Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Piauí usará miniusinas solares para reduzir gastos com eletricidade

Governo do Estado estima que economizará 20% dos gastos com energia elétrica.


Com o objetivo de expandir a oferta de produção de energia elétrica e o desejo tornar o Piauí o estado modelo em energias renováveis, a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), em conjunto com a Secretaria Estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper), aprovou a Parcerias Público-Privada para a geração de energia solar a partir da implantação de miniusinas.

A energia do sol vai abastecer os prédios públicos do estado e, desta forma, o governo  estima que reduzirá, aproximadamente, 20% dos gastos com energia elétrica (cerca de R$ 7.109.943,30 por ano), recursos que podem ser direcionados para investimentos em outras ações.

A superintendente de Parcerias e Concessões do Governo do Piauí, Viviane Moura, explica o propósito do projeto. “A intenção é que a Administração Pública estadual possa ser geradora de energia a partir do uso de um recurso natural em abundância no nosso estado e, com isso, consiga diminuir despesas e, potencialmente, gerar receitas”, falou a gestora.

Já foram definidos inclusive os principais pontos do plano de trabalho e do cronograma de ações para a estruturação dos estudos. Dentre os tópicos discutidos em reunião, na semana retrasada, estão os critérios para definição da localização das miniusinas e a forma de redução das perdas na geração de energia.

Energia solar

A energia solar de geração fotovoltaica é a menos consumida entre as formas renováveis que compõem a matriz elétrica do Brasil. Apenas 0,01% do que foi gerado no país em 2015 resultou dessa tecnologia, que usa painéis de silício para coletar raios de luz solar. Essa modalidade é, no entanto, a fonte preferida de quem escolhe gerar eletricidade para consumo próprio.

As condições hidrológicas desfavoráveis, com períodos de estiagem cada vez mais prolongados, fazem da energia solar uma alternativa ainda mais consistente, se for considerado que os períodos de seca estão associados ao aumento do potencial solar devido à baixa interferência de nuvens e radiação solar mais intensa, além disso, a energia solar não polui durante seu uso e as usinas necessitam de manutenção mínima.

Fonte: Governo do Piauí

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros