Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Mudanças Climáticas: Declínio das regiões frias, chamadas zonas periglaciais, agora é inevitável, dizem pesquisadores

As zonas periglacias, onde há uma camada de terra congelada conhecida como permafrost, constituem cerca de um quarto da superfície terrestre e são encontradas principalmente no extremo norte e sul e em altitudes elevadas.


Modelagem estatística prevê perda quase completa de processos periglaciais importantes no norte da Europa até 2100

Cientistas das universidades de Exeter e Helsinki e do Instituto Meteorológico da Finlândia examinaram os processos naturais causados pela geada e a neve que ocorrem nessas zonas.

Suas descobertas sugerem que – mesmo com estimativas otimistas de futuras emissões de carbono – as áreas cobertas por zonas periglaciais reduzirão dramaticamente em 2050, e elas “quase desaparecerão” até 2100.

Isso teria um grande impacto sobre paisagens e biodiversidade, e poderia desencadear “feedbacks” climáticos – processos que podem amplificar ou diminuir os efeitos das mudanças climáticas.

“Os resultados sugerem que mudanças profundas podem ser esperadas nas atuais zonas periglaciais, independentemente das políticas de mitigação da mudança climática”, disse o Dr. Juha Aalto, da Universidade de Helsinque e do Instituto Meteorológico da Finlândia. “Infelizmente, parece que muitos dos processos orientados para a geada que estudamos já estão na margem do clima em que eles podem existir”.

Os cientistas estudaram quatro processos que ocorrem em zonas periglaciais, incluindo sítios de acumulação de neve e “agitação de geada”, que se refere à mistura de materiais causados pelo congelamento e descongelamento.

“Nossos resultados preveem um futuro ponto de inflexão na operação desses processos, e preveem mudanças fundamentais nas condições do solo e nos feedbacks atmosféricos relacionados”, acrescentou o Dr. Aalto.

O Dr. Stephan Harrison, do Campus Penryn da Universidade de Exeter, na Cornwall, disse: “O projeto usou modelos de clima e terra terrestre de alta resolução para demonstrar que os processos geológicos e os ecossistemas em altas latitudes (o extremo norte e o sul) serão fundamentalmente alterados pelas mudanças climáticas durante este século “.

Mesmo com base na estimativa otimista de RCP2.6  para futuras emissões de carbono, os pesquisadores prevêem uma redução de 72% na atual área periglacial na região do norte da Europa que estudaram.

Até 2100, as zonas periglaciais só existirão em regiões de alta montanha, dizem eles.

A professora Miska Luoto, da Universidade de Helsinque, disse: “Nossos resultados indicam mudanças significativas na vida vegetal do norte da Europa. Muitas espécies raras só podem ser sustentadas em áreas de intensa atividade de geada ou nevascas tardias, de modo que o desaparecimento de tais ambientes únicos reduzirá a biodiversidade”.

O artigo, publicado na revista Nature Communications, é intitulado: “Statistical modelling predicts almost complete loss of major periglacial processes in Northern Europe by 2100“.



* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

Fonte: EcoDebate

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros