Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 11 de abril de 2017

Descoberto antigo Cemitério Harappa

Um grupo de arqueólogos descobriu 73 tumbas da cultura harappa, em um dos maiores cemitérios achados até agora dessa civilização milenar, no Sul da Ásia, a apenas 60 quilômetros de Nova Délhi. Os restos apareceram na localidade de Farmana, na província de Haryana, após três temporadas de escavação com equipes de universidades, segundo a agência indiana Ians.
"Encontramos 73 túmulos. Este pode ser o maior cemitério harappa", disse à Ians o professor japonês Osaga Uesugi, do Instituto de Pesquisa de Kioto. "Achamos um plano inteiro da cidade.

Os esqueletos procedem dos anos 2.500 a 2.000 a.C., quando essa civilização teve seu período mais próspero", disse o professor Vasant Shinde, do Instituto indiano de Pune. Segundo Shinde, a descoberta pode servir para revelar alguns dos mistérios que rodeiam a cultura harappa, que se criou em torno do rio Indo e chegou a construir cidades com ruas bem articuladas e sistemas de drenagem. 

"Pensávamos que os harappa fossem homogêneos, mas as descobertas apontam para outra coisa. Os costumes e o planejamento urbano parecem semelhantes (às demais ruínas), mas há variedade nas formas de olarias e outros elementos", acrescentou.

Os pesquisadores ainda desconhecem a origem da cultura harappa e também não sabem explicar como ela desapareceu, embora seu declínio pareça ter ocorrido por volta de 2.000 a.C.. Os esqueletos achados serão agora submetidos a análises de DNA.

Fonte: Blog Turismo Cemiterial

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros