Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Projeto propõe criar cemitério para animais em Santa Maria

Proposta do vereador Adelar Vargas (PMDB) seria criar um espaço público, mas cedido para iniciativa privada. Projeto já tramita na Câmara e será analisado pelas comissões para depois ser votado em plenário.


Um vereador de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, propôs a construção de um cemitério para animais na cidade. O projeto entrou na pauta da Câmara Municipal na terça-feira (1) e passará por comissões antes de ser levado a plenário.

A proposta de Adelar Vargas (PMDB) seria criar um espaço público, mas que seria cedido para iniciativa privada.

"Há empresas interessadas em administrar esses cemitérios juntamente com uma parceria com a prefeitura. E também visa a questão do meio ambiente. Os animais não têm um local adequado para ser enterrados", afirma.

Além de muita gente não saber o que fazer depois da morte do animal de estimação, muitos deles são de rua, o que pode representar riscos para a saúde humana e ainda ser um crime ambiental.

"Se a população descarta de forma inadequada esse animal, joga esse animal morto em algum curso hídrico, pode caracterizar um crime ambiental", afirma o superintendente de licenciamento de controle animal e ambiental Gerson Peixoto.

"Quando se acumula um número excessivo desses animais em um local específico, o solo acaba não degradando toda essa matéria orgânica, gerando um necrochurume que vai contaminar o lençol freático", detalha.

"O certo é enterrar, descartar pequenos grupos de animais ou um número mínimo de animais para que o próprio solo decomponha essa matéria orgânica".

Em Santa Maria, pelo menos 10 cavalos morrem toda a semana. Além disso, há dezenas de animais de pequeno porte pelas ruas. Hoje, a prefeitura faz o recolhimento e os destina para um terreno fora da cidade.

O vereador disse que se baseou em projetos que já deram certo em outras cidades brasileiras. Os animais seriam enterrados em urnas.

No entanto, a viabilidade financeira e eventuais custos, e até mesmo se haveria alguma isenção, ainda precisam ser estudadas.

Quem tem um animal de estimação aprova a ideia. O fisioterapeuta Fabricio Santana da Silva disse que já teve vários cães, mas que não sabe bem qual é destino correto para o animal após a morte e, por isso, concorda com a construção do cemitério.

"Seria uma alternativa, né? Tem algumas pessoas que gostam de ter um modo mais formal assim do seu animal de estimação".

E mesmo quem não tem animais em casa vê a ideia do cemitério como uma boa alternativa.

"Eu acho ótimo, excelente, porque os animaizinhos só falta falarem, né?", comenta a aposentada Neusa Molina.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros