Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Famílias sem condições financeiras têm de enterrar seus mortos em valas comuns

Hoje, na área chamada de Campo Santo, no Jardim da Paz, onde são sepultados pessoas em que a família não possui condições financeiras, chama a atenção que os enterros são feitos em valas comuns. Uma retroescavadeira é deslocada até o cemitério, abre as valas e um funcionário municipal se encarrega da limpeza e dos sepultamentos.

Visitas guiadas ao Cemitério Municipal serão retomadas neste sábado


No próximo sábado (18), serão retomadas as visitas guiadas ao Cemitério São Francisco de Paula, o Cemitério Municipal, no bairro São Francisco. A visita será das 9h às 12h. Como o número de participantes é limitado é preciso fazer agendamento pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, informando o nome completo e número do R.G.

Cemitérios em Ituiutaba só suportam mais cinco anos de novos sepultamentos

Caso o o Poder público não faça nenhum projeto de expansão dos cemitérios municipais existentes hoje na cidade, tanto o cemitério São José, quando o Parque da Saudade só suportam mais cinco anos de novos sepultamentos. A informação é de Marcos José Santos, que assumiu recentemente a administração dos cemitérios municipais.

Expansão de energias limpas faz vítimas

Os crescentes projetos de geração eólica e solar no Estado de Yucatán são parte de uma mudança positiva na matriz energética do México. Mas nas comunidades afetadas essa expansão não é percebida de maneira igual, devido à falta de informação e consulta e pela alteração que causa em suas vidas. “Não temos informação. Temos algumas dúvidas, há quem diga que é bom, outros afirmam que é ruim. Temos ouvido o que dizem em outros Estados”, contou à IPS o camponês Luís Miguel.

Compartilhando água

Pessoas do mundo todo já podem participar, por meio da internet, do 8º Fórum Mundial da Água, cujo tema será “Compartilhando Água”, e contribuir para preparar o evento, agendado para 18 a 23 de março de 2018, em Brasília. Iniciativa inédita do Comitê Diretivo Internacional do Fórum, a plataforma Sua Voz foi criada para favorecer o amplo debate sobre os temas centrais do evento.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Livro aborda cemitérios de Flores da CunhaLivro aborda cemitérios de Flores da Cunha

Dez anos atrás, quando coordenava o museu e arquivo histórico de Flores da Cunha, a historiadora Gissely Lovatto Vailatti foi procurada pela jornalista Danúbia Otobelli, que queria informações sobre os cemitérios do município para uma matéria. Descobriram que o arquivo continha pouquíssimas informações sobre o assunto, e Danúbia, também historiadora, lançou o desafio: escrever um livro sobre o tema.

O necessário tempo do luto

Até poucas décadas atrás, quem perdia alguém querido vivia um período protocolar de luto, geralmente um ano, em que evitava festas e vestia-se com cores sóbrias, em geral o preto. Hoje, tais convenções parecem não fazer mais sentido, e a cobrança da sociedade costuma ser no sentido oposto, de que se retome o quanto antes a "vida normal".

As faces da morte

"Em algum ponto do tempo, eu me erguerei sobre você, com toda a cordialidade possível. (...) E levarei você embora gentilmente."

Mesmo quem não leu o best-seller A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak, consegue identificar, por essa frase, quem é a narradora da história — afinal, como diz a sabedoria popular, a morte é uma das únicas certezas da vida. E embora a finitude humana nem sempre seja vista sob a mesma ótica pelas diferentes épocas, culturas e religiões, o cuidado com os mortos ultrapassa o tempo e a geografia.

União Europeia dá ultimato a cinco países do continente por poluição do ar por dióxido de nitrogênio (NO2)

A Comissão Europeia deu um ultimato à Alemanha, França, Itália, Espanha e ao Reino Unido para tomarem atitudes contra a poluição excessiva do ar por dióxido de nitrogênio (NO2). A concentração da substância está acima dos limites estabelecidos por Bruxelas em cidades como Roma, Milão, Turim, Berlim, Londres e Paris, uma contaminação que é causada sobretudo por automóveis, principalmente por aqueles movidos a diesel. As informações são da Agência Ansa.

A crise pela redução das florestas e da vida selvagem

Caros colegas,

Este breve ensaio (http://voices.nationalgeographic.com/2017/02/08/reversing-empty-forest-syndrome-in-southeast-asia/) e o arquivo anexo [ Wildlife-snaring crisis in Asian forests : 170216 Asian snaring crisis] sublinham uma crescente crise ambiental – um tsunami silencioso – a redução da vida selvagem em muitas florestas do mundo.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Mariela Kiss de Carvalho Silva trabalha como agente funerária

Desde os 19 anos, Mariela Kiss de Carvalho Silva trabalha como agente funerária. Filha dos proprietários da tradicional Funerária e Capela Santa Cruz,  Mariela diz que foi criada em meio aos velórios, e a sensibilidade pelo famigerado trabalho de cuidar das pessoas que expiram seus dias na Terra veio ao natural para esta torrense, hoje com 27 anos e mãe de dois filhos.

Darth Vader e Demônio da Tasmânia roubam a cena em velório temático em Londres

A pequena cidade inglesa de Luton parou diante do velório de Lorna Johnson, uma simpática senhora de 56 anos vítima de um câncer no pulmão. Ainda que ela não tivesse feito nada de excepcional em sua vida, familiares e amigos sentiram a dor de sua despedida e até mesmo figuras icônicas apareceram para dar um último adeus, como Beetlejuice, Demônio da Tasmânia e até algumas bruxas. Além disso, o cortejo foi liderado pelo próprio Darth Vader em pessoa.

Comida contaminada adoece milhões por ano

Pareceria uma versão moderna e sem fim das sete pragas do Egito: vaca louca, gripe aviária, pescado contaminado com chumbo, gripe suína e gafanhoto do deserto, a mais perigosa das pragas migratórias, sem citar a ferrugem agressiva, que coloca em risco os cultivos de trigo em três continentes.

Banho de floresta: você conhece?

O banho de floresta é muito utilizado na cultura japonesa e desde 1982 faz parte dos tratamentos oferecidos pela saúde pública no Japão. É uma terapia curativa – física, mental e emocional – que consiste em estar na natureza, respirar o ar puro da mata e ficar em harmonia com plantas e vegetais. Quando a gente passeia na floresta respira melhor e a respiração é uma das formas de nos conectarmos conosco e recarregar as energias.

Amazônia esquartejada

Em artigo publicado neste domingo (12/2) no jornal Folha de S.Paulo, o sócio fundador do ISA, Marcio Santilli, critica o Projeto de Lei (PL) que subtrai mais de um milhão de hectares da extensão de cinco Unidades de Conservação e projeta um cenário de esquartejamento definitivo da floresta em fragmentos descontínuos.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Déficit em cemitérios de Florianópolis chega a 40 mil vagas

A falta de vagas em cemitérios atinge algumas das maiores cidades de Santa Catarina. EmFlorianópolis, o déficit é de 40 mil vagas, conforme a prefeitura. Com mais de 400 mil habitantes, a cidade conta com 16 cemitérios públicos. A prefeitura prometeu abrir 500 vagas até o final de 2016.

Como a economia está matando o planeta: um tema a ser discutido por Henrique Cortez

O relatório “Special report: How our economy is killing the Earth”, publicado pela revista New Scientist, é, acima de tudo, uma provocação. Embora de 2008 ele continua assustadoramente atual, porque seus questionamentos continuam sem respostas e a crise ambiental ampliou-se. O relatório preocupa-se, acertadamente, em formular questões e motivar o debate porque, sem reflexão crítica, talvez não tenhamos futuro.

Quem pagará pelo prejuízo?

As pessoas já menos favorecidas nem sequer recebem aquilo a que deveriam ter direito.

Por Washington Novaes*

Quem tenha o hábito de ler – e com atenção – o noticiário de jornais ao fim do dia certamente se sentirá cansado, perplexo com a capacidade humana de complicar e complexificar a vida, de torná-la aflitiva, perigosa mesmo, submetida a ações de terceiros que causam prejuízos graves ao próximo, por intermédio do poder público ou diretamente.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros