Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 4 de abril de 2017

Moradores de São Francisco do Sul coletam assinaturas para abaixo-assinado contra projeto portuário

Objetivo é sensibilizar autoridades para proteger a baía da Babitonga


A polêmica em torno do projeto de instalação do Porto Brasil Sul, na praia do Sumidouro, em São Francisco do Sul, deve ganhar novos capítulos nas próximas semanas. É que até o final deste mês, integrantes do movimento contrário ao novo empreendimento estarão mobilizados para recolher assinaturas de moradores e assim engrossar um abaixo-assinado. 

O objetivo é sensibilizar as autoridades da região para discutir o tema. Na semana passada, líderes comunitários, moradores e trabalhadores portuários estiveram na Câmara de São Francisco para mostrar as consequências que um empreendimento orçado em mais de R$ 3 bilhões pode causar ao meio ambiente e à cidade.

Anderson Peretti, presidente da Associação Comunitária da Enseada do Acaraí, afirma que a mobilização iniciada há cerca de um mês tem recebido o apoio de muitas pessoas. Existe o entendimento de que o projeto é muito agressivo ao meio ambiente, pois o local onde se pretende instalar o porto é considerado de preservação permanente e tem extensa área de manguezais e restingas. 

O temor dos moradores é de que, com a chegada do empreendimento, o habitat natural de inúmeras espécies marinhas seja destruído. Peretti reforça que os moradores não são contra o desenvolvimento da cidade, mas destaca que existem alternativas sustentáveis para o crescimento, explorando as vocações do município, como o turismo.

A WorldPort, empresa responsável pelo projeto do Porto Brasil Sul, se defende dizendo que serão gerados três mil empregos diretos na fase de construção e que isso impulsionará o desenvolvimento do município. O jornal ¿A Notícia¿ mostrou, na edição do fim de semana, que a proposta divide opiniões. 

Enquanto boa parte dos moradores é contrária à iniciativa, os empresários se posicionam a favor do projeto em razão da geração de emprego e de renda.No dia 27 de abril, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, estará em São Francisco do Sul para participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). 

O encontro é aberto à comunidade e contará com a presença de representantes dos municípios que circundam a baía da Babitonga. Embora o projeto do novo porto não esteja na pauta da reunião, as questões ambientais da região serão discutidas pelos participantes.

Fonte: Jornal A Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros