Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 20 de junho de 2017

Cemitérios turísticos ao redor do mundo

Seja pelas belas estruturas ou por serem local de descanso de pessoas famosas, alguns cemitérios se tornaram procurados por diversos viajantes.


É verdade que ao redor do mundo existem centenas de pontos turísticos que estão na lista dos viajantes. Dentre os muitos motivos para se visitar um local, um deles chama a atenção: o necroturismo. Trata-se de visitar cemitérios que se tornaram pontos turísticos em vários lugares do mundo. Alguns deles realizam festas, passeios guiados e até momentos de lazer. Aqui no Brasil, por exemplo, existem cemitérios que se tornaram referências por suas estruturas e histórias.

Um deles é o Cemitério da Consolação, o mais antigo dos 22 cemitérios em funcionamento da cidade de São Paulo. Ele foi inaugurado em 1858 e se tornou a morada de muitas figuras importantes para a história do país, como, por exemplo, a tríade modernista Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswaldo de Andrade, assim como os presidentes Campos Sales e Washington Luís e o escritor Monteiro Lobato. Lá também é possível visitar o mausoléu da família Matarazzo, considerado o maior da América Latina, com uma área de 150 metros quadrados. O cemitério é aberto ao público, com direito a visita monitorada.

Já no interior de São Paulo, é possível encontrar uma opção de necroturismo que remete à natureza, paz e descanso. O Parque Memorial do Japi se tornou referência pelo Projeto Destinos SP, uma iniciativa do São Paulo Convention & Visitors Bureau. O cemitério é considerado um ponto turístico do interior de São Paulo por se tratar de um espaço cercado pela natureza, com o intuito de transmitir paz, serenidade e conexão com as lembranças mais especiais.

O parque fica às margens da rodovia Dom Gabriel Couto, na altura de Cabreúva, em uma área de preservação ambiental cercada pela Serra do Japi, que é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco. O Parque Memorial Japi conta com 220 mil metros quadrados e 95% de floresta nativa preservada, respeitando a flora e a fauna local. Além de toda a estrutura que envolve salas de velório, capela ecumênica, sala de descanso para familiares e até cafeteria, junto ao cemitério está localizado o Parque Novos Cabreuvanos. O parque recebe esse nome pois, a cada criança recém-nascida em Cabreúva, uma árvore ganha o seu nome com placa de identificação.  Além disso, o parque conta com jardim japonês, jardim sensorial, pista de caminhada, arvorismo e academia ao ar livre. O acesso ao parque é liberado aos visitantes.

No Rio de Janeiro, o cemitério São João Batista, localizado em Botafogo, promove uma vez por mês passeios de uma hora e meia, com guia turístico. Inaugura em 1852, o cemitério possui mais de cem jazigos famosos, entre eles os de Cazuza, Oscar Niemeyer, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Carmem Miranda, Cecília Meireles, Nelson Rodrigues, Chacrinha e muitos outros. É nele também que estão abrigados o maior número de jazigos de chefes de estado no país, com pelo menos nove ex-presidentes da república.

Já nos Estados Unidos, um dos cemitérios mais conhecidos e visitados é o Hollywood Forever, localizado em Santa Monica, Los Angeles. Fundado em 1899, o cemitério abriga os mausoléus de Johnny Ramone, do ex-Beatle George Harrison, além do dublado Mel Blanc, famoso pelo epitáfio That's All Folks (isso é tudo, pessoal). O cemitério realiza diversos eventos, mas o principal é para os amantes do cinema, que entre maio e setembro podem desfrutar de filmes ao ar livre.

Dentre os destinos para o necroturismo, um dos mais visitados é o cemitério de Recoleta, em Buenos Aires , Argentina. Além de atrair diversos turistas que desejam visitar o túmulo de Eva Perón, o que chama a atenção no local é sua estrutura, que se compõe de avenidas, ruas e até praças com diversas estátuas de mármore e sarcófagos abertos. Logo na entrada do cemitério é entregue aos visitantes um mapa, indicando seu tamanho total e as celebridades que descansam ali, como presidentes, atores e militares.

Informações: (11) 4521-7550/93802-6000

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros