém, foi feito pelas empresas privadas do setor de transporte urbano.

Criação em laboratório de vírus híbrido de gripe aviária desperta temor

Imunologistas expressaram preocupações nesta sexta-feira sobre o trabalho “perigoso” de cientistas na China, que criaram um vírus híbrido de gripe das aves capaz de se disseminar pelo ar entre cobaias, e que agora é mantido no freezer de um laboratório.

Ecoesportista começa projeto que irá analisar águas do Rio Sorocaba

O Rio Sorocaba em estudo. Durante as próximas duas semanas, o ecoesportista Dan Robson, que desenvolveu o projeto do flutuador no Rio Tietê, vai analisar os 180 km de extensão do principal rio que corta a região. A primeira etapa começa neste sábado (4), em Ibiúna (SP).

Pesquisadores da USP desenvolvem cimento ecoeficiente


Uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) pode auxiliar a indústria cimenteira a atingir dois objetivos: dobrar a produção de cimento para atender a demanda mundial e diminuir a pegada de carbono, uma vez que o setor é um dos que mais emitem dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros