Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Carlito do Gás pede limpeza e melhorias nos cemitérios públicos de Dourados

Vereador Carlito Heleno de Paula (PEN), o Carlito do Gás, vistoriou nesta quarta-feira, dia 25, acompanhado do secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura, Joaquim Soares, os cemitérios públicos Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus.

Energia envolve gênero, integração e clima

“As mulheres querem as coisas em lugares diferentes dos homens”, afirmou Sissy Larrea, para enfatizar que gênero também é uma questão importante em matéria de energia na América Latina. As mulheres são as mais afetadas por carências energéticas no trabalho doméstico, majoritariamente sob sua responsabilidade, e atividades como comércio e produção alimentar, mas são marginalizadas nas decisões do setor.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A origem do enterro, do velório e de outros costumes ligados à morte

1. O ato de enterrar os corpos é quase tão antigo quanto o próprio ser humano. Pesquisadores descobriram cemitérios estimados em 60000 a.C., com chifres de animais sobre os restos mortais, indicando que já existia o ritual de presentear o falecido. 

Rituais e crenças diferentes na hora do adeus

A despedida a entes queridos é sempre dolorosa. Qualquer que seja a origem do morto e da família, todos esperam se despedir da melhor forma possível de quem foi tão importante em suas vidas. A cerimônia do adeus, porém, não tem o mesmo significado para todos os povos e religiões, que têm rituais e crenças diferentes. 

Darwin, transgênicos e imunodeficiência, Parte 2/2 (Final), artigo de Roberto Naime

Antônio Inácio Andrioli embora a maioria dos cientistas financiados pela indústria química continue ignorando os dados disponíveis, determina que a experiência com o cultivo de transgênicos demonstra que essas plantas apresentam uma menor produtividade e carecem de um maior uso de agrotóxicos em relação às plantas convencionais.

Ecoturismo, educação ambiental e cidadania, artigo de Antonio Silvio Hendges

Nas atividades de ecoturismo, que também podem ser consideradas econegócios, a educação ambiental precisa estar bem definida e utilizar metodologias múltiplas adequadas aos diversos ramos e realidades culturais, sociais, econômicas, sociológicas em que estão estabelecidos os projetos. Pela definição da Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo e do Ministério do Meio Ambiente “Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações.”

Estudo indica que matas ciliares ajudam a manter fertilizantes fora dos rios

Resultados preliminares de uma pesquisa realizada na Fazenda Tanguro (MT) indicam que fertilizantes usados na agricultura que caem em córregos podem impactar a qualidade da água nas propriedades e até fora delas, reforçando a necessidade de se recuperar e proteger matas ciliares. O estudo é conduzido por cientistas americanos em colaboração com o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).
terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Como são os funerais mundo afora?

A dor da perda é inevitável durante o funeral, porém existem diversas formas de lidar com a morte e cada povo tem a sua maneira de vivenciar o processo de luto. Na cultura hinduísta, por exemplo, veste-se branco e o ritual de despedida dura 12 dias. Mas, em países ocidentais também existem cerimônias bem diferentes da tradição brasileira.

Funerais: pague agora, morra depois

Quem disse que é preciso estar às portas da morte para planear o fim de vida? Querer escolher todos os pormenores das cerimónias fúnebres e deixá-los pagos é uma preocupação cada vez maior dos portugueses. Um filão de negócio descoberto pela Servilusa que pode custar entre dois mil e 18 mil euros

O abandonado “Cemitério do Batalhão”

Pode até parecer meio surreal, mas os cemitérios, além de serem o lugar do “descanso dos mortos”, também são pontos turísticos. Nos Estados Unidos, no Cemitério de Arlington, estão sepultados mais de 400 mil combatentes e mais algumas personalidades, como o ex-presidente John Kennedy.

Importância do papel das populações tradicionais nas ações de conservação da agrobiodiversidade

No Brasil, assim como no restante do mundo, os bancos de germoplasma, unidades que armazenam recursos genéticos de plantas, não constituem instrumentos de conservação da agrobiodiversidade se não estiverem associados a outras ações de preservação que levem em conta o papel das populações tradicionais e os seus sistemas de cultivo.

Darwin, transgênicos e imunodeficiência, Parte 1/2, artigo de Roberto Naime

No curso da evolução, entendida não como um processo teleológico ou rigidamente determinado, mas como um processo que contém a cada etapa colossais níveis de contingência, as espécies, inclusive os seres humanos, tornaram se adaptadas aos seus ambientes por meio de um processo de seleção natural de variações inatas, operando numa escala cronológica de milhões de anos. Então, segundo esta perspectiva, nós deveríamos ter muita cautela ao fazer mudanças ecológicas fundamentais, reconhecendo que, se introduzirmos no meio ambiente substâncias novas, que não sejam produto de uma longa evolução, estaremos brincando com fogo”.

John Bellamy Foster
segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

5 frases que você NUNCA deveria usar durante um funeral

Na nossa sociedade a morte ainda é um tabu e temos dificuldade em falar sobre o assunto. Por isso, é normal que, diante de um funeral, algumas pessoas fiquem sem saber como agir ou o que falar para um enlutado. Na tentativa de confortar quem está passando por esse momento de dor, algumas frases podem ter o efeito contrário e, na verdade, podem piorar a situação. Veja algumas delas:

Vereadora pede instalação de crematório público em Curitiba

Projeto de lei protocolado na Câmara de Curitiba, pela vereadora Maria Letícia (PV), pretende criar o Crematório Público Municipal. Segundo a proposta, o serviço deverá ser totalmente gratuito e incluir todo o processo necessário para a incineração do corpo. O funcionamento do equipamento, de acordo com o texto, poderá ser realizado através de parcerias público-privadas.

O clima mudou, é a hora de mudarmos também, artigo de André Ferretti

Eventos climáticos extremos, como secas e chuvas fortes, têm se tornado cada vez mais frequentes no Brasil. E junto com eles, prejuízos diretos a diversos segmentos sociais e econômicos, aos quais estão ligados, direta ou indiretamente, os mais de 200 milhões de brasileiros, como a agropecuária, que depende de fenômenos climáticos em certa intensidade e em determinados períodos para garantir sua produtividade.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros