Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Corpos começam a ser exumados no Cemitério Divina Pastora

As exumações dos corpos no Cemitério Divina Pastora, em Maceió, foram iniciadas nesta sexta-feira (24) para cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o município, o Governo do Estado e o Ministério Público Estadual (MPE). O objetivo é desafogar o local para que possa receber novos corpos que estão "encalhados" no Instituto Médico Legal (IML) da capital. Nesta sexta, serão retirados das covas e colocados no ossuário um total de 25 corpos. 

Prefeitura retoma cinco cemitérios e quer facilitar acesso de pessoas sem recursos para enterrar parentes

A dor da perda é multiplicada pelo tempo de espera para o sepultamento. Assim, muitas famílias começam a vivenciar o luto em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, como o pastor Artur Moreira Matos, de 42 anos, que perdeu a mulher, vítima de câncer de mama, na última sexta-feira.

Torna obrigatório o funeral em casos de aborto, para enterro ou cremação.

O corpo humano (mesmo na fase fetal) não pode ser tratado como descartável, como lixo hospitalar. A Constituição Federal protege a vida humana desde a sua concepção, incluindo o corpo físico. O ordenamento jurídico não pode permitir que um corpo sem vida seja tratado como objeto descartável, o que significaria omissão estatal diante da banalização do aborto e do corpo humano.

Selfies em funerais preocupam, no Canadá

O presidente da diretoria de funerais do Quebec, capital do estado canadense com o mesmo nome, está preocupado com a mania de tirar selfies em funerais que, segundo ele, está saindo do controle entre os habitantes locais. Denis Desrochers diz que tem recebido reclamações de cidadãos que apontam esse ato como sendo desrespeitoso e incômodo para as famílias que passam por período de luto.

ONU lança iniciativa global para eliminar grandes fontes de lixo marinho até 2022

Campanha #CleanSeas foi lançada nesta quinta-feira em Bali; iniciativa busca eliminar grandes fontes de lixo marinho até 2022, como microplásticos em cosméticos e desperdício de plásticos descartáveis; se nada for feito estimativas são que em 2050 oceanos tenham mais plásticos que peixes.

Belo Sun: Justiça suspende licenciamento do Projeto Minerário Volta Grande na área de Belo Monte

O Licenciamento, concedido pelo Governo do Estado do Pará, para a instalação do Projeto de Mineração Volta Grande, da Mineradora Canadense Belo Sun foi suspenso por 180 dias por decisão da Vara Agrária de Altamira, nesta terça-feira, 21.

A demanda de energia e o crescimento das fontes renováveis até 2035, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O relatório anual Energy Outlook de 2017, da BP, mostra que a demanda global de petróleo continuará a crescer até a década de 2035, mesmo considerando que as frotas de veículos elétricos devem se expandir e o processo de transição energética de baixo carbono ganha força em todo o mundo.

Declarada guerra ao plástico nos oceanos

A Organização das Nações Unidas (ONU) declara guerra aos plásticos que inundam os oceanos: mais de oito milhões de toneladas acabam em suas águas a cada ano, como se fosse despejado um caminhão desse material por minuto, o que causa estragos na vida marinha, na pesca e no turismo, e tem custo de aproximadamente US$ 8 bilhões.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Crianças e funerais

Ao chegar à idade adulta, a maioria de nós já assistiu a um funeral. Mas como é um funeral para uma criança ou um adolescente que inesperadamente perde um pai, um irmão, um avô ou um amigo? E como é que as crianças se despedem? Do que precisam, e como é que as famílias e os serviços funerários abordam as suas necessidades?

Indonésia – Onde os funerais são pura cultura

Quando a gente faz a mala e a preenche com tudo o que considera “indispensável” para uma viagem, nunca pensamos que nada daquilo irá para o outro lado da vida. Se é que esse outro lado existe, como muitos acreditam e outros tantos duvidam, o que seria realmente indispensável? E como garantir uma passagem tranquila e serena para nosso espírito e um descanso para aquele corpo que nos acompanhou nessa viagem tão evitada, mas tão certa?

Antissemitismo em crescendo nos EUA. Ameaças de bomba contra centros judaicos e cemitérios vandalizados

Campanha de recolha de fundos lançada por americanos muçulmanos para reparar estragos num cemitério judaico do Missouri, que foi parcialmente destruído no fim de semana, angariou mais de 57 mil dólares num dia. Desde o início do ano foram denunciadas 69 ameaças coordenadas contra centros judaicos de 27 estados norte-americanos, onze delas esta segunda-feira

Sala de memórias é opção para as famílias guardarem as cinzas

A opção pela cremação cresce em todo o Brasil. Seja por questões econômicas, práticas ou ecológicas, o fato é que a população está mais consciente dos benefícios proporcionados pela cremação. Mas após a escolha vem outra questão que precisa ser definida pela família, que é o que fazer com as cinzas.

Toneladas de agrotóxicos ilegais são apreendidas

Cerca de 11,6 toneladas de agrotóxicos ilegais foram apreendidas nos últimos dois meses em uma ação realizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) com o auxílio da Receita Federal, Polícia Federal e pela Polícia Rodoviária Federal.

Pesquisa da Embrapa Agroenergia encontra microalgas que crescem em resíduos e geram biocombustíveis

A Embrapa Agroenergia (DF) conseguiu identificar espécies de microalgas que podem ser cultivadas em resíduos líquidos de processos de agroindústrias, os efluentes. Esse cultivo pode gerar matéria-prima renovável para biocombustíveis, rações, cosméticos e vários outros produtos. A pesquisa, que durou três anos, também teve como resultado a descoberta de espécies até então desconhecidas, na biodiversidade brasileira.

Biossistema: uma saída sustentável para tratar esgoto em favelas

O ponto de partida foi o pedido do líder comunitário Otávio Barros, que queria um modo de resolver o problema do tratamento de esgoto sanitário na comunidade do Vale Encantado que, como o nome bem sugere, é um enclave de 27 casas em meio ao verde da Floresta da Tijuca, no Alto da Boa Vista.  Para os pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Leonardo Adler e Tito Cals, que há sete anos conheciam o potencial do biodigestor em  sistemas de pequena escala, o problema seria um bom meio de testar na prática o que andavam pesquisando.

O luto é uma despedida com amor

A vida é feita de perdas e, dentro dessas perdas, estão aquelas que podem nos aliviar de alguma forma, aquelas que são indiferentes, e aquelas que não desejamos enfrentar. Pode ser uma pessoa que vai embora, mas também pode ser um objeto, uma possibilidade ou um sonho. Para enfrentar este tipo de perda, especialmente aquelas que cortam a nossa pele e deixam uma ferida profunda, o luto é necessário.

Expedição aos Corais da Amazônia encontra peixes que estão sob risco de extinção e possíveis novas espécies

A expedição a bordo do navio Esperanza da organização não-governamental (ONG) Greenpeace, com pesquisadores brasileiros e ativistas ambientais, pela região dos chamados Corais da Amazônia, encontrou peixes que estão sob risco de extinção e possíveis novas espécies nos recifes de corais localizados na Foz do Rio Amazonas, costa norte do Brasil.

Estudo mostra que, em 2015, apenas 42% dos esgotos eram tratados

Levantamento divulgado ontem (20) pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, revela que 50,3% dos brasileiros tinham acesso à coleta dos esgotos em 2015, porém somente 42% dos esgotos eram tratados. Cerca de 34 milhões de brasileiros não tinham acesso a água tratada naquele ano.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Portugal também quer acabar com assedio de funerárias à famílias enlutadas

O Ministério Público português está investigando o pagamento de comissões a agentes funerários. Há polícias suspeitos de receberem dinheiro para indicar determinadas agências às famílias que perderam entes queridos.

Justiça suspende planos funerários em Curitiba; 200 mil são afetados

Uma decisão da Justiça anulou milhares de contratos de assistência funerária feitos por três empresas de Curitiba. De acordo com a 1ª Vara de Fazenda Pública da cidade, as empresas Luto Curitiba, Luto Araucária e Luto Máximo não podem operar serviços de velório e sepultamento na capital paranaense.

A vida numa funerária

A vida deles é tratar dos mortos: são eles que os lavam, que os maquilham, que os vestem. Em Dezembro do ano passado, entrou em vigor um decreto-lei que estipula a obrigatoriedade de cada agência funerária ter, pelo menos, um responsável técnico com formação. Agora, eles têm mesmo de ir às aulas, e são todas sobre morte.

Seca no semiárido do Nordeste do país, que já dura seis anos, poderá se agravar até abril

A seca no semiárido do Nordeste do país, que já dura seis anos, poderá se agravar até abril: há 75% de probabilidade de as chuvas ficarem na média e abaixo da média climatológicas entre os meses de fevereiro e abril, aponta o último relatório do Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI).

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros