Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 11 de abril de 2017

A Arte Cemiterial e suas peculiaridades

A arte praticada nos cemitérios não obedece aos mesmos critérios de outros locais onde seja colocada para ornamentação ou contemplação. Nos túmulos a arte exerce uma função muito mais complexa, e sua responsabilidade é bem mais ampla.
Alguns símbolos são estilizados, e os elementos religiosos predominam na iconografia. Na verdade é bastante compreensível que a religiosidade tenha ocupado a grande lacuna deixada pela morte, e pela incompreensão humana diante da finitude da vida.

As esculturas são quase sempre dotadas de fortíssima expressão dolorosa, perplexidade e descontentamento. A hierarquia angelical exerce suas funções pranteadoras em cada uma das figuras estimatizadas ao longo da história da humanidade. E embora surjam, não raras vezes, elementos eróticos, é sempre a finitude da vida expressa na sua forma mais contundente que se expressa nas esculturas cemiteriais. 

A arte tumular não prima pela originalidade, por isso é bastante comum se encontrar a mesma figura diversas vezes em sepulturas diferentes, mas em cada situação uma perda diferente. 

A simbologia utilizada se repete em todas as culturas, e em breve será publicado neste blog uma relação dos mais recorrentes. 

Liliane Rosa

Fotos: Cemiterio Père Lachaise, Paris. (Fotos: Liliane Rosa)


Fonte: Blog Turismo Cemiterial

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros