Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Ensaio fotográfico da 'Viúva Negra' em cemitério viraliza na internet

O fotógrafo Eduardo Matysiak, de 23 anos fez um ensaio fotográfico que viralizou e vem repercutindo muito na internet. Ele fotografou a veterinária e amiga Karina Pop, de 30 anos dentro de um dos cemitérios da cidade de Guarapuava, na região central do Paraná, no Sul do Brasil.
Foi o ensaio da "Viúva Negra". Segundo o jovem, as fotos foram tiradas em março do ano passado, mas somente foram divulgadas em dezembro, a proposta era fazer um trabalho diferente e parece que deu certo. Em entrevista exclusiva para a Sputnik, Eduardo Matysiak disse que queria sair da rotina de fotos de casamentos e festas de 15 anos e fazer um trabalho diferente. A ideia de fotograr no cemitério aconteceu após se juntar com a amiga Karina Pop, que ajudou a produzir todo o ensaio. "A ideia surgiu de uma vontade de trazer algo diferente. Eu sou acostumado a fazer fotos de casamento, 15 anos, para books de fotografia. Eu queria fazer algo diferente e pensei Karina Pop é a melhor pessoa. Nós passamos uma madrugada inteira conversando, ela trouxe bastante referências e aí definimos que ia ser no cemitério."

A escolha pela amiga para ser a musa das fotos se deu muito pelo seu visual diferente, que daria um algo a mais na proposta do ensaio, além do fato de fotografar em um cemitério também ser uma vontade dela. "Quando eu comentei com ela, a Karina já trouxe toda a referência do cemitério. Ela é toda irreverente, tem aquele cabelo diferente dela, o humor e ela já fez vários ensaios. Ela é fora do comum. Uma pessoa especial."

O fotógrafo confessou que de início a ideia soou um pouco estranha, já que não era muito fã de cemitérios, mas gostou muito do resultado final. "No começo eu pensei assim cemitério, eu sempre evitei cemitérios, mas eu confesso que acabou ficando legal. A Karina além de ser a modelo, ela também foi a produtora, porque ela trouxe muitas referências e criamos tudo juntos."

Eduardo ressalta que por trás do ensaio fotográfico no cemitério há todo um enredo, que conta a história de uma mulher, que perdeu todos os maridos. A ideia em breve também vai virar um curta para o cinema. "Com essa questão de fazer um ensaio no cemitério, nós criamos o projeto Viúva Negra, que é a história de uma mulher que perdeu todos os maridos e tem um mistério por trás disso. Ela vive no cemitério lamentando essas mortes. Nós vamos produzir um curta metragem para explicar a origem da Viúva Negra, ou seja, da sessão de fotos surgiu o curta. Antes da sessão de fotos, nós produzimos um roteiro, onde vamos explicar a história da Viúva Negra".

O fotógrafo disse que se surpreendeu com a repercussão do trabalho na internet. "Confesso que não esperava. Eu até lembro que eu estava mexendo em algumas coisas e comecei a receber mensagens de parabéns, que o trabalho estava legal, as pessoas do Brasil inteiro e até de fora, mandando links e vídeos relacionados ao tema, algumas disseram que era lindo, mas não tinha coragem de fazer. Foi uma surpresa sim, tanto para mim, quanto para a Karina. É um tema polêmico, algumas pessoas criticaram, mas eu digo que nós recebemos mais elogios do que críticas. Eu sinto muita gratidão pela repercussão e por ter conseguido fazer um trabalho legal que agradasse as pessoas."

Para tentar explicar o motivo pelo qual o ensaio chamou tanta atenção, Eduardo acredita que por ser uma questão ligada ao "sobrenatural" pode ter causando mais curiosidade por parte das pessoas. "É o sobrenatural e essa questão das pessoas evitarem mesmo cemitérios, de ter medo, de lenda que não pode passar na frente de cemitério de noite que é perigoso. É diferente, é um tabu na verdade."

Apesar do misticismo em torno dos cemitérios, Matysiak disse que o trabalho no local transcorreu de forma tranquila e sem assombrações, apesar de sentir no início uma atmosfera diferente. "Foi um local tranquilo de fazer. Eu no começo confesso senti uma certa energia, mas a Karina me mandou logo relaxar. As pessoas que estavam lá passam e olhavam. Nós tivemos muito cuidado para respeitar as pessoas que estavam em volta, pedimos autorização para fazer o trabalho. Algumas pessoas até me perguntaram se eu vi alguma coisa, mas não teve nada. Algumas pessoas até comentaram que viram uma silhueta atrás, mas não, foi super tranquilo."

Após tanta repercussão, Eduardo e Karina já estão com muitas ideias na cabeça para produzir novos ensaios polêmicos, mas por enquanto o tema é segredo. Sem falar em seguir com a ideia do curta, que o fotógrafo acredita que também será sucesso. Com a repercussão positiva de seu trabalho, Eduardo também já tem sido procurado para fazer novos ensaios do mesmo estilo no cemitério. "Eu acredito que com esse sucesso da sessão, o curta vai ser um sucesso também. Depois que terminamos o ensaio, que começou a repercussão a Karina já trouxe um monte de referências para fazer um novo ensaio. É segredo, mas vai ser muito legal, polêmico, mórbido e sombrio. Eu não paro de receber mensagens no meu perfil pessoal, pessoas querendo que eu adicione, tiram dúvidas e outros fotógrafos perguntando como foi o processo de criação."

Fonte: Sputnik News

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros